
Diversas iniciativas estão sendo promovidas em Adamantina para impulsionar o Turismo Rural no Município.
Uma das iniciativas realizadas recentemente é o curso de promoção e comercialização de turismo rural, que encerrou novo módulo com evento gastronômico no último 15 de novembro, na Estância Santo Antônio, que fica na vicinal Plácido Rocha.


A qualificação, que visa sensibilizar e capacitar os proprietários rurais para receber turistas, objetiva fomentar a atividade como uma nova fonte de renda, seja para a visitação monitorada, degustação da produção e interações que podem acontecer no ambiente rural, destacou o portal Siga Mais.
O curso, promovido pela Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Adamantina e tem como parceiros o Sebrae e a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, já trabalhou temas como oportunidades de empreender, identidade e cultura, gestão do empreendimento, atrativos turísticos, ponto de venda de produtos rurais, hospedagem, alimentação, atendimento e encantamento de clientes. O atual módulo abordou um resgate cultural e gastronômico de sabores.

Para o encerramento desta etapa, foi realizado um festival tendo como foco a valorização da gastronomia local, fazendo uso de receitas locais, ensinando os participantes a como operacionalizar as ações e, ainda, um evento, onde foram apresentados os produtos da Rota das Frutas.
“A iniciativa do turismo rural busca trazer para essas rotas o turista adormecido”, disse o secretário de Cultura e Turismo Sérgio Vanderlei, referindo-se sobretudo ao público local e regional que poderá se apoderar e usufruir dessas alternativas que estão sendo propostas. “É um turismo que pode, além de oferecer entretenimento, também gerar emprego e renda”, completou. “O turismo rural tem sido bastante incentivado e o próprio governo estadual tem cobrado que as cidades realizem ações e rotas como essa que está sendo desenvolvida hoje”, encerrou o gestor municipal da área, ao Siga Mais.
O turismo rural pode movimentar até 52 atividades econômicas, e por isso é um grande impulsionador do desenvolvimento local e da inclusão social, além de promover o patrimônio cultural de uma comunidade.

