Connect with us

Cidades

Bombeiros salvam recém-nascidos vítimas de engasgamento em intervalo de 35 dias, em Adamantina

Publicado

em


Em um período de 35 dias, o Corpo de Bombeiros salvou dois bebês recém-nascidos, ambos com menos de um mês de vida, que estavam sendo vítimas de engasgamento com leite materno, em Adamantina (SP).

O caso mais recente aconteceu nesta terça-feira (21), quando os pais, ao perceberem que Sofia, de 11 dias, estava se engasgando com o leite, se dirigiram à corporação em um momento de desespero.

Assim que chegaram no local, receberam ajuda do Comandante da Prontidão Verde, Gabriel Valente Silva, que estava realizando uma atividade física em frente ao quartel e percebeu a movimentação.

“Eu estava realizando uma atividade física, correndo em frente ao quartel, e percebi que passou um carro com velocidade acima do normal. Eu vi que, na sequência, ele imbicou na entrada do quartel e buzinou. Eu fiz a meia volta, corri em direção [ao carro] e já imaginei alguma situação de atendimento emergencial. Aí a mãe saiu com a neném no colo, eu já fui ao encontro e perguntei ‘tá engasgada?’, aí eu peguei a criança e iniciei a manobra de desengasgamento”, relembrou.


O bombeiro, que está na corporação há 23 anos, citou que “na hora do atendimento, a gente não tem a concepção que está ali, salvando uma vida”.

“Tem que se empenhar no atendimento e fazer aquilo que fomos treinados para fazer. A gente faz a ação meio que instintivamente. Depois, com o resultado positivo, na hora que você olha a bebezinha com o comportamento normal, o alívio do pai e da mãe, aí parece que cai um pouco da ficha que, ali, era uma situação extrema. O sentimento é indescritível, faz bem para a nossa alma, para o nosso espírito. Graças a Deus, essa é a nossa missão primária nessa profissão: salvar vidas”, pontuou o Comandante Gabriel Valente Silva.

O profissional, então, utilizou a Manobra de Heimlich para desengasgar a vítima, fazendo com que a bebê voltasse a respirar.

Após a manobra, a pequena Sofia foi encaminhada à Santa Casa de Misericórdia de Adamantina para passar por uma avaliação da equipe médica de plantão. A bebê passa bem, segundo o Corpo de Bombeiros, e já está em casa com os pais, fora de risco.

A mãe da recém-nascida, Débora Taís Carneiro de Melo, conversou com o g1 e enalteceu o trabalho do Corpo de Bombeiros naquele momento.

“Eu percebi que ela estava engasgada, o meu marido pegou o carro e, quando chegamos perto da base da polícia, na minha cabeça veio, na hora, a ideia de ir para o Corpo de Bombeiros. Quando chegamos lá, buzinando, eu estava apavorada, e o sargento me ajudou, fez os primeiros procedimentos, e eu vi que ela começou a chorar e estava bem. Eu fui acalmando aos poucos, mas foi um susto muito grande. Se não fosse eles [bombeiros], eu não sei nem se ela estaria aqui hoje”, lembrou Débora.

Momento em que o bombeiro consegue desengasgar a recém-nascida, de apenas 11 dias, em Adamantina (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros

Primeira ocorrência

No dia último 14 de fevereiro, uma situação parecida já havia acontecido no mesmo quartel: os pais de um bebê, à época, com 22 dias vida, levaram o recém-nascido até o local enquanto ele se engasgava com leite materno.

Um dos responsáveis pelo salvamento, o cabo Vinícius Cruz relembrou como a situação aconteceu.

“Era no fim da tarde, a guarnição do caminhão já estava se preparando para ir para outra ocorrência, quando eu olhei para o portão principal e veio um carro da rua para o interior do quartel, em alta velocidade. Na hora que eu fui abordar, o pai já desceu falando ‘bombeiro, bombeiro, o meu filho está engasgado'”, disse.

Quartel do 2º Pelotão de Bombeiros, em Adamantina (SP) — Foto: Soldado Rafael Proença

“A mãe saiu do banco de trás, com o bebê já bem roxo, desfalecido, e entregou na minha mão. Ela chorava bastante falando que o bebê dela morreu e, de imediato, eu já peguei o bebê e comecei a executar a Manobra de Heimlich. Nas primeiras tapotagens, o bebê expeliu o que provavelmente era leite materno, e já começou a fazer menção de choro e ficou respirando e consciente. A mãe ficou aliviada e, assim que desengasgou, a gente levou o bebê para o pronto-socorro”, acrescentou Cruz.

Sobre salvar uma vida, o cabo disse que “não existe dinheiro no momento que pague este sentimento”.

“O sentimento de salvar uma vida é algo gratificante. Não existe dinheiro no mundo que pague este sentimento de você poder estar entregando uma pessoa com vida para família. Nós, bombeiros, estamos constantemente treinando. Todo ano passamos por atualizações e, durante o serviço de 24 horas, treinamos para os mais diversos tipos de ocorrência. Os sargentos Borges e Tinetti estavam comigo na hora das manobras. Os cabos Farina e Marcelo e o soldado Diego foram confortar a família enquanto eu executava a manobra”, concluiu.

Momento em que os bombeiros cercavam e realizavam as manobras para salvar recém-nascido de 22 dias, em Adamantina (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros

“Nesse dia, eu estava mais perto, mas qualquer bombeiro que estivesse perto também saberia executar [a manobra] e executaria com maestria. Naquele dia, eu fui o sorteado, Deus me escolheu para estar ali, ajudando aquela família. Para a mãe, deve ter sido um alívio que não tem preço. Depois eu vi nas imagens da câmera que ela se ajoelhou ali e, quando eu vi aquilo, cheguei a me arrepiar”, relatou.

