Connect with us

Cidades

Semana Acadêmica de Veterinária promove palestras e aulas práticas de 27 a 29 de agosto

Publicado

em

Com uma agenda de palestras e aulas práticas, a XVIII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina já tem data marcada: será entre os dias 27 e 29 de agosto.

As palestras serão ministradas das 8h às 11 horas no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, e as aulas práticas das 13h30 às 16h30 na Clínica Veterinária. “A parte teórica – manhãs dos três dias – é aberta ao público médico veterinário (alunos e profissionais). A parte prática demonstrativa (tarde dos dias 27 e 28) será somente para os alunos, devido ao espaço físico não comportar muitas pessoas”, explicou o coordenador do curso, Prof. Dr. Alexandre Wolf.

No primeiro dia do evento, o veterinário Sérgio Henrique Portilho falará pela manhã sobre “Endoscopia diagnóstica respiratória alta em equinos”, com atividade prática à tarde.

No dia 28, o assunto será a “Endoscopia diagnóstica digestória em cães”, a ser tratado pelo veterinário José Pedro Herrera Reis Filho nos dois períodos do dia. O palestrante é “prata da casa”, tendo se formado na 4ª turma do curso de Medicina Veterinária da Instituição.

A Semana Acadêmica termina na manhã do dia 29, quinta-feira, com a palestra sobre “Nutrição de pets”, com a presença da Prof.ª Ma. Thereza Lopes de Souza Barbosa.

“A Semana Acadêmica visa proporcionar conhecimento complementar aos alunos, seja em aprofundamento em assuntos vistos em sala de aula ou não abordados, trazendo a oportunidade do contato com temas emergentes. Neste ano, [o evento] contará com uma parte prática das duas palestras sobre endoscopia, para que os alunos possam ver a aplicabilidade da técnica na rotina de atendimento clínico-cirúrgico”, concluiu o Prof. Dr. Alexandre Wolf.

Palestrantes

Sérgio Henrique Portilho formou-se em Medicina Veterinária no ano de 2012 pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), em Campo Grande (MS), e possui Residência pelo Hospital EquiCenter, de Tatuí (2013-2014), Residência pela EquineCenter do Jockey Club de São Paulo (2014-2015), além de experiência internacional no atendimento de equinos atletas de alto rendimento (Paraguai, Bolívia e Argentina). É integrante do Plantão Veterinário Oficial nos eventos nacionais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, a ABQM (2014-2024), inspetor oficial ABQM e atuante nas áreas de clínica médica, diagnóstico por imagem e medicina esportiva equina.

José Pedro Herrera Reis Filho é médico veterinário formado pelo Centro Universitário de Adamantina em 2010. Possui especialização em Endoscopia e Videocirurgia pela UFAPE Intercursos, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), cursada entre 2020 e 2022, e é atuante nas áreas de endoscopia em animais de pequeno porte.

Thereza Lopes de Souza Barbosa é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu. Foi professora titular da disciplina de Nutrição Animal na Universidade de Marília (Unimar) e é proprietária da empresa Camas MiMi, em Marília.

 

Publicidade

Cidades

Falece aos 54 anos o locutor Fábio Bonassa, filho do “Sabiá”

Published

on


Faleceu aos 54 anos, o locutor e ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.

O locutor também era gestor da rádio 102,5 FM de Garça.

Fábio, primeiro filho de Jonas Bonassa, o “Sabiá”, morava em Garça e teria sofrido um infarto que tirou sua vida. O radialista teria passado mal e deu entrada por volta das 2h em uma unidade de saúde de Garça. A causa da morte seria infarto fulminante.

Ele era casado e deixa duas filhas.

Mais informações sobre o velório e sepultamento de Fábio Bonassa serão trazidas nas próximas horas.

O velório será realizado em Garça e posteriormente o corpo será transladado para Adamantina.

O velório em Adamantina tem início por volta das 18h. O sepultamento, no cemitério da Cidade Joia, será às 10h de segunda-feira.

