Connect with us

Cidades

Promotoria investiga Prefeitura sobre ações trabalhistas em que o Município não apresentou defesa

Publicado

em


O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por meio da Promotoria de Justiça de Adamantina, instalou procedimento (Notícia de Fato/Peça de Informação Nº 66.0182.0000889/2022-8), para apurar comunicação feita ao órgão pela Vara da Justiça do Trabalho de Adamantina, sobre a conduta da Prefeitura de Adamantina que não teria apresentado defesa em 22 ações trabalhistas movidas contra o Município.

O questionamento à conduta dos agentes municipais foi mostrado pelo SIGA MAIS em junho passado, quando a reportagem teve acesso a uma decisão judicial, acerca de reclamação trabalhista, onde a juíza do caso – Eucymara Maciel Oliveto Ruiz – destacou a ausência dos representantes do Poder Executivo Municipal, que na respectiva demanda não teriam promovido a defesa do Município, e definiu essa ausência como descaso, determinando que sejam acionados os órgãos de fiscalização. A manifestação da magistrada determinou que o MPSP e o Tribunal de Contas fossem acionados.

A manifestação da magistrada da Vara do Trabalho teve andamento. No âmbito do MPSP, o desdobramento se tornou público. Um ofício do promotor de justiça Marlon Robert de Sales, enviado à Câmara Municipal no dia 26 de setembro, foi lido em plenário, no Legislativo, em sessão ordinária realizada em 5 de outubro, contextualizando o caso e cobrando informações da Prefeitura. A comunicação da promotoria, à Câmara, se deu para ciência, como também para as providências que o Poder Legislativo julgar pertinentes.

O documento da Promotoria à Câmara Municipal narra sobre a apuração e informa que as 22 condenações trabalhistas imputadas ao Município, em que não teria ocorrido defesa jurídica, somam R$ 60.514,30, cujos valores deverão ser corrigidos quando da liquidação da sentença. “É certo que os cofres municipais experimentam prejuízo considerável com as condenações trabalhistas as quais o município foi revel. Conforme tabela acima [refere-se a tabela presente no ofício], até o presente momento, as condenações, juntamente com honorários advocatícios, somam R$ 60.514,30. Tendo em vista que as condenações, na sua maioria, são provisórias, os valores serão acrescidos na fase de liquidação de sentença, em razão de juros e correção monetária; onerando, desta forma, ainda mais os cofres públicos”, adverte o representante do MPSP. “Caso constatada omissão, desídia e/ou irregularidades por parte dos agentes públicos, o prejuízo causado ao município deverá ser ressarcido pelo responsável, sem prejuízo de outras sanções administrativas e penais”, prossegue.

Ainda de acordo com o MPSP, em manifestação anterior ao órgão o Município teria tratado a falta de defesa em ação trabalhista como caso isolado, o que foi rebatido pelo agente fiscalizador. “O Município, anteriormente, justificou que a falta de defesa, nestes casos, ocorreu de modo isolado e foi decorrente do volume de ações trabalhistas que o Município vem sofrendo, o que culminou em falha o sistema de atribuições de tarefas”, narra o ofício. “Porém, contrariando a justificativa do Município, não se trata de casos isolados”, apontou o documento do promotor.

Cinco pontos requisitados pelo MPSP ao Município

Diante desses fatos, conforme informou o MPSP em ofício à Câmara Municipal de Adamantina, o Município deverá apresentar, dentro de 30 dias (data contada a partir da notificação), um conjunto de respostas a cinco tópicos requisitados pelo órgão fiscalizador. As questões são dirigidas à Procuradoria Geral do Município e ao Departamento de Recursos Humanos, estrutura da Secretaria Municipal de Administração.

O promotor quer saber sobre a rotina da Procuradoria, a partir da ciência das intimações da Justiça do Trabalho, como também o nome de servidor que participe desses encaminhamentos; e ainda sobre os procedimentos de férias aos servidores municipais, que são pontos questionados pelos trabalhadores nas ações em que foram apontadas ausência de defesa, pelo Município. Veja quais são os cinco tópicos:

1 – De que forma a Procuradoria do Município toma ciência das intimações da Justiça do Trabalho? Os Procuradores tomam ciência diretamente ou são cientificados por meio de servidor incumbido desta tarefa? Caso tenha participação de servidor, informar o seu nome.

2 – Quais as providências adotadas pelo Setor de Recursos Humanos do Município quando do pedido de solicitação de férias do empregado, tendo em vista que, após alteração legislativa na CLT, prevista pela Lei n° 13.467/2017, não se exige mais a excepcionalidade para o fracionamento das férias, mas tão somente a concordância expressa do empregado. Como se procede esta concordância expressa?

3 – Como se procede o pedido de fracionamento de férias? Neste caso, o funcionário assina algum documento externando a sua concordância ou é meramente oral, tendo em vista que no fracionamento de férias, a Justiça do Trabalho reconhece como obrigatória a assinatura do funcionário.

4 – Após referida alteração legislativa, os responsáveis pelo Setor de Recursos Humanos estão tomando as devidas precauções, conforme apontadas acima, para evitar novas ações trabalhistas e consequentemente novas condenações?

5 – Que a Prefeitura realize amplo levantamento desde 11 de novembro de 2017, data da entrada em vigor da Lei n° 13.467/2017, informando com nome completo e datas, quantos funcionários que tiveram férias fracionadas desde então e que não possuem documento comprovando a concordância do funcionário no tocante ao fracionamento das férias. Caso esta situação ocorreu mais de uma vez com o mesmo funcionário, mencionar cada ocorrência.


Cidades

No mês do oftalmologista, DR. TAIRO dá dicas de prevenção da catarata

Published

on

Com mais de 100 mil atendimentos prestados em sua carreira, dr. Tairo Hosoume, da Clínica de Olhos em Adamantina, celebrou também neste mês o Dia do Oftalmologista.

Diante do sério assunto, nossa reportagem colheu algumas dicas de prevenção e saúde ocular com o médico.

Uma das preocupações, conforme dr. Tairo, está relacionada a catarata, doença que tem se tornado cada vez mais comum entre homens e mulheres de diversas idades.

Procedimentos simples podem ser adotados, como usar óculos que protejam da radiação ultravioleta durante o dia em ambientes externos, dormir de 6 a 8 horas por dia, controlar a glicemia (Diabete dobra o risco da doença) e evitar o excesso de sal e o uso de cigarros e similares.

Dr. Tairo Hosoume é especialista em cirurgia de catarata e atende na rua Euclides da Cunha, 333 – centro de Adamantina.

Os telefones da Clínica de Olhos dr. Tairo Hosoume são: (18) 3521 2588 ou (18) 99823 0205.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!