Connect with us

Cidades

Ministério Público instaura inquérito civil para apurar abastecimento de água em Adamantina

Publicado

em

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor, em Adamantina, instaurou inquérito civil para apurar notícias de eventuais interrupções no fornecimento de água em bairros da cidade. No município os serviços são prestados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A apuração ocorre após representação feita pelo vereador Alcio Ikeda (Republicanos) depois de reunir reclamações feitas por moradores. Em março deste ano foi noticiado sobre a instauração do procedimento preparatório para abertura de inquérito civil, etapa em que as partes, como a Sabesp e a Prefeitura de Adamantina, foram acionadas para prestar esclarecimentos.

As reclamações iniciais, que embasaram a apresentação do caso ao MPSP, versavam a princípio falhas no abastecimento de água na região do Jardim Adamantina e entorno, conforme o procedimento preparatório de inquérito civil do mês de março. Depois os mesmos problemas evoluíram para o outro extremo da cidade, a região do Jardim Bela Vista.

A abertura do inquérito civil, sob número 0182.0000003/2024, foi comunicada pelo promotor de justiça João Carlos Talarico ao vereador Alcio Ikeda. O documento tem data de segunda-feira (16).

EMBASAMENTO

Entre as considerações que o MPSP listou para embasar a medida, cita que o consumidor tem como direito, entre outros, à adequada e eficaz prestação de serviços públicos em geral, e que os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento são obrigadas a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

O órgão narra ainda que a apuração relacionada ao abastecimento de água foi iniciada a partir dos primeiros relatos, que afetavam moradores do Jardim Adamantina, Jardim Primavera, Parque Itaipus, Residencial Rio Branco e Parque Universitário, “que compromete a regularidade, qualidade e eficiência do serviço público, e denota deficiência no suprimento de água”, escreveu o MPSP.

No transcurso da apuração, inicialmente voltada a esses bairros, foram identificados problemas semelhantes em outro extremo da cidade. “Durante a tramitação do procedimento preparatório de inquérito civil, advieram informações, através de declarações colhidas no Gabinete da Promotoria de Justiça, que estaria ocorrendo interrupção no fornecimento de água em outros bairros da cidade de Adamantina (Jardim Bela Vista, Bairro Montangnoli, Jardim dos Poetas e Jardim Bandeirantes)”, descreve.

A nova decisão deste mês de setembro, pela instauração do inquérito civil nº 0182.0000003/2024, considerou a “necessidade do prosseguimento das investigações para cabal esclarecimento dos fatos”. O MPSP pontuou ainda que é função institucional do Ministério Público a prevenção e repressão pelos prejuízos ou ameaça de danos causados aos interesses difusos coletivos e individuais homogêneos dos consumidores.

Após a exposição do conjunto de considerações o órgão decidiu instaurar o inquérito civil “para apurar eventuais falhas no fornecimento de água pela empresa SABESP aos consumidores em bairros da cidade de Adamantina/SP, em especial nos bairros Jardim Bela Vista, Bairros Montangnoli, Jardim dos Poetas e Jardim Bandeirantes, assim como sua efetiva regularização”.

ENCAMINHAMENTOS

Entre os despachos, o promotor determinou o registro das instruções iniciais e que a Sabesp fosse cientificada sobre a instauração do inquérito civil, do qual cabe recurso ao Conselho Superior do Ministério Público, como também a notificação do vereador autor da representação.

A Sabesp também ficou notificada pelo MPSP a apresentar informações acerca de eventuais interrupções no fornecimento de água nos Bairros Jardim Bela Vista, Residencial Montangnoli, Jardim dos Poetas e Jardim Bandeirantes, detalhando de forma pormenorizada quais as providências administrativas e ou técnicas que foram ou serão adotadas pela empresa para sanar eventuais falhas no fornecimento de água nessas localidades.

O MPSP pede ainda que a empresa informe quais as medidas de natureza administrativa e/ou técnica que estão sendo implementadas visando assegurar a segurança futura no fornecimento de água na cidade de Adamantina.

