Connect with us

Cidades

PAI Nosso Lar recebe programação do Judiciário de Adamantina na Semana da Justiça pela Paz em Casa

Publicado

em

A instituição PAI Nosso Lar, de Adamantina, onde estão o hospital psiquiátrico com atendimento regional via SUS e o centro dia para idosos, recebeu na manhã desta segunda-feira (10) a programação da 1ª edição 2025 da Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A agenda local é realizada pelo Poder Judiciário de Adamantina.

A abertura contou com a presença da juíza de direito da 3ª vara da comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, prefeito José Tiveron, vereadores da Câmara Municipal, diretoria e colaboradores da instituição anfitriã, representantes do Centro Universitário de Adamantina, do poder executivo, da Polícia Militar Ambiental e convidados.

Conforme a programação local divulgada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), ao longo da semana serão realizadas atividades voltadas à saúde mental, capacitação de funcionários, lançamento de livro em escolas e ações do projeto “Soul Feminina”, que trabalha no fortalecimento da identidade de mulheres. O “Soul Feminina” tem idealização e articulação da juíza Ruth Menegatti e da psicoeducadora Denise Alves Freire, que também participou da cerimônia. 

Após a abertura e coffee break foi iniciada a segunda parte da programação, com a oficina integrativa “Alimento e autocuidado: conexão entre comida, corpo e mente” para os profissionais da instituição PAI Nosso Lar, conduzida por dois convidados: Fulvio lermano e Eveline Bergamine Rodrigues, de Batatais (SP).

Fulvio é cientista político, professor de geografia com especialização em segurança alimentar e nutricional, fundador e professor do Composta Trailer, um projeto de compostagem de base comunitária, hortas pedagógicas agroecológicas e alimentação adequada e saudável. Eveline é pedagoga historiadora da arte e professora de yoga. Os dois são fundadores da Slow Chácara – espaço de yoga ecopedagogia.

Programação na região

Iniciada em março de 2015, a Semana da Justiça pela Paz em Casa ocorre três vezes ao ano: em março – marcando o Dia Internacional da Mulher (8/3) -, em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (7/8) -, e em novembro – mês do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A programação aberta nesta segunda-feira é a 29ª edição da campanha.

Durante o período, comarcas do Estado realizam mutirões de julgamentos e audiências para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero e desenvolvem atividades que fomentam a cultura da não violência, como palestras, rodas de conversa, iniciativas em escolas e capacitações. 

Na região, além de Adamantina, a iniciativa também ocorre em outras cidades. Conforme o TJSP, haverá grupo reflexivo com homens condenados por feminicídio que cumprem pena na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista. Participam a juíza Ruth Duarte Menegatti; o juiz da 2ª Vara de Pacaembu, Rodrigo Antonio Menegatti; a juíza da Vara de Flórida Paulista, Camila Alves de André; e demais integrantes do sistema da Justiça e órgãos públicos.

Dados da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) indicam que, na última edição, realizada entre os dias 25 e 29 de novembro, foram proferidas sentenças ou decisões em 7.815 processos, além de 5.395 despachos e 1.546 medidas protetivas concedidas. Os números também incluem 869 audiências de instrução e 32 audiências preliminares, de acolhimento e justificação.

 

 

Cidades

Adamantina totaliza 115 casos positivos de Covid em 2025

Published

on

Diante dos constantes comentários sobre elevação do número de casos de Covid-19, a reportagem do Jornal Folha Regional solicitou informações à secretaria de Saúde quanto a atual situação da doença no município.

Segundo os dados enviados na última quinta-feira (13), Adamantina totaliza 115 positivos em 2025.

Ao detalhar os números apresentados pela Saúde Municipal, verifica-se que fevereiro foi o mês com maior registro, tendo 78 confirmações. Janeiro somou 26. E março, até a presente data, contabiliza 11 casos.

As notificações, conforme o levantamento, chegaram a 360, sendo 65 em janeiro, 233 em fevereiro e 62 em março. Desse montante, foram contatados negativos 245 suspeitos.

Apesar do controle da doença no município, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados básicos à população para que não haja um aumento preocupante dos casos positivos.

 

 

Continue lendo

Cidades

Cultura traz eventos especiais às mulheres e programação completa para a população

Published

on

A personagem do programa Entrevista da Semana na TV Folha Regional na segunda-feira (10) foi a secretária municipal Ana Queila Zanardo, para falar sobre os 60 primeiros dias de trabalho à frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina.

“De início, a ideia foi dar continuidade no que estava sendo feito, principalmente quanto aos cursos oferecidos e eventos realizados, pois já são tradicionais, como o Rock na Praça, o Domingo no Parque e o Carnaval com o Trenzinho. E acreditamos que isso é muito importante para fortalecer e criar raízes”, disse.

A secretária também apresentou a Agenda Cultural de Março, com eventos já realizados e aqueles que ainda ocorrerão: Dia 15 (sábado), às 19h, tem o Educapoeira no Anfiteatro da Biblioteca Municipal; Dia 16 (domingo) haverá o Festival de Capoeira, às 16h, também no Anfiteatro; Dia 21 (sexta-feira) será apresentada pela Cia Multiverso Teatral a peça Vida Longa à Coroa, às 20h e às 23h; Dia 22 (sábado) tem Oficina ‘Da ideia ao Roteiro’ do Pontos MIS, das 8h às 12h; Dia 27 (quinta-feira) será oferecida o curso ‘Crias de Ganga’ com Jenifer ferreira, às 19h30, na Casa Afro; Dia 29 (sábado) a Oficina de Batidas Urbanas com João Victor de Oliveira, das 9h às 19h, no Bloco IV do Campus II da FAI; Dia 30 (domingo estão marcados dois eventos, primeiro, a oficina de Palhaçaria, das 14h30 às 16h30, no Anfiteatro da Biblioteca, e, depois, o Domingo no Parque, a partir das 16h30, no Pioneiros.

Ainda dentro dessa programação cultural, Ana destacou que a Secretaria de Cultura e Turismo preparou eventos especiais para comemorar o Mês das Mulheres. Sendo assim, para fechar com chave de ouro, no dia 27 (quinta-feira), a partir das 19h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, haverá mais uma edição do ‘Glamour Mulher’, que tem como proposta fazer com que elas se percebam emocional e socialmente, destacando o empoderamento, o autocuidado e a autoestima.

“Convidamos as mulheres para participar desse momento exclusivo para nós. E já aproveito para também fazer o convite à população para que compareça e prestigie os nossos eventos da agenda de março. Tudo foi preparado com carinho para todos”, finalizou.

A entrevista completa pode ser assistida nas plataformas digitais do Folha Regional (Facebook e YouTube) e também no portal adamantinanet.com.br

 

 

Continue lendo

Cidades

Falece aos 54 anos o locutor Fábio Bonassa, filho do “Sabiá”

Published

on


Faleceu aos 54 anos, o locutor e ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.

O locutor também era gestor da rádio 102,5 FM de Garça.

Fábio, primeiro filho de Jonas Bonassa, o “Sabiá”, morava em Garça e teria sofrido um infarto que tirou sua vida. O radialista teria passado mal e deu entrada por volta das 2h em uma unidade de saúde de Garça. A causa da morte seria infarto fulminante.

Ele era casado e deixa duas filhas.

Mais informações sobre o velório e sepultamento de Fábio Bonassa serão trazidas nas próximas horas.

O velório será realizado em Garça e posteriormente o corpo será transladado para Adamantina.

O velório em Adamantina tem início por volta das 18h. O sepultamento, no cemitério da Cidade Joia, será às 10h de segunda-feira.

Continue lendo

Mais Lidas