Connect with us

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina é transformada em programa

Publicado

em

De iniciativa da Prefeitura de Adamantina, foi votado na noite de ontem (15) e aprovado por unanimidade a transformação da Feira da Mulher Empreendedora em programa. 

Uma iniciativa que já aconteceu na cidade de Campinas, município que é usado de modelo para o desenvolvimento da ação em Adamantina.

A lei aprovada visa impulsionar o protagonismo feminino por meio da regulamentação de Programa que tem se mostrado um estimulador da economia local e um caminho para a valorização e autonomia através do empreendedorismo executado por mulheres, representando, inclusive, a oportunidade para o rompimento de ciclos de dependência e violência.

O objetivo de transformar a iniciativa que já existe, em lei, objetiva regulamentar enquanto política pública para garantir às mulheres sua continuidade, o incentivo e a promoção do exercício do papel estratégico de agente do desenvolvimento, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, na garantia de plena integração social e econômica.

“Estive em Campinas para conhecer a iniciativa em 2022 e implantar no município. Desde o ano passado, temos atuado com mais de 200 mulheres, tanto nas feiras como também nas formações que são de extrema importância e o resultado tem sido muito positivo”, assegura Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico.

Entre os princípios para a transformação em programa estão: capacitação e a formação das mulheres a fim de promover o empreendedorismo; desenvolvimento do empreendedorismo em relação às mulheres e suas especificidades; respeito às diversidades regionais e locais; cooperação entre as diferentes esferas do Poder Público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade, com o fim específico de estimular as iniciativas das mulheres que empreendem ou buscam empreender;  promoção da inclusão social e econômica das mulheres; transversalidade com as demais políticas públicas e geração de emprego e renda.

Além da participação nas edições da Feira, as mulheres também têm a oportunidade de aprimorar seus negócios recebendo formações para atuação nas redes sociais, precificação, marketing, vendas, além de participarem de palestras motivacionais de inteligência emocional, empoderamento feminino e autoestima. 

O programa conta hoje com o apoio da iniciativa privada, além do SEBRAE e da FATEC. 

Este ano, as empreendedoras também tiveram a oportunidade de participar do 1º Simpósio de Mulheres Empreendedoras na cidade de Campinas, onde além da troca de experiências com as empreendedoras, puderam comercializar seus produtos mostrando o potencial das empreendedoras de Adamantina.

Novidade para 2024 são as feiras descentralizadas

Para este ano, a novidade para a programação “Feira da Mulher Empreendedora” está na realização das feiras descentralizadas. O objetivo dessa ação é possibilitar que as empreendedoras marquem presença em outros eventos promovidos pela Prefeitura de Adamantina.

As feiras descentralizadas tiveram início durante a realização da Virada Cultural Municipal. Agora, será realizada no final de semana do Dia das Mães nos dias 10 e 11 de maio no Paço Municipal.

“Além das descentralizadas e da feira mãe que já teve uma edição em março deste ano, nosso objetivo é levar cada vez mais conhecimento para elas, pois já temos além das formações que acontecem com frequência, ganhamos a parceria da Fatec na realização de cursos que vem para somar e contribuir para o desenvolvimento dos negócios”, explica Luciana.

A secretária acrescenta que as feiras descentralizadas ainda acontecerão no aniversário da cidade e no final de semana dos pais. “Para encerrar 2024, ainda teremos mais uma edição da “feira mãe” prevista para o mês de dezembro”, diz.

Municípios vizinhos

A iniciativa de Adamantina também serviu como modelo para a realização de iniciativas em municípios vizinhos como Pacaembu e Lucélia.

Relembre

Em 2023, foram realizadas três edições da feira além da participação durante a 31ª ExpoVerde.

 

 

Cidades

REVIVER ADAMANTINA

Published

on

Antiga Rua 3 – Rua General Isidoro – 25.10.1942

 

 

Continue lendo

Cidades

Com mudança no PL, grupo de apoio a Alcio Ikeda passa a ter cinco partidos aliados

Published

on

Apesar de encerrado no último dia 8 de maio o prazo para mudança de partido por ocupantes de cargos eleitos e de filiações para concorrer nas Eleições Municipais 2024 (8 de maio), as movimentações nos bastidores políticos continuaram ocorrendo em Adamantina. E nesta semana mais uma inesperada ‘reviravolta’ aconteceu com relação às composições dos grupos que possuem pré-candidaturas a prefeito, desta vez envolvendo o Partido Liberal que teve troca de comando.

Presidido até então pelo secretário de gabinete e saúde Gustavo Taniguchi, a comissão executiva municipal do PL teve sua nominata inativada no dia 15 de maio pela direção estadual.

Na segunda-feira (20), foi oficializada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a nova composição em Adamantina, tendo como novo presidente o administrador Gustavo Correa Fernandes.

Com essa troca de liderança, o Partido Liberal deixa de pertencer à base da pré-candidatura a prefeito de Daniel Robles (PSD) – que representante a proposta de sucessão do prefeito Márcio Cardim – e passa a integrar o grupo de apoio à pré-candidatura ao Executivo de Alcio Ikeda (Republicanos).

Portanto, nesse atual contexto político local, a ‘situação’ fica com apenas dois partidos unidos (PSD e PSDB) e a ‘oposição’ aumenta para cinco aliados (Republicanos, Podemos, MDB, União Brasil – que antes também estava do outro lado – e agora o PL).

“Vamos nos reunir com os membros da legenda e realinhar as diretrizes do partido para as eleições municipais deste ano”, disse Gustavo.

 

 

Continue lendo

Cidades

OESTE SAÚDE oferece 60% de desconto e carência zero

Published

on

A Oeste Saúde, uma das maiores operadoras em serviços de saúde da região, está com uma oferta imperdível para você!

Oferta Especial: 60% de desconto nas duas primeiras mensalidades e carência zero em consultas médicas.

Benefícios da Oeste Saúde: amplo suporte aos conveniados; acesso a clínicas, hospitais e ambulatórios de especialidades médicas e laboratoriais e uma equipe de profissionais pronta para cuidar do que você tem de mais importe, a sua saúde.

O atendimento de urgência e emergência é nacional, agendamento ágil, mais de 350 médicos, ampla rede conveniada e Centro Médico com mais de 30 especialidades.

Aproveite esta oportunidade para garantir o melhor cuidado para você e sua família. Não perca tempo! Entre em contato: Telefone: (18) 3918-5105

Oeste Saúde – Temos o plano de saúde perfeito para você!

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!