O OUTRO LADO

Foi solicitada a manifestação da Sabesp, sobre a abertura do inquérito civil, porém a empresa ainda não se manifestou. O espaço segue à disposição.

 

 

Publicidade

Cidades

Campo de grama sintética no Bela Vista será inaugurado neste domingo

Published

on

Está marcada para este domingo (10) a cerimônia de inauguração do campo de grama sintético do Jardim Bela Vista, construído pela Prefeitura de Adamantina por meio da Selar (Secretaria de Esportes Lazer e Recreação).

O espaço esportivo levará o nome de Fernando Bueno “Ratão”.

O evento terá início às 9h e contará com a participação de autoridades, a diretoria da associação de moradores, esportistas do município e residentes no bairro.

Neste segundo semestre de 2024 o Município investiu mais de R$ 270 mil para a implantação de três arenas sintéticas: além desta do Bela Vista, já foram concluídas e entregues uma no Parque dos Pioneiros e outra no Jardim Brasil.

Segundo o secretário municipal de esportes Ronaldo Pereira Dutra ‘Tuiuiú’, o campo a ser inaugurado tem as medidas oficiais de 54 metros de comprimento por 32 de largura.

“Cada vez mais estamos ampliando e melhorando a estrutura esportiva da nossa cidade com o objetivo de oferecer espaços de qualidade que incentivem a prática de esportes pela população. E essas arenas têm total condições de receber jogos de futebol, sejam recreativos ou competitivos”, destacou.

 

 

Continue lendo

Cidades

Quartas de finais da Copa Amizade de Adamantina será no Parque Cecap

Published

on

As partidas das quartas de finais da 5ª Copa Regional Amizade Família Miranda de Futebol Médio de Adamantina, terão seus confrontos na próxima.

Os confrontos acontecerão nos dias 12 (terça-feira) e 13 (quarta-feira), na praça de esporte do Parque Cecap, confira as partidas.

DIA 12 – TERÇA-FEIRA

Na abertura da rodada dos confrontos no dia 12 (terça-feira), à partir das 20h00, haverá duas partidas.

Na primeira partida Adamantina City F.C./ Lebod Cortes/ Paulinho Eletricista / JW Conveniência enfrenta o Red Bull F.C/ Pracinha.

E na segunda partida a equipe do Frutalis F.C/ Mirandópolis e Vila Jamil E.C./ Zé Valente.

DIA 13 – QUARTA-FEIRA

As partidas das quartas de finais serão finalizadas na quarta-feira (13), à partir das 20h00.

Na primeira partida C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria/ Madeireira Machado/ Fabrício Bino Carpinteiro enfrenta S.E. Hookan Valen/ Chikão Frutas/ Supermercado Godoy Rede Smart.

E no encerramento das partidas a equipe do Parque Iguaçu F.C/ Tavone Transportes enfrenta Liberdade F.C./ Osvaldo Cruz.

ARBITRAGEM

Luís Henrique “Babidi “

-MESÁRIA

Mila Camila

ORGANIZAÇÃO

Família Miranda

 

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos fazem visita e conhecem a Câmara Municipal

Published

on

Na manhã da última quarta-feira (6) integrantes do grupo de Capoeira ‘Estrela da Barra’ e que também são alunos das Escolas Estaduais Helen Keller e Fleurides Cavalline Menechino estiveram na na sede do Poder Legislativo de Adamantina para uma visita e também conhecer a estrutura e os trabalhos desenvolvidos no dia a dia.

De acordo com a professora Suelen Rocha, o convite partiu do vereador Paulo Cervelheira (União Brasil). “Ele nos recepcionou e fez toda a apresentação da Câmara, explicou a função de cada vereador, do prefeito e dos Poderes Legislativo e Executivo. Foi bem bacana”, disse.

O grupo visitante estava composto por 20 adolescentes, que ainda não conheciam a Casa de leis.

“Os alunos consideraram uma experiência bastante proveitosa. E, além da prática do esporte, é importante que eles entendam a importância da Câmara e da Prefeitura para o nosso município”, completou a mestre Sara, coordenadora do ‘Estrela da Barra’.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas