Connect with us

Cidades

Visita cultural: alunos de Publicidade e História exploram centros culturais em São Paulo

Publicado

em

No dia 31 de agosto, 28 alunos dos cursos de graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Licenciatura em História participaram de uma visita cultural em São Paulo. Acompanhados pelas coordenadoras de curso, professoras Ieda Borges e Alessandra Santos, os estudantes exploraram importantes centros culturais da cidade, como a Estação da Luz/Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado e diversos espaços ao longo da Avenida Paulista, incluindo o Espaço Cultural Fiesp/Ciesp, Espaço Cultural Itaú, Casa das Rosas e Japan House.

Ana Clara França Silva, estudante de Publicidade, compartilhou sua experiência: “Estar em contato com esses centros culturais vai além de um simples passeio. Essas experiências são fundamentais para a formação de nossa identidade e compreensão do mundo. Cada exposição e cada obra nos conectam com a história, o presente e possibilidades futuras, ampliando nosso repertório cultural e crítico. Ao entrar em contato com diferentes formas de arte e cultura, começamos a perceber como elas influenciam nossa visão de mundo, moldam nossa percepção e até mesmo inspiram nossa criatividade. Além disso, visitar esses espaços em uma metrópole como São Paulo nos oferece a oportunidade de compreender o dinamismo e a diversidade cultural que definem o estilo de vida da cidade, enriquecendo nossa bagagem cultural e nos tornando profissionais mais completos e conscientes.”

Já para Guilherme Henrique Fonseca, estudante de História, a visita foi uma oportunidade única de vivenciar o que aprende em sala de aula: “Essa oportunidade trouxe uma perspectiva cultural nova. A ida para a Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa me aproximou mais daquilo que busco conhecer nas aulas de História, que é aprender algo em outra abordagem linguística. Não só as visitas, mas enxergar a vivência da mais rica metrópole de perto, o céu cinza, as pessoas com pressa, o olhar de desconfiança. Aquilo que eu ouvia nas letras das músicas se passou diante dos meus olhos: a ganância, ambição, pobreza, o medo, as ruas sujas, o muro pichado, tudo isso em apenas alguns quilômetros de uma avenida.”

A coordenadora de História, professora Alessandra Santos, destacou o objetivo da visita: “O objetivo da visita cultural era propiciar aos acadêmicos conhecer aspectos culturais e históricos da capital paulista. A ampliação da visão plural da cultura brasileira é um dos grandes desafios e necessidades de ambos os cursos. Com essa ação foi possível propiciar o encontro com novas e diversas culturas e o currículo dos estudantes.”

Conforme a professora Ieda Borges, novas parcerias entre os cursos já estão agendadas, com o próximo destino sendo o Museu do Ipiranga. A visita reforçou o compromisso das coordenações em oferecer aos alunos experiências enriquecedoras, que vão além da sala de aula, conectando-os com a riqueza cultural e histórica do Brasil.

 

 

Publicidade

Cidades

Falece aos 54 anos o locutor Fábio Bonassa, filho do “Sabiá”

Published

on


Faleceu aos 54 anos, o locutor e ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.

O locutor também era gestor da rádio 102,5 FM de Garça.

Fábio, primeiro filho de Jonas Bonassa, o “Sabiá”, morava em Garça e teria sofrido um infarto que tirou sua vida. O radialista teria passado mal e deu entrada por volta das 2h em uma unidade de saúde de Garça. A causa da morte seria infarto fulminante.

Ele era casado e deixa duas filhas.

Mais informações sobre o velório e sepultamento de Fábio Bonassa serão trazidas nas próximas horas.

O velório será realizado em Garça e posteriormente o corpo será transladado para Adamantina.

O velório em Adamantina tem início por volta das 18h. O sepultamento, no cemitério da Cidade Joia, será às 10h de segunda-feira.

Continue lendo

Cidades

Copa Alta Paulista de Veteranos terá início neste domingo na ADPM em Adamantina

Published

on

A Liga Luceliense de Futebol, dará início neste domingo (16), 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio Acima de 40 anos.

A abertura acontece a partir das 8h00 na ADPM em Adamantina que está preparada para receber o maior evento regional de veteranos.

A 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio este ano bate o recorde com a participação de 18 equipes de toda a região e também de regiões vizinhas. As equipes foram divididas em duas chaves de 9 equipes cada, tendo as equipes de Pracinha FC e Florida Paulista, como cabeças e chave, já que ambas as equipes, foram as finalistas da edição anterior, ocasião que acabaram por dividir o título da competição.


Na reunião com os representantes das equipes realizada em Lucélia, no mês de fevereiro, comandada pelo presidente da Liga Luceliense de Futebol, Osvaldo da Silva “Peixeiro”, ficou definida as regras do campeonato, como inscrição de jogadores, premiação e outros assuntos relevantes.

RODADA DE ABERTURA

A rodada de abertura neste domingo na ADPM em Adamantina, terá os seguintes jogos:

-Flórida Paulista F.C. X Lobos F.C./Inúbia Paulista

-Birigui/Judá//Bangola Lanches X ABC F.C./Marcin Funilaria/NM Instalações

-Pracinha X San Remo/ Marcos Const./Alencar Encanador

AS DUAS CHAVES TEM A SEGUINTE COMPOSIÇÃO:

CHAVE A:

-Pracinha FC

-Laio Adamantina

-San Remo de Adamantina

-Osvaldo Cruz/Travain

-ABC de Lucélia

-Martinópolis

-Parapuã

-CME Osvaldo Cruz

-Birigui/Bangola.


CHAVE B:

-Flórida Paulista

-Jardim Alamandas Adamantina

-Parque Iguaçú de Adamantina

-Associação Osvaldocruzense

-Clube dos 40/Elfes de Lucélia

-Mariápolis

-Pacaembu

-Bastos

-Inúbia Paulista.

A cidade de Adamantina terá quatro equipes na competição, enquanto Osvaldo Cruz e Lucélia contará com três equipes. A novidade é a presença de um time da cidade de Martinópolis, que participa pela primeira vez do campeonato.



 

Continue lendo

Cidades

FAI presta atendimentos na praça Élio Micheloni, centro de Adamantina, neste sábado (15)

Published

on

A primeira Ação Social de 2025 do Centro Universitário de Adamantina acontece neste sábado (15), das 7h30 às 10h30, na praça Élio Micheloni. A população da cidade poderá usufruir dos serviços prestados pelos cursos da instituição nos quatro departamentos: humanas, exatas e agrárias, biológicas e da saúde, e medicina.

Promovida pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), a ação também contará com brinquedos infláveis e atividades de recreação para as crianças. “A primeira ação social do ano vai contar com a participação de discentes e docentes dos quatro departamentos da instituição, com a finalidade de fornecer serviços à população em várias esferas, desde trabalhos na parte da saúde até a área administrativa, com orientações”, afirma o coordenador de projetos de extensão de Exatas e Agrárias da PROEXT, Prof. Me. João Paulo Gelamos.

A pró-reitora de extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, aponta os benefícios para a comunidade acadêmica e a da cidade. “As ações sociais da FAI, além de beneficiar a população, também beneficiam a comunidade acadêmica, pois os nossos discentes podem colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula e, com isso, melhorar o seu desempenho na formação profissional”, frisa.

João Paulo ressalta o compromisso da instituição com a comunidade de Adamantina nas ações extensionistas. “Mostramos para a comunidade a força que a FAI tem e o que temos de melhor a oferecer ao extrapolar os muros da instituição. Convidamos toda a população para que participe e traga a família, pois para as crianças haverá brinquedos, algodão doce e pipoca. Tudo oferecido de forma gratuita”, finaliza.

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas