Connect with us

Cidades

Curso de Design da UniFAI retoma visita aos roteiros culturais de São Paulo

Publicado

em

A esperada viagem anual a São Paulo pelos cursos de Design e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), ocorrida no último dia 8 de outubro, reflete como uma experiência de vida marcante para os estudantes, pelas oportunidades acadêmicas e repertório cultural adquirido. A cidade, por sua natureza cosmopolita, é centro e referência nos mais profundos aspectos de design do planeta. Com uma ampla oferta de roteiros culturais, é possível vivenciar na prática inúmeras experiências, cujas abordagens teóricas são vistas constantemente em sala de aula.

Uma delas foi relacionar todo o projeto gráfico de sinalização do Metrô à proposta da disciplina Projeto Ergonômico I: os alunos do então 5º termo de Design estudaram a relevância de uma sinalização de alta capacidade de comunicação visual que poderia ser implantada no Câmpus II (local de detectada deficiência no tema). Ao transitarem pelo Metrô, analisaram criticamente os aspectos técnicos e comunicacionais de cada artefato de sinalização, realizando o trajeto sem a interferência do professor responsável.

Em seguida, aportaram no bairro da Liberdade, tradicional reduto asiático, e visitaram diversas lojas de produtos importados, conferindo aspectos de design gráfico e grande variedade de formas alternativas, muitas sem equivalentes na produção nacional. Manusearam e testaram diversos produtos, embalagens, e claro, aproveitaram para fazer algumas compras. 

tour incluiu diversos estabelecimentos da chamada “cultura geek”, onde materiais promocionais de desenhos animados e séries de TV dão significado tangível ao termo merchandising, vislumbrando oportunidades de projetos diversos, principalmente na área de moda, com camisetas de estampas originais e diferenciadas, agasalhos, uniformes de personagens, fantasias cosplay e incríveis figuras decorativas colecionáveis, estabelecendo diversos paralelos entre projeto e produção de tais artefatos.

Antes do almoço, uma parada no Complexo Nacional na avenida Paulista, onde se localiza a famosa Livraria Cultura. Um espaço cujo projeto arquitetônico se destaca, criando um ambiente deslumbrante e convidativo para leitura e reflexão.

No período da tarde, um passeio pelo Parque do Ibirapuera, que concentra diversas mostras importantes, como as do Museu de Arte Moderna de São Paulo, a OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), Museu Afro Brasil e os planetários, além de um roteiro contendo dezenas de obras de arte, grafites e instalações a céu aberto por todo o parque. Também foi um momento para descansar à beira do lago, e registrar a visita de um belo cartão postal.

O Centro Universitário de Adamantina preza pela formação acadêmica e humanista de seus alunos, e experiências como esta valorizam a relação dos estudantes e sua instituição, contribuindo para ampliar sua visão de mundo, conhecimentos e cultura.

O curso de Design possui 50 vagas no período noturno para ingresso em 2023. As inscrições gratuitas para o Vestibular seguem abertas até esta quinta-feira, 20, em unifai.com.br/vestibular.

Participação na XIV Mostra de Profissões

O curso de Design se fez presente na 14ª Mostra de Profissões 2022 para ilustrar aos candidatos o imenso leque de possibilidades de atuação da área. O curso, de oito semestres, possui uma grade curricular dinâmica, englobando projetos dos principais segmentos, divididos em Design de Produto e Design Gráfico.

Para os alunos do colegial, o termo design pode englobar coisas muito específicas, como jogos ou personagens, mas representa uma totalidade de conhecimentos que aplicados aos projetos, os tornam humanizados, ergonômicos e eficientes. Assim, para design de produtos, podemos citar como exemplos clássicos os mobiliários, embalagens, calçados, acessórios e utensílios domésticos.

Já Design Gráfico herda no nome os projetos de impressos como revistas, jornais e cartazes, mas que atualmente se expande para níveis de comunicação de rádio, televisão, e principalmente internet, em meio das redes sociais, com materiais e conteúdos audiovisuais informativos produzidos para sensibilizar, e de capacidade persuasiva. Também atua em interfaces informativas, aplicativos, displays e diversos segmentos que exigem uma comunicação visual elegante, clara, mas efetiva.

Benjamim Yagi, professor do curso, enfatiza que os ingressantes serão expostos a uma expressiva bagagem de conhecimentos técnicos e teóricos, mas que são exercitados amplamente dentro das disciplinas de projetos variados. Trata-se de um curso em que o equilíbrio entre o prático e o teórico é muito valorizado.

Nathaly Evangelista dos Anjos, aluna do 6º termo de Design, também conversou com os colegiais, respondendo a muitas perguntas e reforçando sua grande apreciação pelo curso e pela variedade de projetos que já participou desde o primeiro semestre de aula. Relatou suas experiências com temas e materiais diferentes, e empolgação com as possibilidades profissionais.

 

 

Publicidade

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!