Connect with us

Cidades

Secretaria de Educação de Adamantina atende 65 autistas

Publicado

em

Crianças atípicas no contraturno são atendidas na sala de recurso funcional

 Ontem (2), foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Atualmente, em Adamantina, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Educação atende 65 crianças autistas e mais 35 que possuem algum tipo de deficiência.

As crianças atípicas participam no período em que estão matriculadas da rotina da escola e no contraturno, são atendidas na sala de recurso multifuncional, onde são desenvolvidas atividades do currículo funcional.

“As crianças atípicas que são atendidas na sala de recurso multifuncional participam de jogos, atividades com tecnologia, vivenciam situações que são comuns ao dia a dia e ações lúdicas”, afirma Carina Regina Prefeito, coordenadora de educação especial.

Além das crianças do Ensino Fundamental, os alunos da educação infantil que apresentam laudo são atendidos na APAE e são submetidos a terapias oferecidas em parceria com a Secretaria de Saúde.

Em comemoração ao mês que é alusivo às crianças autistas, a Secretaria de Educação ainda está promovendo diversas atividades como: vestir todas as crianças de azul, promover atividades de conscientização, a promoção de cartazes e, ainda, a publicação de orientações e dúvidas nas redes sociais.

Centro de Atendimento Educacional

Recentemente, foi inaugurado em Adamantina o Centro de Atendimento Educacional (CAE) destinado ao atendimento de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino.

No espaço, os estudantes terão atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social voltados a área da educação e, ainda, um coordenador de educação especial.

O público-alvo do CAE é composto por crianças que tenham entre 6 meses a 11 anos, que façam parte do público da Educação Especial e/ou apresentem transtornos de aprendizagem e outras necessidades.

O CAE atende crianças que apresentarem necessidades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e objetiva trabalhar em parceria com as escolas da Rede Municipal, com apoio de equipe multiprofissional visando oferecer às escolas orientações, acompanhamento sistemático e suporte aos gestores e docentes.

Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Adamantina possui a Carteira Municipal de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento pode ser retirado de forma gratuita na Secretaria de Assistência Social.

A CIPTEA visa garantir à pessoa diagnosticada: atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A validade da CIPTEA será de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista em todo o território nacional.

Para fazer a solicitação da CIPTEA, o responsável deve apresentar os seguintes documentos:

Do Responsável

  • Nome completo
  • Comprovante de endereço
  • Telefone,
  • RG,
  • CPF,
  • E-mail (caso tenha)

Da pessoa com TEA

  • Relatório médico com indicação do código de CID,
  • Nome completo,
  • CPF,
  • RG ou Certidão de Nascimento;
  • Naturalidade;
  • Tipo Sanguíneo (se possível anexar exame):
  • Data de nascimento
  • Foto 3×4.

 

Publicidade

Cidades

Alunos da EE Helen Keller visitam a 2ª Companhia do 25º BPM/I

Published

on

No último dia 30 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller visitaram o 25°Batalhão da Polícia Militar de Adamantina, com os alunos integram a Eletiva: Descobrindo Vocações, realizada com os professores Wiverson e Lourdes.

Na oportunidade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma viatura por dentro, acionarem o giroflex e até mesmo provarem uma farda do batalhão de choque.

Esta foi uma oportunidade ímpar, onde os estudantes tiveram momentos de profundo aprendizado, além de se conscientizarem sobre o imprescindível trabalho dos nossos heróis de farda.

A EE Helen Keller, bem como os professores envolvidos na atividade, agradecem a colaboração do Capitão Bressan e do Cabo Fortunato que atenderam prontamente aos nossos alunos,  ensinando de forma didática, inteligente e divertida a importante função da Polícia Militar e seu essencial papel em nossa sociedade.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Prédio do futuro Museu ainda precisa passar por troca do forro e revisão da parte elétrica

Published

on

Por consequência dos problemas gerados pelas graves infiltrações no telhado do pré-dio da antiga Igreja Budista de Adamantina – que surgiram após a conclusão das obras de reforma e adequação –, além da troca completa da cobertura externa, outros dois serviços estruturais precisam ser executados para a instalação do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Setsu Onishi’.

Em conversa com a reportagem do Jornal Folha Regional na manhã de quarta-feira (24), o secretário municipal de cultura e turismo Sérgio Vanderlei revelou que ainda serão feitas a troca total do forro e também a revisão/substituição da parte elétrica do prédio. “Depois disso, temos que providenciar toda a mobília”, acrescentou.

A previsão, antes de aparecerem esses novos problemas, era de entregar o Museu e Arquivo Histórico à população nas festividades do aniversário de 75 anos de Adaman-tina. “Estamos trabalhando incansavelmente para tentar deixar tudo pronto até junho, mas não podemos garantir que dê tempo, porque dependeremos dos prestadores dos serviços a serem executados. A nossa vontade, claro, é inaugurar em junho, porém, se não for possível, podem ter certeza que lutaremos para que seja o quanto antes possí-vel”, garantiu Sérgio.

O Museu e Arquivo Histórico funcionará na Alameda Ity Endo, 70, Vila End – a antiga Igreja Budista, localizada a aproximadamente 150 metros do Parque dos Pioneiros –, cujo prédio foi doado para o Município pela Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina.

 

 

Continue lendo

Cidades

Tradicional Torneio do Trabalhador de Adamantina acontece nesta quarta-feira

Published

on

Com 32 Classes de Trabalhadores e participação de 16 equipes, a Selar (Secretária de Esportes Lazer e Recreação de Adamantina), coordenada pelo secretário de esportes Ronaldo Dutra “Tuiuiú” e o diretor Luciano Netto, organiza nesta quarta-feira (1º), o tradicional evento esportivo do município, o 61º Edição do Torneio Liberdade em comemoração ao dia Mundial do Trabalho, dia 1º de Maio.

As partidas da competição esportiva acontecerão no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo de Adamantina, com início previsto para às 8h00.

Confira a tabela dos jogos:

1º Jogo – 8h15: Manutenção/ Movimentadores X Militares/Recepcionistas

2º Jogo – 8h30: Industriários/Comerciários X Tratorista/Canavieiros

3º Jogo – 9h00: Funcionários Públicos/Servidores Gerais/ Mecânicos X Serralheiros/Vendedores

4º Jogo – 9h30: Eletrecistas/Moto Boys X Barbeiros/Empregadores

5º Jogo – 10h00: Gerentes/Supervisores X Pedreiros/Servente

6º Jogo – 10h30: Agentes Penitenciários/ Eletrônicos X Repositores/Pacoteiros

7º Jogo – 11h00: Encanadores/ Balconistas X Professores/Servidores Judiciários

8º Jogo – 11h30: Mecânicos /Escriturários X Motoristas/ Office Boys

JOSÉ MÁRIO

O Torneio da Liberdade foi idealizado pelo jornalista e radialista José Mario Toffoli (Grupo Jóia de comunicação), em 1962, com o objetivo de incentivar o esporte e unir os funcionários de diversas empresas e classes trabalhistas do município de Adamantina, em uma confraternização esportiva.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!