Connect with us

Cidades

Feira da Mulher Empreendedora de Adamantina é transformada em programa

Publicado

em

De iniciativa da Prefeitura de Adamantina, foi votado na noite de ontem (15) e aprovado por unanimidade a transformação da Feira da Mulher Empreendedora em programa. 

Uma iniciativa que já aconteceu na cidade de Campinas, município que é usado de modelo para o desenvolvimento da ação em Adamantina.

A lei aprovada visa impulsionar o protagonismo feminino por meio da regulamentação de Programa que tem se mostrado um estimulador da economia local e um caminho para a valorização e autonomia através do empreendedorismo executado por mulheres, representando, inclusive, a oportunidade para o rompimento de ciclos de dependência e violência.

O objetivo de transformar a iniciativa que já existe, em lei, objetiva regulamentar enquanto política pública para garantir às mulheres sua continuidade, o incentivo e a promoção do exercício do papel estratégico de agente do desenvolvimento, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, na garantia de plena integração social e econômica.

“Estive em Campinas para conhecer a iniciativa em 2022 e implantar no município. Desde o ano passado, temos atuado com mais de 200 mulheres, tanto nas feiras como também nas formações que são de extrema importância e o resultado tem sido muito positivo”, assegura Luciana Pereira, secretária de desenvolvimento econômico.

Entre os princípios para a transformação em programa estão: capacitação e a formação das mulheres a fim de promover o empreendedorismo; desenvolvimento do empreendedorismo em relação às mulheres e suas especificidades; respeito às diversidades regionais e locais; cooperação entre as diferentes esferas do Poder Público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade, com o fim específico de estimular as iniciativas das mulheres que empreendem ou buscam empreender;  promoção da inclusão social e econômica das mulheres; transversalidade com as demais políticas públicas e geração de emprego e renda.

Além da participação nas edições da Feira, as mulheres também têm a oportunidade de aprimorar seus negócios recebendo formações para atuação nas redes sociais, precificação, marketing, vendas, além de participarem de palestras motivacionais de inteligência emocional, empoderamento feminino e autoestima. 

O programa conta hoje com o apoio da iniciativa privada, além do SEBRAE e da FATEC. 

Este ano, as empreendedoras também tiveram a oportunidade de participar do 1º Simpósio de Mulheres Empreendedoras na cidade de Campinas, onde além da troca de experiências com as empreendedoras, puderam comercializar seus produtos mostrando o potencial das empreendedoras de Adamantina.

Novidade para 2024 são as feiras descentralizadas

Para este ano, a novidade para a programação “Feira da Mulher Empreendedora” está na realização das feiras descentralizadas. O objetivo dessa ação é possibilitar que as empreendedoras marquem presença em outros eventos promovidos pela Prefeitura de Adamantina.

As feiras descentralizadas tiveram início durante a realização da Virada Cultural Municipal. Agora, será realizada no final de semana do Dia das Mães nos dias 10 e 11 de maio no Paço Municipal.

“Além das descentralizadas e da feira mãe que já teve uma edição em março deste ano, nosso objetivo é levar cada vez mais conhecimento para elas, pois já temos além das formações que acontecem com frequência, ganhamos a parceria da Fatec na realização de cursos que vem para somar e contribuir para o desenvolvimento dos negócios”, explica Luciana.

A secretária acrescenta que as feiras descentralizadas ainda acontecerão no aniversário da cidade e no final de semana dos pais. “Para encerrar 2024, ainda teremos mais uma edição da “feira mãe” prevista para o mês de dezembro”, diz.

Municípios vizinhos

A iniciativa de Adamantina também serviu como modelo para a realização de iniciativas em municípios vizinhos como Pacaembu e Lucélia.

Relembre

Em 2023, foram realizadas três edições da feira além da participação durante a 31ª ExpoVerde.

 

 

Cidades

Histórica rua de paralelepípedo no acesso ao ATC será substituída por pavimentação asfáltica

Published

on

Há décadas o principal acesso ao ATC (Adamantina Tênis Clube), a Rua Noel Rosa, tem seu piso composto por paralelepípedos ao longo de 400 metros. Mas faz anos que apresenta graves problemas desnível e deterioração. E na última quarta-feira (24) a Prefeitura de Adamantina anunciou que abriu processo licitatório que visa a pavimentação asfáltica em CBUQ do referido trecho que recebe intenso fluxo diário de veículos.

A iniciativa prevê a contratação de empresa especializada para a execução da obra de recapeamento.

O novo piso (asfalto) será aplicado entre a Rua Zequinha de Abreu e a Alameda Francisco José de Azevedo (Dr. Tito), que passa pelos bairros Parque Residencial Iguaçu, Jardim América e Jardim Ipiranga.

Segundo a Prefeitura, o valor da licitação é R$ 190.616,35 em recursos próprios. Serão recapeados 3.542,20 metros quadrados.

“As propostas podem ser enviadas até o dia 03 de junho quando será efetuada a abertura e julgamento das propostas a partir das 8h30. Podem participar da licitação as empresas que estiverem previamente credenciados no Plataforma BLL Compras, no endereço eletrônico www.bll.org.br . As informações e/ou esclarecimentos serão prestados através do site www.bll.org.br, ficando todos os licitantes obrigados a acessá-lo para obtenção das informações prestadas pelo Departamento de Licitações”, informou.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Câmara pede informações sobre construção de cozinhas-piloto para entidades no Poliesportivo

Published

on

A construção no Recinto Poliesportivo ‘Sebastião Pires da Silva’ das cozinhas-piloto para uso das entidades do município foi tema do Requerimento nº 043/2024, apresentado na Câmara de Adamantina durante a última sessão ordinária. A implantação dos novos espaços foi anunciada pela Prefeitura pelo menos dois anos atrás.

O documento pede informações: Qual é o posicionamento da administração sobre o andamento da obra? E relembra que as antigas barracas foram destruídas por um forte vendaval ocorrido em 2019. “E até a presente data ainda não receberam os devidos reparos e adaptações necessárias para o seu completo funcionamento”.

Como as obras ainda não foram iniciadas, o Requerimento também questiona a respeito da previsão da entrega das barracas (cozinhas) devidamente reformadas e adap-tadas para sua utilização.

Em setembro de 2023 a Prefeitura conclui a construção da cobertura metálica de 244,77 metros quadrados no Poliesportivo, com investimento de R$ 1 milhão destinado ao município pelo Governo do Estado, onde, segundo o projeto, abrigará as cozinhas-piloto.

O Requerimento foi aprovado no plenário do Poder Legislativo e enviado para resposta do Executivo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Biblioteca Municipal Jurema Citelli começa funcionar também aos sábados a partir de maio

Published

on

Com o objetivo de atender aos inúmeros pedidos que foram feitos, a partir do mês de maio, a Biblioteca Municipal Jurema Citelli atenderá a população também aos sábados das 8h às 12h.

No espaço, a população tem acesso a um acervo com mais de 35 mil títulos e, ainda, tem a possibilidade de usar os computadores com acesso à internet.

Em abril do ano passado, a Prefeitura de Adamantina realizou a inauguração das novas instalações e a modernização do local que recebeu novo mobiliário.

“A nossa biblioteca é um local onde é possível compartilhar conhecimento e a modernização é justamente para que os usuários tenham mais conforto e mais pessoas venham a utilizar, por isso atendemos esse pedido e esperamos a população aqui aos sábados”, convida Sergio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

Sobre – A Biblioteca Jurema Citeli está localizada na Avenida Ademar de Barros, 196 – Centro.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!