Connect with us

Cidades

Secretaria de Educação de Adamantina atende 65 autistas

Publicado

em

Crianças atípicas no contraturno são atendidas na sala de recurso funcional

 Ontem (2), foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Atualmente, em Adamantina, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Educação atende 65 crianças autistas e mais 35 que possuem algum tipo de deficiência.

As crianças atípicas participam no período em que estão matriculadas da rotina da escola e no contraturno, são atendidas na sala de recurso multifuncional, onde são desenvolvidas atividades do currículo funcional.

“As crianças atípicas que são atendidas na sala de recurso multifuncional participam de jogos, atividades com tecnologia, vivenciam situações que são comuns ao dia a dia e ações lúdicas”, afirma Carina Regina Prefeito, coordenadora de educação especial.

Além das crianças do Ensino Fundamental, os alunos da educação infantil que apresentam laudo são atendidos na APAE e são submetidos a terapias oferecidas em parceria com a Secretaria de Saúde.

Em comemoração ao mês que é alusivo às crianças autistas, a Secretaria de Educação ainda está promovendo diversas atividades como: vestir todas as crianças de azul, promover atividades de conscientização, a promoção de cartazes e, ainda, a publicação de orientações e dúvidas nas redes sociais.

Centro de Atendimento Educacional

Recentemente, foi inaugurado em Adamantina o Centro de Atendimento Educacional (CAE) destinado ao atendimento de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino.

No espaço, os estudantes terão atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social voltados a área da educação e, ainda, um coordenador de educação especial.

O público-alvo do CAE é composto por crianças que tenham entre 6 meses a 11 anos, que façam parte do público da Educação Especial e/ou apresentem transtornos de aprendizagem e outras necessidades.

O CAE atende crianças que apresentarem necessidades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e objetiva trabalhar em parceria com as escolas da Rede Municipal, com apoio de equipe multiprofissional visando oferecer às escolas orientações, acompanhamento sistemático e suporte aos gestores e docentes.

Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Adamantina possui a Carteira Municipal de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento pode ser retirado de forma gratuita na Secretaria de Assistência Social.

A CIPTEA visa garantir à pessoa diagnosticada: atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A validade da CIPTEA será de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista em todo o território nacional.

Para fazer a solicitação da CIPTEA, o responsável deve apresentar os seguintes documentos:

Do Responsável

  • Nome completo
  • Comprovante de endereço
  • Telefone,
  • RG,
  • CPF,
  • E-mail (caso tenha)

Da pessoa com TEA

  • Relatório médico com indicação do código de CID,
  • Nome completo,
  • CPF,
  • RG ou Certidão de Nascimento;
  • Naturalidade;
  • Tipo Sanguíneo (se possível anexar exame):
  • Data de nascimento
  • Foto 3×4.

 

Publicidade

Cidades

ARCA inicia venda de convites para o tradicional Porco no Rolete com Leilão

Published

on

A ARCA (Associação dos Renais Crônicos de Adamantina) deu início à venda dos convites para mais uma edição do Porco no Rolete com Leilão de Animais e Prendas que está marcado para o dia 5 de maio (domingo), a partir das 11h.

O evento ocorrerá no Recinto Poliesportivo “Sebastião Pires da Silva” e contará também com tradicional almoço, cujo cardápio trará arroz, feijão tropeiro, salada, aperitivos (torresmo e mandioca), costelão, porco no rolete e doces.

O convite individual custa R$ 50,00. Este valor não inclui bebidas, bem como não haverá entrega de marmitex.

A renda arrecadada no evento será revertida para a manutenção dos fundamentais serviços prestados aos renais crônicos pela Associação dos Renais Crônicos de Adamantina.

Doações, convites ou outras informações na sede da ARCA – Rua Mário Olivero, nº 245, atrás da Santa Casa de Adamantina – ou pelos telefones (18) 3521 5089 e 99708 6647.

 

 

Continue lendo

Cidades

LABORATÓRIO MASTELLINI parcelando seus exames em até 10 vezes

Published

on

Descubra o compromisso com a excelência em saúde no Laboratório Mastellini de Adamantina.

Localizado na rua Osvaldo Cruz, 109, no centro de Adamantina, está empenhado em tornar os cuidados médicos acessíveis a todos e agora, você pode realizar seus exames com tranquilidade, pois oferece em sua mais nova ação, parcelamento em até 10 vezes.

Com atendimento a partir das 7h e a possibilidade de utilização do convênio da Unimed, o Laboratório Mastellini se destaca pelo corpo profissional altamente capacitado, garantindo precisão e confiança nos resultados.

Fundado e dirigido por Jader Mastellini, o Laboratório Mastellini está comprometido com o bem-estar e a saúde da comunidade.

Aproveite esta oportunidade por tempo determinado e cuide da sua saúde sem preocupações financeiras.

Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (18) 3502-2113.

 

 

Continue lendo

Cidades

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura realiza palestra sobre o Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo

Published

on

Programação acontece na terça-feira (30), a partir das 19h na ACE
 
 Na próxima terça-feira (30), Adamantina recebe a palestra de apresentação do Empretec na Associação Comercial e Empresarial de Adamantina a partir das 19h.
 
A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sincomércio e Associação Comercial e Empresarial.

Os empresários que integram o Empretec tem a oportunidade de participar do maior seminário de empreendedorismo do mundo com a metodologia internacional das Nações Unidas.

Os participantes aprendem a conhecer os padrões de comportamento do empreendedor de sucesso, a identificar e potencializar suas características empreendedoras e aumentar os resultados dentro de suas atividades.
 
Os interessados em participar podem efetuar sua inscrição no link: https://forms.office.com/r/rVCkt5xWVs. A Associação Comercial e Empresarial de Adamantina funciona na Alameda Fernão Dias, 396 – Centro.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!