Connect with us

Cidades

Odontologia comemora 20 anos da disciplina de Implantodontia em simpósio

Publicado

em

O curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina comemora nesta terça-feira, 31, os 20 anos de existência da disciplina teórico-prática de Implantodontia, na matriz curricular da graduação. Com pioneirismo reconhecido no país, a disciplina é citada em artigos científicos e teses de doutorado.

A programação do Simpósio de Implantodontia prevê palestras nos períodos da manhã e da tarde, das 7h30 às 17h30, no Auditório Miguel Reale, Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, 1.000).

“A disciplina de Implantodontia Clínica na FAI foi criada para dar uma formação mais completa aos nossos alunos, em uma época que esta área era pouco explorada na graduação. Então, fizemos um projeto dentro da disciplina para os alunos terem, além do conhecimento teórico/laboratorial, também a parte clínica, com atendimento aos pacientes de Adamantina e região”, explica o pioneiro da implantação, Prof. Dr. Marcos Tadeu Adas Saliba.

Marco na história do curso 

O docente frisa ser um “orgulho” para o curso falar dos 20 anos de história, “sabendo que temos muitos alunos formados com essa base completa que a disciplina oferece e com diversos pacientes reabilitados com implantes nesse período, devolvendo a função mastigatória e estética, possibilitando, assim, uma melhora na condição de vida, conforto e autoestima”.

Atualmente, os docentes Prof. Dr. Marcos Tadeu Adas Saliba, Prof. Dr. Jean Paulo Rodolfo Ferreira, Prof. Dr. Cláudio Maldonado Pastori e Prof.ª Ma. Lilian Merino Rodolfo Saito lecionam a disciplina de Implantodontia.

“A disciplina de Implantodontia da FAI é um diferencial muito grande no curso de Odontologia, por ser pioneira no país e sendo reconhecida e citada em artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, Prof.ª Dra. Lithiene Ribeiro Castilho Padula, grande parte das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul e sudeste do Brasil, especialmente as particulares, ainda não ofertam a disciplina de implantodontia e quando ofertada tende a ser obrigatória e teórica apenas.

“Em nosso curso, a disciplina é teórico/prática realizada na clínica-escola. Há 20 anos, desde o início desta graduação, de forma inédita, o aluno instala implantes e confecciona próteses sobre implantes, haja vista a complexidade deste procedimento e diferencial oferecido a estes estudantes que serão lançados no mercado de trabalho com perfil generalista e com habilidade para diagnosticar, planejar e até mesmo realizar em alguns casos selecionados o tratamento nesta área tão promissora da reabilitação. Em nome do curso de Odontologia parabenizo os docentes pelo trabalho de excelência realizado ao longo dos anos, trazendo inúmeros benefícios a esta instituição”, finaliza a coordenadora.

Em 2003, a disciplina de implantodontia teve início na instituição com os professores Marcos T. A. Saliba e Fellippo Ramos Verri.

Programação

Das 8h às 8h30, o Prof. Dr. Marcos Tadeu Adas Saliba irá palestrar sobre a “História de 20 anos de Clínica de Implantodontia na graduação da FAI”. Na sequência, das 8h30 às 10h, o Prof. Dr. Fellippo Ramos Verri ministrará a respeito da “Cirurgia guiada em Implantodontia: mito ou realidade?”.

Haverá meia hora de intervalo para das 10h30 às 12h, a Prof.ª Dra. Juliana Brunetto apresentar sobre “Revelando a harmonização full face: do planejamento a sua execução”. Das 13h30 às 15h, o Prof. Dr. Tárik Polo irá ministrar sobre “Reabilitação Bucal pela técnica All on Four”. Essa técnica é destinada à reabilitação oral de arcada completa.

Após o intervalo de 30 minutos, o CEO da Techsuture Suturas Cirúrgicas, Newton D’Ávila, palestrará sobre “Odontologia: Tendências, gestão e materiais de alta performance”, das 15h30 às 17h.

Publicidade

Cidades

Capoeira de Adamantina é medalha prata nos Jogos Regionais de Tupã

Published

on

Representando a capoeira de Adamantina, Kelvin Alessander Pereira ficou com a medalha de prata nos Jogos Regionais Realizado que está sendo realizado na cidade de Tupã.

Fabio Luiz Mattos Ribeiro de Marilia ficou com a medalha de ouro na categoria meio pesado.

Ainda Igor Gabriel Soares na categoria médio ficou em quarto lugar e Suelen Benedita Rocha Lhana ficou na sexta colocação.

A capoeira foi uma das modalidades disputadas nos Jogos Regionais em Tupã, sendo considerado um sucesso a disputa da categoria que contou com a participação de diversas cidades.

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Adamantina parabeniza todos os atletas que representaram brilhantemente o Município nos Jogos Regionais em Tupã.

 

 

Continue lendo

Cidades

Vereadores pedem informações sobre auxílio enchente pago às famílias pelo Município

Published

on

No mês de novembro do ano passado Adamantina foi atingida por uma chuva torrencial que causou enchentes e estragos em diversos pontos. Por isso, em dezembro de 2023, a Prefeitura enviou Projeto de Lei à Câmara para promover ajuda financeira pecuniária eventual e temporária às famílias que sofreram prejuízos em suas residências.

Após ser aprovado no Legislativo, o auxílio enchente passou a ser pago pelo Executivo, em parcelas mensais, no início de 2024.

Na última sessão da Câmara foi apresentado o Requerimento nº 082/2024 que visa o acompanhamento da concessão do benefício. Por este motivo solicitou informações sobre “o valor do auxílio, quando foi pago no mês de junho e qual dia do mês deve ser pago aos munícipes cadastrados.” Porém, os autores não justificaram no documento o motivo da solicitação.

A finalidade da ajuda, segundo o Município, é de apoiar a retomada das condições básicas de subsistência e garantia do mínimo necessário à manutenção da dignidade da pessoa humana.

O valor a ser concedido, conforme o PL, era de um a dois salários mínimos, com duração de até um ano.

O requerimento legislativo foi enviado para resposta do Executivo dentro do prazo estabelecido por lei.

 

 

Continue lendo

Cidades

Receita Federal fecha agência de atendimento presencial em Adamantina

Published

on

A Receita Federal do Brasil fechou a agência de atendimento presencial em Adamantina. O serviço, que funcionava na Alameda Fernão Dias, já está desativado. O imóvel era alugado. O mobiliário, equipamentos e elementos da identificação visual foram retirados. Um comunicado na porta informa sobre a medica e orienta os contribuintes sobre outros meios de atendimento.

De acordo com o comunicado, que trata o serviço presencial como “encerrado” no local, os atendimentos relativos ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) podem ser realizados no site da Receita Federal, nos conveniados Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios) ou por meio do endereço eletrônico [email protected].

Ainda de acordo com o texto, outras orientações e informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico [email protected].

A mesma informação sobre o fechamento do atendimento presencial em Adamantina está disponível no site da Receita Federal, com a anotação de “suspensa”:

Em agosto de 2019 a mesma decisão ocorreu em Dracena, quando foi anunciado o fim do atendimento presencial naquela cidade. Na ocasião, a medida foi tomada em razão da diminuição no quadro de servidores, diante de aposentadorias, e sem perspectiva, à época, pela contratação de novos funcionários. A orientação aos dracenenses, cinco anos atrás, é que o público teria atendimento presencial em Adamantina, agora também fechada.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!