Connect with us

Cidades

Sub-11 da Selar/Adamantina garante vaga nas semifinais na Copa Regional

Publicado

em

A equipe Sub-11, da Selar / Adamantina, garantiu sua classificação para as semifinais da 4ª edição da Copa Regional de Categorias de Base de Futebol de Campo.

A classificação do time comandado pelos treinadores Lú Gimenes, Rafael Mortari e Ricardo Andradina, foi na vitória nas cobranças de penalidades por 3 a 2, diante do bom time da Semujul / Dracena, após o empate no tempo normal em 1 a 1.

A partida entre as duas equipes, foi pelas quartas de finais da competição regional, realizada na quinta-feira (9), no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo de Adamantina.

 

 

 

Publicidade

Cidades

Adamantina participará do Dia do Desafio

Published

on

A Selar (Secretaria de Esportes Lazer e Recreação) da Prefeitura de Adamantina conta com a participação da comunidade, neste dia 29 de maio (quarta-feira), no “Dia do Desafio”.

O “Dia do Desafio” é um dia especial onde duas cidades do mesmo porte competem entre si, com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas para a realização de uma atividade física de livre escolha, por pelo menos 15 minutos contínuos.

Em 2024, a campanha chega à sua 30ª edição neste dia 29 de maio e conta com a participação de mais de 3.500 organizações públicas e privadas, espalhadas por 14 países, fundamentais para a promoção de ações de incentivo à prática de esportes regularmente.

Com o tema “Se Joga No Desafio”, a campanha visa estimular o desenvolvimento de ações nas quais unidades do Sesc e as organizações parceiras públicas, privadas e do terceiro setor são convidadas a se engajarem no “Dia Do Desafio” e promoverem atividades que estimulem a prática de atividades físicas e esportivas em momentos de lazer.

Para este ano, a campanha acontece a partir de uma temática de 3 eixos: o movimento Cidades Saudáveis da OMS, a promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa e Atividade Física Utilitária e os modais de locomoção relacionados ao correr, caminhar e pedalar.

Dia do Desafio é um Alerta para importância da Atividade Física:

Qual Objetivo: Estimular a criatividade, fomentar o surgimento de novas lideranças e incentivar a integração de diferentes segmentos da comunidade em torno de um objetivo comum, despertando interesse pela atividade física diária, como parte das necessidades básicas do ser humano.

Porque Participar: O Dia do Desafio é um incentivo para a prática regular de atividades em benefícios da saúde e do bem-estar, participar deste evento tem incumbido primordialmente o espírito de confraternização e solidariedade, resultando no intercâmbio sócio cultural entre a comunidade e cidades participantes, é importante lembrar a participação vai além da competição.

Como participar: Na hora mais conveniente á empresa, entidade, escola convidam os funcionários, alunos, associados a prática de atividade física previamente estipulada por 15 minutos apenas.

Nas Empresas: Ginástica laboral, caminhadas, alongamentos, uso de escadas, para subir e descer poucos andares.

Nos Bairros: Jogos, rua de lazer, passeio de bicicletas em grupo.

Nas Escolas e Clubes: Campeonatos, jogos esportivos e recreativos, ginástica e alongamentos.

Nas Casas: Ginástica, alongamento e dança.

Nos Parques: Caminhada, corrida, ginástica, alongamento.

Cada pessoa ou grupo pode criar sua forma de participar.

Como Registrar a Participação: Cada registro de participação é muito importante para total geral alcançado pela cidade, após ter praticado alguma atividade física ligue para o numero 3522-4312 na Secretaria de Esportes, registrando a participação com foto pelo whatsapp 99708-8680 ou e-mail [email protected] 

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Adamantina divulga programação cultural alusiva aos 75 anos do município

Published

on

No dia 13 de junho Adamantina completará 75 anos. Para marcar a data, a Prefeitura de Adamantina preparou uma programação que além das inaugurações de espaços públicos, também trará diferentes atividades.

Com o tema “Respeito e Gratidão a quem constrói a nossa história”, as comemorações têm início na segunda-feira (3) com a abertura oficial das comemorações pelos 75 anos de emancipação Político-Administrativa de Adamantina – Hasteamento do Pavilhão Nacional pelo Tiro de Guerra e Banda Marcial na Praça Élio Micheloni a partir das 8h30.

Em todas as sextas-feiras do mês, serão exibidos filmes gratuitos por meio do “Ponto MIS”, os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Biblioteca Municipal Jurema Citeli.

No dia 7 de junho, acontece no Ginásio de Esportes Paulo Camargo, um jogo de futsal amistoso a partir das 19h. No sábado, 8 de junho, a Banda Marcial de Adamantina fará um desfile a partir das 12h e no domingo, 9 de junho, das 14h às 19h, na Casa Afro será realizada a Festa Junafro – parceria Fibrofortes e Grupo Gangazumba.

 

10 a 15 de junho

Abrindo a segunda semana do mês, será realizada na Biblioteca Municipal a “Exposição Superação – Inclusão com Emoção”, uma parceria entre a APAE/FAI. A visitação estará aberta das 8h Às 17h.

Na terça-feira, 11 de junho, às 19h30 no Anfiteatro Fernando Paloni, será realizado o Culto Evangélico em Ação de Graças pelo Aniversário de Adamantina.

Na quarta-feira, 10h, será apresentada a palestra Reviver Adamantina, com o escritor João Carlos Rodrigues, no anfiteatro Fernando Paloni.

Nos dias 12, 13 e 14 de junho, a partir das 19h na Praça Élio Micheloni acontece a Feira Descentralizada da Mulher Empreendedora e Associação OMIN de Artesanato.

Além disso, acontece no dia 12 de junho, no mesmo local o Sertanejo na Praça a partir das 19h30. No dia 13, a programação será Jazz na Praça, a partir das 18h30. No mesmo dia, será realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio a Procissão e Missa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua.

No dia 14, acontece mais uma edição do já tradicional Rock na Praça com destaque para a apresentação do Tributo Mamonas Assassinas + Banda Nachos.

Já no sábado, 15 de junho, a partir das 11h, será realizado um desfile da frota pelas principais ruas e avenidas do município. Depois disso, os veículos ficarão expostos no Parque dos Pioneiros.

Ainda no sábado, acontece no recinto poliesportivo Sebastião Pires da Silva, a Festa Junina do Padroeiro Santo Antônio, com trio Jurubeba e Orquestra de Viola Caipira.

 

16 a 22 de junho

No dia 16 de junho, será realizada a Campanha do Agasalho organizada pelo Fundo Social de Solidariedade. Os voluntários percorrerão toda a cidade recolhendo os donativos.

Ainda no domingo, o Parque dos Pioneiros recebe o torneio de Beach Tênis, a partir das 8h30. Durante toda a semana, será realizada nas Unidades Básicas de Saúde a programação alusiva ao Junho Violeta.

Na terça-feira, 18 de junho, acontece mais uma edição do Cine Pipoca com a distribuição de ingressos gratuitos por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, que podem ser retirados na Biblioteca Pública e no Cine HOS. Além disso, será realizada uma apresentação do Projeto Bom de Nota, Bom de Dança, a partir das 19h30.

No dia 19 de junho, a partir das 19h30 no Anfiteatro Fernando Paloni, será realizado o lançamento do livro 50 anos Plantando Amor, da autora Neusa Andrian Balzanini.

No dia 20 de junho, acontece mais uma edição do Humor de Quinta com apresentação de esquetes cômicas a partir das 20h e conta com a direção de Letícia Rodrigues e César Marins.

Na sexta-feira, 21 de junho, o Anfiteatro Fernando Paloni, acontece um encontro com os agentes comunitários em meio ao Junho Violeta.

Para fechar a semana de aniversário, a Banda Marcial de Adamantina fará mais um desfile pela cidade.

24 a 30 de junho

Na última semana do mês de junho, a programação terá ainda apresentação pedagógica e artística do Projeto Guri, lançamento oficial do Programa Adamantina Qualifica e fechando o mês mais uma edição do Domingo no Parque.

 

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Atualização profissional em NR-1: Adamantina terá workshop de segurança do trabalho

Published

on


Especialistas vão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre a NR-1. Workshop é realizado em Adamantina pela Zambianqui Ambiental (Meio Ambiente e Segurança do Trabalho).

Os acidentes de trabalho continuam sendo uma preocupação significativa no Brasil, impactando diretamente a saúde dos trabalhadores e a economia do país. Apesar dos esforços contínuos para melhorar as condições de trabalho e aumentar a conscientização sobre a importância da segurança ocupacional, os números ainda revelam a necessidade de ações mais efetivas e abrangentes.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil registrou, em 2023, cerca de 500 mil acidentes de trabalho notificados. Desses, aproximadamente 2.500 resultaram em mortes, colocando o país entre as nações com altos índices de acidentes fatais no ambiente laboral.

Esses números, embora alarmantes, mostram uma leve tendência de redução em relação aos anos anteriores, reflexo das políticas de prevenção e capacitação adotadas por diversas empresas.

Adamantina recebe hub de inovação para estimular o desenvolvimento  tecnológico e econômico da região – ImpactoWorkshop em Adamantina

Nesse desafio de ampliar a informação e a capacitação das empresas, a Zambianqui Ambiental de Adamantina (que atua nos segmentos de meio ambiente e segurança do trabalho) promove no dia 13 de julho seu primeiro workshop sobre a NR-1 (Norma Regulamentadora Nº 1), que estabelece disposições gerais sobre saúde e segurança no trabalho.

O evento traz como palestrantes os especialistas Silvio Iwao Mizogoshi e Elson Mikio Kato Ito, que são Auditores Fiscais do Trabalho, e se relacionam diariamente com o tema. Na programação os participantes terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, trocar experiências e discutir as melhores práticas para a implementação efetiva das diretrizes da NR-1.

O workshop vai acontecer no dia 13 de julho, sábado, das 8h às 17h, no espaço de coworking da AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista) em Adamantina, com inscrições/investimento de R$ 700 (primeiro lote) e R$ 800 (segundo lote). As vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado.

Zambianqui Ambiental

A Zambianqui Ambiental presta serviços em Adamantina e região, bem como em diversos estados com temas relacionados à saúde e segurança do trabalho, e-Social, assessoria e consultoria ambiental, cursos e palestras.

Dentre os principais serviços estão o monitoramento da saúde do trabalhador, comunicações de acidentes de trabalho, condições de ambientes de trabalho, programas de gerenciamento de riscos, programa de saúde médica e saúde ocupacional, laudos técnicos de condições ambientais de trabalho e outros que variam de acordo com o ramo de atuação das empresas atendidas, e ainda serviços ligados ao meio ambiente, geologia e agronomia e georreferenciamento.

No corpo técnico da empresa atuam os profissionais Ms. Renan Pereira Zambianqui (engenheiro ambiental, agrônomo e de segurança do trabalho), Rodrigo Batista Lopes (engenheiro ambiental e de segurança do trabalho), Ivan Batista da Silva (engenheiro de alimentos e de segurança do trabalho) e Lucas Martins (engenheiro agrônomo e técnico em segurança do trabalho).

Em Adamantina a empresa tem uma das suas sedes localizadas na Avenida Ademar de Barros, 120, 7° andar, sala 701. “A Zambianqui Ambiental se orgulha de ser uma motivadora de conhecimento, proporcionando eventos que enriquecem o saber de nossos participantes, em parceria com especialistas renomados”.

Resumo da Nova NR 1 - Viver de Segurança do Trabalho
Saiba mais: principais aspectos da NR-1

A NR-1 estabelece diretrizes gerais para a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) nas empresas. Ela é a base para as demais normas regulamentadoras, fornecendo as definições, os princípios e os critérios que orientam a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Entre os pontos centrais da NR-1, destacam-se:

Campo de aplicação: A NR-1 é aplicável a todas as empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), abrangendo diversas atividades econômicas.

Diretrizes gerais: A norma estabelece os princípios para a prevenção de riscos no ambiente de trabalho, enfatizando a importância da eliminação ou minimização dos fatores de risco.

Documentação: A NR-1 exige que as empresas mantenham a documentação relativa às medidas de segurança e saúde, facilitando a fiscalização e a gestão interna das práticas de SST.

Capacitação: Um dos pontos-chave da NR-1 é a exigência de que os trabalhadores sejam adequadamente capacitados para desempenhar suas funções de maneira segura, incluindo treinamentos específicos e reciclagens periódicas.


A importância da formação e difusão de conhecimento

Promover a formação e a difusão de conhecimento sobre a NR-1 é fundamental para a prevenção de acidentes de trabalho nas organizações. A conscientização dos empregadores e empregados sobre as práticas seguras e as obrigações legais contribui para a criação de uma cultura de segurança robusta e proativa. Algumas razões destacam a relevância dessas ações:

Redução de acidentes: O conhecimento adequado das normas de segurança permite identificar e mitigar riscos, reduzindo a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais.

Cumprimento legal: A formação contínua garante que as empresas estejam em conformidade com a legislação, evitando multas e sanções.

Melhoria do ambiente de trabalho: Trabalhadores bem informados e treinados tendem a trabalhar de maneira mais eficiente e segura, melhorando a produtividade e a moral da equipe.

Prevenção de custos: A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais evita custos elevados com indenizações, tratamentos médicos e perda de produtividade.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!