Continue lendo

Cidades

Copa Alta Paulista de Veteranos terá início neste domingo na ADPM em Adamantina

Published

on

A Liga Luceliense de Futebol, dará início neste domingo (16), 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio Acima de 40 anos.

A abertura acontece a partir das 8h00 na ADPM em Adamantina que está preparada para receber o maior evento regional de veteranos.

A 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio este ano bate o recorde com a participação de 18 equipes de toda a região e também de regiões vizinhas. As equipes foram divididas em duas chaves de 9 equipes cada, tendo as equipes de Pracinha FC e Florida Paulista, como cabeças e chave, já que ambas as equipes, foram as finalistas da edição anterior, ocasião que acabaram por dividir o título da competição.


Na reunião com os representantes das equipes realizada em Lucélia, no mês de fevereiro, comandada pelo presidente da Liga Luceliense de Futebol, Osvaldo da Silva “Peixeiro”, ficou definida as regras do campeonato, como inscrição de jogadores, premiação e outros assuntos relevantes.

RODADA DE ABERTURA

A rodada de abertura neste domingo na ADPM em Adamantina, terá os seguintes jogos:

-Flórida Paulista F.C. X Lobos F.C./Inúbia Paulista

-Birigui/Judá//Bangola Lanches X ABC F.C./Marcin Funilaria/NM Instalações

-Pracinha X San Remo/ Marcos Const./Alencar Encanador

AS DUAS CHAVES TEM A SEGUINTE COMPOSIÇÃO:

CHAVE A:

-Pracinha FC

-Laio Adamantina

-San Remo de Adamantina

-Osvaldo Cruz/Travain

-ABC de Lucélia

-Martinópolis

-Parapuã

-CME Osvaldo Cruz

-Birigui/Bangola.


CHAVE B:

-Flórida Paulista

-Jardim Alamandas Adamantina

-Parque Iguaçú de Adamantina

-Associação Osvaldocruzense

-Clube dos 40/Elfes de Lucélia

-Mariápolis

-Pacaembu

-Bastos

-Inúbia Paulista.

A cidade de Adamantina terá quatro equipes na competição, enquanto Osvaldo Cruz e Lucélia contará com três equipes. A novidade é a presença de um time da cidade de Martinópolis, que participa pela primeira vez do campeonato.



 

Continue lendo

Cidades

FAI presta atendimentos na praça Élio Micheloni, centro de Adamantina, neste sábado (15)

Published

on

A primeira Ação Social de 2025 do Centro Universitário de Adamantina acontece neste sábado (15), das 7h30 às 10h30, na praça Élio Micheloni. A população da cidade poderá usufruir dos serviços prestados pelos cursos da instituição nos quatro departamentos: humanas, exatas e agrárias, biológicas e da saúde, e medicina.

Promovida pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), a ação também contará com brinquedos infláveis e atividades de recreação para as crianças. “A primeira ação social do ano vai contar com a participação de discentes e docentes dos quatro departamentos da instituição, com a finalidade de fornecer serviços à população em várias esferas, desde trabalhos na parte da saúde até a área administrativa, com orientações”, afirma o coordenador de projetos de extensão de Exatas e Agrárias da PROEXT, Prof. Me. João Paulo Gelamos.

A pró-reitora de extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, aponta os benefícios para a comunidade acadêmica e a da cidade. “As ações sociais da FAI, além de beneficiar a população, também beneficiam a comunidade acadêmica, pois os nossos discentes podem colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula e, com isso, melhorar o seu desempenho na formação profissional”, frisa.

João Paulo ressalta o compromisso da instituição com a comunidade de Adamantina nas ações extensionistas. “Mostramos para a comunidade a força que a FAI tem e o que temos de melhor a oferecer ao extrapolar os muros da instituição. Convidamos toda a população para que participe e traga a família, pois para as crianças haverá brinquedos, algodão doce e pipoca. Tudo oferecido de forma gratuita”, finaliza.

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas