Connect with us

Cidades

ExpoVerde 2023 terá palestra gratuita sobre a Implantação de biodigestores como ferramenta geradora de economia e responsabilidade social

Publicado

em

A ExpoVerde 2023 acontecerá de 5 a 10 de setembro, além de rodeios, shows e parque de diversão, a programação também trará conhecimento, pois foi criada a Arena de Inovação e Ideias. 

A idealização do espaço é da Prefeitura de Adamantina em parceria com o CREA-SP.

No dia 9 de setembro, a partir das 10h30 será apresentada a palestra gratuita com o tema “Implantação de biodigestores como ferramenta geradora de economia e responsabilidade social”.

O palestrante será Luis Augusto da Silva Cunha, presidente da Cooperamis de Presidente Prudente, advogado e mestre em Direito Ambiental.

De acordo com Cunha, os biodigestores HomeBiogas são uma solução eficaz, sustentável e escalonável para a gestão de resíduos orgânicos. A tecnologia faz o gerenciamento de restos de comida e até mesmo fezes, transformando-os em matéria prima para geração de biogás para cozinhar e biofertilizante rico em matéria orgânica para o fortalecimento do solo.

“Através da biodigestão é gerado o gás biometano, que pode ser utilizado para cozinhar. Cada biodigestor pode gerar o equivalente a 2,5 botijão de gás/mês no sistema 7.0 e 01 botijão de gás/mês no sistema 2.0”, explica.

 

Ele ainda afirma que a implantação de biodigestores, além da mitigação de gases do efeito estufa, também é uma ferramenta para saneamento básico, sendo uma solução eficaz para comunidades afastadas e carentes.

 

“A separação dos resíduos orgânicos para gerenciamento no biodigestor indiretamente faz com que o único lixo que reste seja seco e limpo, colaborando com a reciclagem”, salienta.

 

As inscrições para essa ou outras palestras podem ser efetivadas diretamente no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbm-uLC_fwzooKajgky7__hG6LkWNBRP1n0XKU1mr9F6PmGA/viewform

 

Programação das palestras

 

6 de setembro

9h – “Pecuária Leiteira”

10h30  – “Planejamento comercial no agronegócio: acesso ao mercado”

14h – “Meio ambiente e Proteção animal”

15h30 “Mitos e curiosidades sobre serpentes e aves de rapina”

 

7 de setembro

9h – “Café Robusta”

14h – “Imposto de renda: desafios e particularidades ao produtor rural” e “O uso de EPI’s na aplicação de defensivos agrícolas: desafios legais e práticos”

15h30  – “Uso correto de EPI’s na área urbana e área rural”

 

8 de setembro

 

9h – “Métodos de confinamento”

10h30 – “ABCZ”

11h30  –  “Manejo de ovinos”

14h – “Reanimação Cardiopulmonar e Manobras de Desengasgo”

15h30 – “Drones no Agronegócio”

 

9 de setembro

9h – “Novas ferramentas e tecnologias para Amendoim”

10h30 – “A implantação de biodigestores como ferramenta geradora de economia e responsabilidade social

14h-  “Como montar e cuidar de vasos e jardineiras: dicas para iniciantes”

15h30 – ” O Direito Ambiental”

 

Publicidade

Cidades

Equipes da Escola Eudécio Luiz Vicente participam do JEESP em Praia Grande

Published

on

As equipes da E.T.C. Prof. Eudécio Luis Vicente de Adamantina (Escola Industrial), representará o município de Adamantina, nos dias 23 a 25 de junho em Praia Grande, nas finais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

As equipes adamantinenses estarão participando na disputada competição nas modalidades de Voleibol Masculino e Feminino, Dama e Xadrez.

As disputas dos jogos darão classificação para os Jogos Escolares Brasileiro (JEB) que acontecerá em Recife.

“Sabemos que a nossas equipes irão encontrar dificuldade, com os adversários, mas estamos confiantes e vamos em busca da classificação, para próxima fase”, ressaltou o professor Rildo Araújo “Xapuri”.

 

Continue lendo

Cidades

Capoeiristas de Adamantina ganham cinco medalhas em Campeonato Interestadual

Published

on

O Grupo de Capoeira Estrela da Barra representou Adamantina e levou cinco atletas para disputar o Campeonato Interestadual de Jaguapitã (PR), organizado pelo Mestre Corvo no último domingo (16).

Os capoeiristas adamantinenses tiveram um grande desempenho e conquistaram cinco medalhas: na categoria Master masculino – Juvêncio Pereira Rocha “Batman”, na categoria Master feminino – Edicleia Ramalho da Cruz Rocha “Pantera” e na categoria Infantil masculino – Pedro Pereira Rocha Neto “Profeta” ficaram em 2º lugar [eles são da mesma família, sendo o pai, a mãe e o filho]; categoria Profissional feminino – Suelen Rocha (3º lugar); categoria Adulto masculino – João Marcos Cipriano “Amarelinho” (4º lugar).

“Foi uma competição bastante equilibrada, com atletas de diferentes estados brasileiros, o que mostra que a Cpoeira também é um esporte de alto nível. E felizmente conseguimos levar o nome de Adamantina ao pódio por cinco vezes”, comentou Suelen.

O Grupo Estrela da Barra existe desde o ano 2000 em Adamantina – antes chamado de União da Barra – e é liderado pela mestra Sara.

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

Published

on

Por: Tiago Rafael dos Santos Alves

No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da disciplina eletiva “Como melhorar o meio em vivo?”, realizada em parceria com a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA).

Na oportunidade, os alunos também foram agraciados com uma Moção de Congratulações e Aplausos, indicada pelo vereador e supervisor de ensino, Prof. Hélio José dos Santos, subscrita por todos os demais edis.

Cumpre destacar que, a referida moção também se estendeu aos Profs. Tiago e Magali, bem como aos Srs. Paulo Alves de Araújo, Diretor da EE Helen Keller e Thiago Ribeiro Benetão, Secretário de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), bem como aos servidores desta pasta.

Para o Prof. Hélio, “atividades e parcerias como estas, possibilitam a ampliação e do envolvimento e da aprendizagem dos nossos alunos com os conteúdos e temas inerentes ao projeto, e também despertam uma urgente conscientização destes e da população sobre a necessidade da preservação e conservação ambiental”, destaca.

Já para o Secretário da SAAMA, Thiago Benetão, “ficamos felizes em poder contribuir com esse processo. A Educação Ambiental é algo extremamente necessário no contexto global e local. Agradecemos pela parceria realizada junto à EE Helen Keller, bem como à Câmara Municipal de Adamantina, pela moção concedida à nossa Secretaria”.

Os professores Tiago e Magali destacam que, no próximo semestre haverá continuidade desta disciplina, tendo em vista a sua demanda e relevância em nossa comunidade escolar. “Acreditamos no poder da educação, e é só por meio dela que conseguiremos ter jovens protagonistas”, acrescentam.



Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!