Connect with us

Cidades

Prefeito volta a reafirmar necessidade de o Internato de Medicina da FAI ser feito em Adamantina

Publicado

em

Em todas as últimas entrevistas dadas à imprensa local, até inclusive nas coletivas realizadas no gabinete da Prefeitura como na semana passada, o prefeito Márcio Cardim faz questão de reafirmar que as aulas práticas com os alunos no período de Internato do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (FAI) devem ser feitas no município.

Atualmente, por força de contrato firmado, os estudantes são enviados para realizar a atividade na cidade de São Carlos/SP.

“Estamos fazendo vários investimentos na nossa Santa Casa e em toda a área da Saúde porque precisamos que o Internato de Medicina fique aqui, em Adamantina. E que seja implementado pra ontem. Já tem até decisão judicial para isso”, enfatizou novamente o prefeito na coletiva de posse dos conselheiros tutelares.

Além de citar a decisão expedida no final de 2023 pela 2ª Vara da Comarca de Adamantina, que decreta “a proibição de renovação do termo de Colaboração 001/2020 celebrado entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e o Centro Universitário de Adamantina”,, Cardim lembrou mais uma vez que o CEE (Conselho estadual de Educação) – com o qual os cursos da FAI estão vinculados – tem uma deliberação clara que as instituições municipais que receberam autorização para o funcionamento de Medicina – no caso de Adamantina em 2015 –, precisam adequar sua estrutura para a realização do internato local e regional.

“Imaginem 100, 200 alunos que estão para se formarem, fazendo o Internato aqui e atendendo no nosso hospital e nas unidades de saúde. Como isso ampliaria e melhoraria o atendimento à população. Sem contar que temos um Projeto de Regionalização da Saúde em plena implantação e precisará de novos médicos”, completou.

 

 

 

Cidades

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

Published

on

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves

No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da disciplina eletiva “Como melhorar o meio em vivo?”, realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA).

Na oportunidade, os alunos também foram agraciados com uma Moção de Congratulações e Aplausos, indicada pelo vereador e supervisor de ensino, Prof. Hélio José dos Santos, subscrita por todos os demais edis.

Cumpre destacar que, a referida moção também se estendeu aos Profs. Tiago e Magali, bem como aos Srs. Paulo Alves de Araújo, Diretor da EE Helen Keller e Thiago Ribeiro Benetão, Secretário de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), bem como aos servidores desta pasta.

Para o Prof. Hélio, “atividades e parcerias como estas, possibilitam a ampliação e do envolvimento e da aprendizagem dos nossos alunos com os conteúdos e temas inerentes ao projeto, e também despertam uma urgente conscientização destes e da população sobre a necessidade da preservação e conservação ambiental”, destaca.

Já para o Secretário da SAAMA, Thiago Benetão, “ficamos felizes em poder contribuir com esse processo. A Educação Ambiental é algo extremamente necessário no contexto global e local. Agradecemos pela parceria realizada junto à EE Helen Keller, bem como à Câmara Municipal de Adamantina, pela moção concedida à nossa Secretaria”.

Os professores Tiago e Magali destacam que, no próximo semestre haverá continuidade desta disciplina, tendo em vista a sua demanda e relevância em nossa comunidade escolar. “Acreditamos no poder da educação, e é só por meio dela que conseguiremos ter jovens protagonistas”, acrescentam.



Continue lendo

Cidades

Museu e Arquivo Histórico Municipal abre as portas ao público em julho

Published

on

Já divulgada na programação oficial de eventos do aniversário de 75 anos de Adamantina, a cerimônia de inauguração do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Setsu Onishi’ ocorre no dia 29 de junho, a partir das 10h.

Tendo em vista que a solenidade será realizada no sábado, a abertura das portas aos visitantes deve ser iniciada a partir de 1º de julho, uma segunda-feira.

