Connect with us

Cidades

Voleibol masculino e feminino de Adamantina disputam as finais da Copa Super Paulista

Publicado

em

As equipes de voleibol masculino e feminino de Adamantina disputarão as finais da Copa Super de Voleibol Paulista.

As finais serão realizadas na cidade Presidente Prudente no dia 1º de outubro na Quadra Poliesportiva do PUM- Parque de Uso Múltiplo.

As partidas serão disputadas no melhor de 5 sets, conforme regulamento da competição.

Confira a programação dos jogos:

Voleibol Feminino 09h00: OSVALDO CRUZ X TUPÃ (3º e 4º Lugar)

Voleibol Feminino 10h30: PRESIDENTE PRUDENTE X ADAMANTINA (1º e 2º Lugar)

Voleibol Masculino 12h00: RINÓPOLIS X LUCÉLIA (3º e 4º Lugar)

Voleibol Masculino 13h30: PRESIDENTE PRUDENTE X ADAMANTINA (1º e 2º Lugar)

 

 

Publicidade

Cidades

Estudantes de Psicologia visitam exposição sobre Nise da Silveira em Bauru

Published

on

No último dia 11 de novembro, os alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina realizaram uma visita à exposição sobre Nise da Silveira, no Sesc Bauru.

A visita dos 20 estudantes foi acompanhada pelos docentes Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rumin, Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e Prof.ª Dra. Maria de Fátima Belancieri.

A exposição “Nise: A Revolução pelo Afeto” apresenta as contribuições de Nise da Silveira (1905-1999) ao desenvolvimento de formas de cuidado para as pessoas que vivenciam modos severos de sofrimento psíquico.

A mostra também apresenta os artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), como Adelina Gomes, Arthur Amora, Beta d’Rocha, Fernando Diniz, Carlos Pertuis, entre outros.

Nascida em Maceió (AL), Nise da Silveira foi uma médica brasileira reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Seu trabalho revolucionou o tratamento psiquiátrico, tendo a arte e o afeto como metodologia. 

“Enquanto a ciência do início do século XX buscava identificar intervenções farmacológicas e cirúrgicas para aplacar os sintomas de indivíduos com agravos à saúde mental, Nise da Silveira dedicou-se a elaborar dispositivos de artes plásticas e terapia ocupacional como recursos de cuidado”, ressalta o Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rumin.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina receberá Papai Noel no dia 10 de dezembro no Parque dos Pioneiros

Published

on

Programação contará com brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, apresentações circenses, de corais e de balé

Como o Papai Noel chegará em Adamantina? Esta, sem dúvida, é uma pergunta muito comum, ainda mais com a proximidade da chegada dele no município.

O que já se sabe é que a Prefeitura de Adamantina fará uma programação especial para marcar a chegada do “bom velhinho” que terá início às 16h no Parque dos Pioneiros. Já a previsão de chegada do Papai Noel no município está prevista para  às 18h.

A programação contará com brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce de forma gratuita, apresentações circenses, de corais e de balé.

“Como em todos os anos, a programação será especial, pois a chegada do Papai Noel já é tradicional em nosso município. Esperamos que a população prestigie e se encante com todas as surpresas que estão sendo preparadas para esse dia”, afirma Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de cultura e turismo de Adamantina.

Além da chegada do Papai Noel, haverá ainda uma programação nas duas semanas que antecedem ao Natal. Tanto a Praça Élio Micheloni como as principais ruas da cidade serão palco de diversas atividades culturais.

E o período ainda é marcado pelo “Concurso Natal Mágico” que é uma iniciativa que visa premiar as lojas mais bem enfeitadas. As inscrições seguem até o dia 5 de dezembro e a premiação acontecerá no dia 18 de dezembro também na Praça Élio Micheloni.

Pontos que foram enfeitados na cidade

A abertura oficial do Natal Mágico 2023 já foi realizada e agora toda a cidade já teve os enfeites acesos.

Os enfeites, luzes e arranjos foram instalados no Cristo, na Rodoviária, no Paço Municipal, na Câmara Municipal, na Praça Élio Micheloni, no Pontilhão da Rua Joaquim Nabuco, no Parque dos Pioneiros, no Parque Caldeira e na passagem Roberto Antonio Romanini.

Os postes em diversas ruas também serão iluminados como uma forma de levar as luzes do natal para toda a cidade.

Poste nas redes sociais e marque a Prefeitura de Adamantina

Aqueles que forem visitar as decorações e desejarem ter suas fotos repostadas nas páginas da Prefeitura de Adamantina devem mencionar na publicação a #natalmagicoadamantina e marcar o @prefeitura.adamantina.

 

 

Continue lendo

Cidades

Escolas de ensino fundamental de Adamantina promovem Feira de Empreendedorismo

Published

on

Com o objetivo de incentivar os alunos a quebrar paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais de Adamantina estão recebendo educação empreendedora proposta pelo Sebrae.

O curso traz como proposta a apresentação da pesquisa de preço, itens para aquisição dos produtos que serão comercializados, funcionamento do caixa, divulgação dos produtos que seriam vendidos e, ainda, o catálogo.

Na EMEF Navarro de Andrade, a Feira do Empreendedorismo está acontecendo durante todo o dia e o período da manhã contou com a participação de toda comunidade escolar.

Maria Clara de Paula Alcântara, aluna do 5º ano C, disse que participar foi muito legal. “Nós planejamos todas as etapas desde a aquisição dos ingredientes que foram doados pelos nossos pais como até a venda que conseguimos em pouco tempo vender tudo o que fizemos”, conta.

A diretora da unidade, Valéria Cristina de Souza Porfírio, explica que em outras salas, a escola financiou a aquisição dos produtos e que agora, após a venda, será devolvido o recurso e o lucro ficará para os alunos.

“Podemos afirmar que nossas expectativas foram superadas. A feira começou às 7h30 e antes das 8h já não tínhamos mais nada para vender. Ficamos felizes com o envolvimento dos pais no projeto e na educação empreendedora que estamos oferecendo aos nossos alunos”, assegura.

O primeiro ano vendeu ervas aromáticas, já o assunto do segundo ano foi “descobrindo alimentos e temperos naturais”, o terceiro ano trabalhou a temática brinquedos ecológicos, o quarto ano promoveu um show de talentos e o 5º ano fez um espaço gastronômico.

Além da feira já realizada na EMEF Navarro de Andrade, a programação ainda acontecerá na EMEF Eurico Leite de Morais na próxima segunda-feira (4) a partir das 18h e na EMEF Teruyo Kikuta na próxima quarta-feira (6), a partir das 19h.

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!