Close Menu
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
Últimas

Prefeitura de Adamantina inicia implantação de projeto para eliminar uso de papel em processos administrativos

20 de junho de 2025

FAI anuncia Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para docentes e servidores

20 de junho de 2025

Carro é prensado entre calçada e caminhão em acidente no centro de Adamantina

20 de junho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
ADAMANTINA NET
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
ADAMANTINA NET
  • Home
  • Buy Now
Home»Geral»ARTIGO: O boca-aberta e o narcisista rancoroso
Geral

ARTIGO: O boca-aberta e o narcisista rancoroso

AdamantinaNETPor AdamantinaNET26 de agosto de 20240
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por: Nivaldo Londrina Martins do Nascimento (Mtb 35.079/SP.)

Existem pessoas que são difíceis de tolerar, definitivamente. E se fosse montado um ranking com essas pessoas, o boca-aberta e o narcisista rancoroso estariam nas primeiras posições. Como há algumas diferenças entre essas duas criaturas nefastas, vejamos quais são as peculiaridades de cada uma delas.

A primeira criatura, ao menos em tese, é menos perigosa. Segundo os dicionários, os bocas-abertas geralmente são pessoas com “qualidades” especificas. Vejamos algumas delas. Se surpreendem com tudo, são simplórios, patetas. Não têm discernimento sobre o que é certo, nem sobre o que é errado, são lerdos. Falam demais, são indiscretos. Não conseguem guardar um segredo, são pouco confiáveis.

Entretanto, apesar das “qualidades”, o boca-aberta, dependendo da circunstância, causa danos irreversíveis para a sociedade. Quando um boca-aberta resolve entrar para a política, por exemplo, a sua falta de discernimento e lerdeza de raciocínio podem complicar o futuro da população de uma cidade inteira. Como neste ano existem bocas-abertas de todos os tipos e para todos os gostos concorrendo na disputa eleitoral, todo cuidado ainda é pouco. Abram os olhos, senhores eleitores.

Deixando o boca-aberta (sim, no singular) de lado, vamos a segunda “espécie” de Homo sapiens difícil de lidar. Conforme os grandes psicanalistas, o narcisista rancoroso carrega consigo uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva e medo. Isso faz o dito cujo querer ter tudo sob o seu controle. No entanto, nunca se sente seguro no que faz e não aceita que os outros tenham opiniões diferentes. Como é muito limitado, o narcisista rancoroso dedica grande parte do seu tempo para criticar o trabalho das pessoas que ainda o tolera. Por conta disso, quero fazer dois alertas a essa criatura que se acha superior a tudo e a todos.

O primeiro alerta está no triste final do mito de Narciso, conforme publiquei numa pequena crônica, no Jornal Impacto, edição de 2 de setembro de 2005. Recordemos um pequeno trecho do aludido texto: “Um dia, ao sair para caçar, Narciso debruçou-se sobre a fonte Téspias, próxima ao monte Helican. Viu seu reflexo nas águas límpidas e apaixonou-se perdidamente. Não conseguiu tirar os olhos da própria imagem e ali morreu de inanição”. Fica a dica.

Já o segundo alerta, este é baseado na ciência e merece bastante atenção. Não só do narcisista rancoroso, mas de todos aqueles que carregam consigo a mágoa, a inveja, o ódio e o medo. Segundo os psicanalistas, a permanência deste estado mental (rancor) costuma provocar nas pessoas sérias consequências fisiológicas, inclusive danos cardiovasculares e inúmeras doenças autoimunes. Enfim, como bem disse Nietzsche, quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. Essa frase serve para os dois personagens.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Artigo anteriorEm reunião, Eng. Daniel Robles debate ações para enfrentamento dos incêndios na Alta Paulista
Próximo artigo Batida entre caminhonete e ambulância mata 1 e deixa 4 feridos em rodovia de São Simão

ADAMANTINANET
O PORTAL DE NOTICIAS DA CIDADE JÓIA
E-MAIL: [email protected]

Últimas
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
© 2025 AdamantinaNet

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.