Há anos Adamantina é sede regional da Inspetoria de Esportes e Lazer vinculada à Secretaria Estadual de Esportes e Lazer. Atualmente está instalada na casa que abrigava a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, localizada na Rua Fioravante Spósito. Porém, o local foi invadido pela enchente que atingiu aquela regi ão da cidade no mês de novembro do ano passado e ficou bastante deteriorado.
Desde então, exatamente devido as aparentes condições precárias do imóvel, surgiu a necessidade de transferir o órgão estadual para outro endereço. E assim iniciou-se o impasse entre Município e Estado, revelado na manhã desta terça-feira (16), quando a IREL realizou uma reunião no local com a participação de professores de educação física representantes de escolas da microrregião de Adamantina sobre os Jogos Escolares 2024, na qual evidenciou-se a situação do imóvel: além do mato nas partes interna e externa, existiam portas quebrados, móveis estragados e, inclusive, dava para ver as marcas nas paredes da altura que subiu a água durante o alagamento.
Segundo relatou à reportagem o inspetor regional Neideval Veri, o local não oferece mais condições de ocupação, por isso há a necessidade de mudança pata outro espaço.
Diante do fato, a reportagem do Jornal Folha Regional solicitou posicionamento do Município, que confirmou haver a indefinição. “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, informa que já foi apresentado um novo local para funcionamento do órgão, mas até o momento, as partes não entraram em um consenso”.
Caso não cheguem a um acordo, o Município pode abrir mão de ser sede regional da Inspetoria, o que seria uma perda para a área do Esporte e Lazer.