Close Menu
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
Últimas

Adamantina tem cerca de 600 famílias aptas a receber o benefício do programa Gás do Povo

17 de abril de 2026

Amigos do Museu de Adamantina fortalecem ações em prol da cultura local

17 de abril de 2026

Tradicional Torneio de Futebol Médio do Jardim Brasil será realizado neste domingo

17 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
ADAMANTINA NET
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
ADAMANTINA NET
Home»Cidades»Alunos de Etecs e da Fatec de Adamantina embarcam para o Intercâmbio Cultural do CPS
Cidades

Alunos de Etecs e da Fatec de Adamantina embarcam para o Intercâmbio Cultural do CPS

AdamantinaNETPor AdamantinaNET31 de janeiro de 20230
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Na última semana, mais de 260 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Divididos em grupos, eles têm como destinos as cidades de Londres, Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e de Dublin, na Irlanda.

Entre os alunos selecionados, três são de Adamantina: Geovanna Silva Dias, da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente; Thainá Leoncio Gotardo, da Etec Engenheiro Herval Bellusci; e Jose André de Moraes Rio, da Fatec Adamantina.

No início de fevereiro, a adamantinense Geovanna Silva Dias, aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, embarca com destino à cidade inglesa de Cambridge.

Além de Geovanna, outros dois alunos e dois docentes de unidades Centro Paula Souza na cidade foram selecionados para programa de intercâmbios culturais no exterior e já estão vivenciando a experiência de fazer uma viagem internacional, com duração de quatro semanas e tendo a oportunidade de realizar um curso intensivo de língua inglesa e aprender sobre a cultura local.

Thainá Leoncio Gotardo, de 17 anos, é aluna do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da Etec Engenheiro Herval Bellusci. Ela embarcou para a Inglaterra no dia 19 de janeiro. Segundo o diretor da unidade, professor José Geraldo de Souza, está gostando muito e no final de fevereiro retorna ao Brasil.

No final do ano passado, o Diário do Oeste entrevistou a jovem, de 17 anos, logo após ter sido selecionada. Ela classificou a oportunidade como única e como um presente, especialmente por ter descoberto uma grave doença neste mesmo período de 2021. “O ano passado (2021), nessa mesma época, descobri que estava com CA e fizemos rifa pra ajudar no tratamento e hoje estamos fazendo pra viagem”, destacou a jovem. “Sempre sonhei em fazer intercâmbio, mas achava isso impossível, porém como eu sempre falo, não há nada que Deus não possa realizar, não é?”, afirmou a jovem.

Já o acadêmico do curso de gestão comercial da Fatec Adamantina, Jose André de Moraes Rio, de 24 anos, também embarcou este mês com destino a Dublin, capital da Irlanda. José André é o mais experiente dos adamantinenses contemplados pelo Programa de Intercâmbio, mas destacou, também em entrevista no final do ano passado, que iria aproveitar a oportunidade para conhecer toda o Reino Unido (formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e outros países vizinhos.

ÚLTIMOS EMBARQUES

No dia 4 de fevereiro está previsto o embarque do penúltimo grupo, com 20 estudantes de Fatecs, que tem como destino a cidade de Cambridge, na Inglaterra.

Já o último grupo, com saída prevista para 18 de fevereiro, vai para Dublin, na Irlanda. Serão 23 alunos, divididos entre estudantes de Etecs e Fatecs.

O PROGRAMA

O Intercâmbio Cultural beneficia os estudantes inscritos com melhor aproveitamento acadêmico dos cursos e unidades de ensino. Do total de 329 bolsas de estudo oferecidas, 241 destinaram-se às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos EaD. Para as Fatecs, 88 alunos foram selecionados, com 4 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância.

Estão previstas as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo. Acompanhados de monitores do Centro Paula Souza, os estudantes terão uma grade de aulas e passeios para conhecer a cultura do país visitado.

 

 

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Por Everton Santos/Diário do Oeste
destaque
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Artigo anteriorMotorista morre depois de bater de frente com caminhão de lixo
Próximo artigo FUTSAL DE FÉRIAS: Mais uma equipe classificada para a próxima fase

ADAMANTINANET
O PORTAL DE NOTICIAS DA CIDADE JÓIA
E-MAIL: [email protected]

Últimas
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
© 2026 AdamantinaNet

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.