Connect with us

Cidades

Adamantinense concorre ao “Troféu Siriema”

Publicado

em


A região da Nova Alta Paulista será representada na categoria Produção Acadêmica na final do Troféu Seriema – 21º Prêmio CREA de Meio Ambiente. São 21 trabalhos finalistas que concorrem em sete categorias.

O adamantinense Tiago Rafael Alves dos Santos, escritor e diretor da Escola Pércio de Flórida Paulista estará disputando do evento que acontece no dia 24 de novembro em Goiânia.

As categorias são: Sociedade Sustentável, Imprensa, Biodiversidade, Gestão Empresarial para ODS, Inovação, Produção Acadêmica e Elementos Naturais. Os vencedores de cada modalidade serão conhecidos durante a solenidade de premiação, que será realizada no dia 24 de novembro, em Goiânia, onde os projetos ganhadores serão premiados com o Troféu Seriema.

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Profissional, professor Mestre Tiago Rafael dos Santos Alves, é finalista na modalidade Produção Acadêmica, com a dissertação “Educação ambiental na escola: Análise didático-pedagógica do Ribeirão dos Ranchos (Adamantina-SP)”. A orientação é do professor Dr. Guilherme Marini Perpétua.

“É inexplicável o sentimento de concorrer ao Troféu Seriema. É uma premiação que grandes nomes renomados já concorreram e ainda concorrem. Sinto-me honrado em poder representar a FCT, o Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Profissional, e a rede de ensino pública e estadual”, completa o egresso.

Tiago abordou aspectos teórico-metodológicos da Educação Ambiental na Educação Básica, a partir de experiências desenvolvidas com alunos da Escola Estadual Hellen Keller, em Adamantina.


O pesquisador discutiu os desafios da Educação Ambiental na recente modalidade de ensino implantada nas escolas públicas estaduais paulistas, por meio do Programa Ensino Integral (PEI), em especial nas chamadas disciplinas eletivas. Tiago desenvolveu o fazer pedagógico e refletiu sobre ele, à luz de teorias contemporâneas, caracterizando a chamada práxis, que se constitui no desenvolvimento da ação e posterior reflexão sobre ela, contribuindo para que as próximas ações sejam mais amadurecidas.

Segundo Tiago, “a sistematização dessas reflexões contribui para que outros professores tenham elementos para refletirem sobre a sua própria prática docente, criando uma espiral ascendente de enriquecimento pessoal e profissional”.

O Troféu Seriema foi lançado em 2001 pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de Goiás. O Prêmio CREA de Meio Ambiente foi pioneiro no Estado de Goiás no reconhecimento de práticas de toda sociedade, que geraram e geram uma rica reflexão sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. A premiação já recebeu a inscrição de mais de 1.000 trabalhos, sendo entregue há 19 anos aos vencedores, reconhecendo o mérito de ações que se destacaram pela excelência de suas contribuições na preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente, na melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.

Cidades

Audax/Unimed/DM Esportes Sub-16 é campeão do Futsal no Paraná

Published

on

A categoria Sub-16 do Futsal do Audax / Unimed/ DM Esportes, do treinador Elvis Basílio, sagrou-se campeão no Futsal no Paraná.

A conquista do título do Sub 16, do Audax/ Unimed/ DM Esportes, foi na cobrança de penalidades por 2 a 0, convertida pelos jogadores Marcos e Guilherme, após o empate no tempo normal em 1 a 1, contra o time da Sharks Academia de Itaberá/SP, com o gol marcado por José Eduardo.

ARTILHEIRO E DESTAQUE

A equipe teve ainda na competição, os jogadores Matheus Rangel com 6 gols (Artilheiro) e Miguel Esperandio (Destaque).

O evento esportivo reuniu equipes dos Estados do Paraná e São Paulo, e foi realizada nos dias 16 a 21 de julho, na Copa Interestadual de Futsal de Base de Salto Itararé.

O time adamantinenense do Audax / Unimed/ DM Esportes, representou Município também nas categorias Sub-10 e Sub-14, que foram eliminadas na primeira e segunda fase respectivamente.

 

 

Continue lendo

Cidades

Obras de campos sintéticos são iniciadas no Bela Vista e Parque dos Pioneiros

Published

on

Tiveram início as obras de construção de dois campos sintéticos no Jardim Bela Vista e no Parque dos Pioneiros, em Adamantina. O Parque Itamaraty e Jardim Brasil também devem receber novas estruturas para a prática esportiva.

No Bela Vista, a Prefeitura realizou a terraplanagem. Já no Parque dos Pioneiros, o serviço de concretagem foi finalizado. E, nas próximas semanas, o Município vai instalar a grama sintética, com metragem de campo médio oficial.

Também, no Jardim Brasil, a Prefeitura vai instalar estrutura similar com recursos próprios. E, no Parque Itamaraty, a implantação de campo society será possível a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil.

“É mais um trabalho que contempla os bairros de nossa cidade, oferecendo uma estrutura mais adequada para a prática de esportes”, destacou o gestor municipal.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Alcio afirma que grupo está aberto ao diálogo e há possibilidade de novas alianças

Published

on

O pré-candidato a prefeito de Adamantina, Alcio Ikeda Jr (Republicanos) esteve no programa Entrevista da Semana, transmitido ao vivo pela TV Folha Regional na manhã da última segunda-feira (15) para falar sobre os pilares e o andamento da sua pré-campanha para as Eleições Municipais 2024.

Após se apresentar, destacou ser vereador no exercício do segundo mandato na Câmara Municipal e revelou o motivo pelo qual decidiu colocar o seu nome para concorrer ao comando da Prefeitura. “Isso foi uma construção natural de toda a minha trajetória política. Desde quando estive na Secretaria de Obras e depois como vereador, a própria população foi projetando esse idea do meu nome como um possível pré-candidato a prefeito. Em 2020 as pessoas me perguntavam. Então, digo que não foi uma decisão minha, veio uma construção da própria população”.

Com relação aos pilares que defende neste período de pré-campanha, Alcio disse que estão em construção nas visitas e reuniões que vêm sendo realizadas com a população, entidades, empresas e demais segmentos da sociedade para que o plano de governo seja apresentado na campanha.

Alcio representa cinco legendas (Republicanos, podemos, MDB, PL e União Brasil) e falou se o grupo pode ser ampliado. “Precisamos estar sempre abertos ao diálogo. Temos uma identidade muito bem consolidada entre esses cinco partidos, porém, estamos ainda em um período que antecede as Eleições, então estamos dispostos a conversar, a ouvir e, sendo compatível com todos os princípios e valores que defendemos, acredito que aliança não é algo que a gente descarta. Se for boa política é possível”.

A entrevista completa está disponível no portal adamantinanet.com.br e na página do Folha Regional Oficial no Facebook.

 

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!