O acervo conta com itens que retratam a história da Cidade Joia ao longo dessas sete décadas e meia, grande parte cedida por famílias de pioneiros, historiadores e cidadãos que participaram de momentos marcantes do município, assim como parte foram reunidos e guardados pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e a Biblioteca Pública Municipal.

O horário de funcionamento e visitação será divulgado nas próximas semanas.

O Museu e Arquivo Histórico está instalado na Alameda Ity Endo, 70, Vila Endo, a aproximadamente 150 metros do Parque dos Pioneiros. O prédio abrigava a antiga Igreja Budista de Adamantina e foi doado para o Município pela Colônia Japonesa por meio da Acrea (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva).

 

 

Continue lendo

Cidades

Lançamento do livro “50 anos plantando amor” celebra meio século de dedicação da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina

Published

on

Na noite desta terça-feira, a cidade de Adamantina-SP foi palco de um evento marcante: o lançamento do livro “50 Anos Plantando Amor”. A obra, escrita por Neusa Andrian Balzanini, celebra os cinquenta anos de trabalho incansável da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina e contou com o apoio cultural do Centro Universitário de Adamantina.

O evento, realizado na Biblioteca Municipal de Adamantina, reuniu autoridades, membros da comunidade acadêmica, pacientes e familiares, além de voluntários e colaboradores da Rede de Combate ao Câncer. Entre os presentes, estavam representantes do governo municipal e estadual, além de líderes comunitários e sociais.

A cerimônia teve início com um discurso emocionante da presidente da Rede, Márcia Spanghero, que destacou os desafios e conquistas ao longo dessas cinco décadas de atuação. “Este livro é um tributo a todos que, de alguma forma, contribuíram para nossa missão de levar esperança e cuidado a tantos pacientes. Cada página conta uma história de amor e dedicação”, afirmou Márcia.

O Centro Universitário de Adamantina, um dos apoios culturais da obra, reforçou seu compromisso com a comunidade e com causas sociais. Representando o reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, a Profa. Dra. Liliana Nicoletti Toffoli, pró-reitora de extensão, destacou a importância de parcerias como essa para fortalecer iniciativas locais. “Nos sentimos honrados em apoiar a Rede de Combate ao Câncer e celebrar junto com eles este marco histórico. O Centro Universitário de Adamantina sempre estará de portas abertas para contribuir com projetos que fazem a diferença na vida das pessoas”, declarou.

Também estiveram presentes na cerimônia a Profa. Dra. Márcia Zilioli Bellini, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, e a diretora de comunicação, Jesana Lima, que também atuou como mestre de cerimônia da noite.

O ponto alto da noite foi a apresentação do livro, que traz depoimentos de pacientes, histórias de superação e a trajetória dos voluntários que dedicaram parte de suas vidas à causa.

A autora do livro, Neusa Andrian Balzanini, emocionou o público ao compartilhar suas motivações para escrever a obra. “Este livro é uma homenagem a todos que passaram pela Rede de Combate ao Câncer de Adamantina. Cada história aqui contada reflete a coragem, a resiliência e o amor incondicional de todos os envolvidos. Espero que estas páginas inspirem mais pessoas a se unirem a esta causa tão nobre”, disse Neusa.

Os convidados também puderam adquirir exemplares do livro, cuja renda será revertida para as atividades da Rede de Combate ao Câncer, contribuindo para a continuidade dos projetos e do atendimento aos pacientes.

Encerrando a cerimônia, os representantes da Rede agradeceram o apoio do Centro Universitário de Adamantina e de todos os envolvidos na realização do evento. “A Rede de Combate ao Câncer é um exemplo de dedicação e solidariedade. Adamantina tem muito orgulho de ter uma instituição como essa, que tanto faz pela nossa população”, concluiu um dos organizadores.

O lançamento do livro “50 Anos Plantando Amor” não apenas celebrou uma trajetória de sucesso, mas também renovou o compromisso de todos os envolvidos em continuar plantando amor e esperança nos corações daqueles que mais precisam.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!