Connect with us

Cidades

Centro Universitário de Adamantina: Compromisso com a Excelência no Ensino e Investimento Contínuo na Saúde

Publicado

em

O Centro Universitário de Adamantina reafirma seu compromisso com a excelência no ensino e a formação de profissionais qualificados, destacando-se como uma instituição que investe constantemente em infraestrutura e recursos para oferecer o melhor aos seus alunos e à comunidade.

No início deste mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou a continuidade dos internatos em São Carlos, conforme acórdão liberado nos autos do Processo 2069679-19.2024.8.26.0000, reforçando a parceria e o investimento contínuo na Santa Casa de Adamantina. Essa decisão é um reconhecimento da qualidade dos programas de ensino e da seriedade com que o Centro Universitário de Adamantina trata a formação de seus alunos.

Compromisso com a Qualidade de Ensino

Em dezembro do ano passado, uma decisão em primeira instância do Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, nos autos do Processo 1002842-28.2016.8.26.0081, proibiu o Centro Universitário de Adamantina de renovar o termo de colaboração firmado com a Santa Casa de São Carlos para o internato do curso de medicina. No entanto, a instituição sempre esteve comprometida com a qualidade do ensino e a formação de seus alunos, mantendo altos padrões acadêmicos e administrativos.

Desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a instituição tem cumprido rigorosamente com todas as exigências, demonstrando seu compromisso em investir na Santa Casa de Adamantina. Até o momento, parte do internato têm sido realizada em São Carlos devido à certificação do hospital como “hospital-escola”, qualificado para oferecer essa etapa prática essencial para a formação médica dos estudantes.

Investimentos na Santa Casa de Adamantina

O Centro Universitário de Adamantina tem investido significativamente na Santa Casa de Adamantina, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. Esses investimentos são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços de saúde e o atendimento à população, além de preparar a estrutura do hospital para, eventualmente, poder sediar o internato.

Segundo o reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, desde 2018, já foram investidos mais de R$ 30 milhões na Santa Casa. Esses investimentos incluem a UTI, reforma do pronto-socorro e pediatria, adequação elétrica, construção do espaço para ressonância magnética, centro de ensino e melhorias no centro cirúrgico.

“Esses investimentos são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços de saúde e o atendimento à população, além de preparar a estrutura do hospital para, futuramente, poder sediar o internato,” destacou o reitor.

Internato em São Carlos: Garantia de Excelência

A Santa Casa de São Carlos é a única entidade conveniada com o Centro Universitário de Adamantina. Ela oferece serviço hospitalar de alta complexidade, certificada como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionando formação médica de qualidade. A continuidade do internato em São Carlos é essencial para garantir a excelência na formação dos alunos de medicina, mantendo a qualidade e a sustentabilidade do curso, confirmadas com a renovação do reconhecimento do curso de medicina por 5 (cinco) anos pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Dedicação da Reitoria e Equipe Acadêmica

A reitoria do Centro Universitário de Adamantina, com toda a equipe acadêmica, está focada em proporcionar um ambiente educacional que priorize a qualidade, a ética e a responsabilidade social. A formação de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde e o bem-estar da sociedade é uma prioridade, refletida em todas as ações e investimentos realizados pela instituição.

            “A parceria entre a FAI e a Santa Casa de Adamantina[1]  se encontra em uma fase produtiva com vistas ao internato local e ao credenciamento como Hospital-Ensino, e há um engajamento de esforços entre os compromissários para que o internato seja desenvolvido integralmente em Adamantina. Qual a vantagem para a instituição de ensino em oferecer aos seus alunos um internato a 400 km de distância, quando lhe seria muito mais atrativo e lucrativo oferecer os internatos, todos eles, na mesma localidade em que sediada a universidade. Entretanto, a FAI nunca deixou ou deixará de investir na Santa Casa de Adamantina, mas o Hospital local ainda não tem condições de atender integralmente o internato do curso de medicina por razões que não são da responsabilidade da Instituição de Ensino, como: comprometimento do espaço físico, número de leitos, volume assistencial e complexidade dos serviços. Por isso, o TJSP reconheceu que as outras partes do TAC devem compor o polo passivo do processo”, destacou o reitor.

O Centro Universitário de Adamantina segue firme em seu propósito de ser um polo de referência em educação superior, investindo constantemente para oferecer o melhor em infraestrutura e ensino. A qualidade e o comprometimento com os alunos e a comunidade são pilares que sustentam a reputação e a trajetória de sucesso do Centro Universitário de Adamantina.

 

Publicidade

Cidades

Falece aos 54 anos o locutor Fábio Bonassa, filho do “Sabiá”

Published

on


Faleceu aos 54 anos, o locutor e ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.