Após o salvamento, a mãe do bebê se ajoelhou no quartel, no dia 14 de fevereiro, em Adamantina (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros

Orientação

A orientação do Corpo de Bombeiros, em casos de engasgamento, é acionar a corporação pelo telefone 193, ou a Polícia Militar, pelo 190.

Enquanto uma viatura segue para o local, o atendente irá orientar sobre as manobras que devem ser realizadas.

Saiba o que fazer quando um bebê engasgar  — Foto: Corpo de bombeiros de SP/Divulgação


 

Cidades

Porco no Rolete com Leilão da ARCA ocorre neste domingo

Published

on

A ARCA (Associação dos Renais Crônicos de Adamantina) promove neste domingo (5), no Recinto Poliesportivo “Sebastião Pires da Silva”, a partir das 11h, mais uma edição do tradicional Porco no Rolete e Leilão de Animais e Prendas.

No variado e delicioso cardápio do almoço típico terá arroz, feijão tropeiro, salada, aperitivos (torresmo e mandioca), além do porco no rolete e, ainda, costelão e doces.

O convite individual do evento é R$ 50,00 – vendas limitadas –, valor que não inclui bebidas, bem como não haverá entrega de marmitex.

Toda a renda arrecadada durante o Porco no Rolete com Leilão de Animais e Prendas será revertida para a manutenção dos fundamentais serviços prestados aos renais crônicos pela Associação, que fica localizada na Rua Mário Olivero, nº 245 – atrás da Santa Casa de Adamantina.

Entrar em contato para doações e outras informações nos telefones (18) 3521 5089 ou 99708 6647.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Devido ao final do prazo para título, Cartório Eleitoral faz plantão neste final de semana

Published

on

Em razão do prazo para quem precisa tirar ou regularizar o título para votar nas eleições municipais deste ano, que se encerra no dia 8 de maio, o cartório Eleitoral de Adamantina funcionarão em sistema de plantão neste final de semana. Trata-se de uma medida do TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) adotado por todos os cartórios do estado.

O expediente no sábado (4) e no domingo (5) terá início às 11h e seguirá até às 17h. O atendimento obedece a ordem de chegada do cidadão, exceto em casos prioritários.

Também haverá ampliação do funcionamento na segunda (6), terça (7) e quarta (8), quando o Cartório fica aberto das 9h às 17h.

De acordo com informações do TER/SP, neste período o eleitor pode solicitar o título ou regularizar a situação eleitoral e ficar apto para exercer o direito do voto nas eleições a prefeito, vice e vereadores marcadas para o dia 6 de outubro. Isto porque, para que a Justiça Eleitoral organize a votação tendo o número definido de participantes, todo ano eleitoral o cadastro é fechado 150 dias antes da data do pleito, conforme o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

O Cartório de Adamantina está localizado na Alameda Fernão Dias, nº 219 – centro.

 

 

Continue lendo

Cidades

Secretaria de Cultura e Turismo divulga agenda cultural do mês de maio em Adamantina

Published

on

Programação traz exibição de filmes, passeio turístico, oficina e 1º campeonato de skate feminino

A agenda cultural do mês de maio, promovida pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem início nesta sexta-feira(3) com a exibição de filme do Projeto de Difusão do Museu da Imagem e do Som (MIS).

A exibição ainda será realizada nos dias 10, 17 e 24 de maio em três sessões que acontecem às 8h; 13h e 20h. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada na Biblioteca Municipal Jurema Citeli.

Na terça-feira (7), acontecerá o lançamento do Livro “Um Amante na Escuridão” do escritor Alberick Stelian. A iniciativa é promovida por meio dos recursos obtidos através da lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

No dia 13 de maio, a partir das 19h, no Anfiteatro Fernando Paloni, será realizada uma audiência pública para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e para votação do plano municipal.

O segundo cine pipoca acontecerá no dia 14 de maio a partir das 13h no Cine HOS. A programação consiste na exibição gratuita de filmes que estão em cartaz e a iniciativa acontece com recursos da lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Nos dias 16 e 17 de maio, a biblioteca municipal Jurema Citelli recebe crianças para contação de história. Nos dias 18 de maio, das 18h às 22h, o anfiteatro Fernando Paloni recebe o The Valley Talents – “Talentos da Diversidade”.

No dia 19 de maio, será realizado um passeio turístico com saída a partir das 9h na Biblioteca Municipal. A programação tem como objetivo possibilitar que os participantes conheçam os atrativos urbanos do município.

Nos dias 20 e 21 de maio, Adamantina vai receber mais uma programação por ser Ponto MIS. A Oficina Figurino, Luz, Câmera e Ação acontecerá de forma gratuita. As inscrições gratuitas já estão abertas e devem ser efetuadas na Biblioteca Municipal.

Adamantina terá a Loja do Futuro. A implantação do programa no município é uma parceria entre: FECOMÉRCIO, SINCOMÉRCIO Regional Nova Alta Paulista, SESC, SENAC, ACE Adamantina, Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SEBRAE.

O lançamento da iniciativa acontecerá no dia 21 de maio a partir das 19h no anfiteatro municipal Fernando Paloni com a palestra “O impacto da inteligência artificial no varejo”.

A programação ainda terá  Queen Tribute Brasil no dia 23 de maio a partir das 20h no Anfiteatro Fernando Paloni. Os ingressos solidários estão disponíveis no site megabilheteria.com

A agenda cultural chega ao fim com atividades no sábado(25) e no domingo(26). A Casa Afro recebe no sábado (25), o 1º Campeonato Regional de Breaking e Skate Feminino e mais o show de rap com Lucazemici.

Por fim, no dia 26 de maio, Adamantina terá mais uma edição do Circuito Sesc de Artes a partir das 16h no Parque dos Pioneiros.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!