O locutor também era gestor da rádio 102,5 FM de Garça.

Fábio, primeiro filho de Jonas Bonassa, o “Sabiá”, morava em Garça e teria sofrido um infarto que tirou sua vida. O radialista teria passado mal e deu entrada por volta das 2h em uma unidade de saúde de Garça. A causa da morte seria infarto fulminante.

Ele era casado e deixa duas filhas.

Mais informações sobre o velório e sepultamento de Fábio Bonassa serão trazidas nas próximas horas.

O velório será realizado em Garça e posteriormente o corpo será transladado para Adamantina.

O velório em Adamantina tem início por volta das 18h. O sepultamento, no cemitério da Cidade Joia, será às 10h de segunda-feira.

Continue lendo

Cidades

Copa Alta Paulista de Veteranos terá início neste domingo na ADPM em Adamantina

Published

on

A Liga Luceliense de Futebol, dará início neste domingo (16), 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio Acima de 40 anos.

A abertura acontece a partir das 8h00 na ADPM em Adamantina que está preparada para receber o maior evento regional de veteranos.

A 18ª edição da Copa Alta Paulista de Veteranos de Futebol Médio este ano bate o recorde com a participação de 18 equipes de toda a região e também de regiões vizinhas. As equipes foram divididas em duas chaves de 9 equipes cada, tendo as equipes de Pracinha FC e Florida Paulista, como cabeças e chave, já que ambas as equipes, foram as finalistas da edição anterior, ocasião que acabaram por dividir o título da competição.


Na reunião com os representantes das equipes realizada em Lucélia, no mês de fevereiro, comandada pelo presidente da Liga Luceliense de Futebol, Osvaldo da Silva “Peixeiro”, ficou definida as regras do campeonato, como inscrição de jogadores, premiação e outros assuntos relevantes.

RODADA DE ABERTURA

A rodada de abertura neste domingo na ADPM em Adamantina, terá os seguintes jogos:

-Flórida Paulista F.C. X Lobos F.C./Inúbia Paulista

-Birigui/Judá//Bangola Lanches X ABC F.C./Marcin Funilaria/NM Instalações

-Pracinha X San Remo/ Marcos Const./Alencar Encanador

AS DUAS CHAVES TEM A SEGUINTE COMPOSIÇÃO:

CHAVE A:

-Pracinha FC

-Laio Adamantina

-San Remo de Adamantina

-Osvaldo Cruz/Travain

-ABC de Lucélia

-Martinópolis

-Parapuã

-CME Osvaldo Cruz

-Birigui/Bangola.


CHAVE B:

-Flórida Paulista

-Jardim Alamandas Adamantina

-Parque Iguaçú de Adamantina

-Associação Osvaldocruzense

-Clube dos 40/Elfes de Lucélia

-Mariápolis

-Pacaembu

-Bastos

-Inúbia Paulista.

A cidade de Adamantina terá quatro equipes na competição, enquanto Osvaldo Cruz e Lucélia contará com três equipes. A novidade é a presença de um time da cidade de Martinópolis, que participa pela primeira vez do campeonato.



 

Continue lendo

Cidades

FAI presta atendimentos na praça Élio Micheloni, centro de Adamantina, neste sábado (15)

Published

on

A primeira Ação Social de 2025 do Centro Universitário de Adamantina acontece neste sábado (15), das 7h30 às 10h30, na praça Élio Micheloni. A população da cidade poderá usufruir dos serviços prestados pelos cursos da instituição nos quatro departamentos: humanas, exatas e agrárias, biológicas e da saúde, e medicina.

Promovida pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), a ação também contará com brinquedos infláveis e atividades de recreação para as crianças. “A primeira ação social do ano vai contar com a participação de discentes e docentes dos quatro departamentos da instituição, com a finalidade de fornecer serviços à população em várias esferas, desde trabalhos na parte da saúde até a área administrativa, com orientações”, afirma o coordenador de projetos de extensão de Exatas e Agrárias da PROEXT, Prof. Me. João Paulo Gelamos.

A pró-reitora de extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, aponta os benefícios para a comunidade acadêmica e a da cidade. “As ações sociais da FAI, além de beneficiar a população, também beneficiam a comunidade acadêmica, pois os nossos discentes podem colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula e, com isso, melhorar o seu desempenho na formação profissional”, frisa.

João Paulo ressalta o compromisso da instituição com a comunidade de Adamantina nas ações extensionistas. “Mostramos para a comunidade a força que a FAI tem e o que temos de melhor a oferecer ao extrapolar os muros da instituição. Convidamos toda a população para que participe e traga a família, pois para as crianças haverá brinquedos, algodão doce e pipoca. Tudo oferecido de forma gratuita”, finaliza.

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas