Connect with us

Cidades

Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre tem mais de mil vagas na região

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho do segundo semestre de 2022. São 1.010 vagas para cursos técnicos na região de Presidente Prudente. A inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vai até as 15 horas do dia 6 de junho e deve ser feita exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 39. A prova será aplicada no dia 3 de julho, de forma presencial.

As vagas estão distribuídas entre as cidades de Adamantina, Dracena, Narandiba, Osvaldo Cruz, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Taciba e Teodoro Sampaio. São mais de 15 opções de cursos na região, com duração de três ou quatro semestres.

Confira a relação de cursos e a disponibilidade de vagas no
site do Vestibulinho.

Inscrições

O interessado em concorrer a uma das vagas disponíveis no Vestibulinho para o segundo semestre de 2022, deve:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado na segunda ou terceira série;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o certificado ou a declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

 

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 19 de maio até as 15 horas do dia 6 de junho.

Para participar da seleção, basta preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato”, que deve ser acessada com o CPF do candidato e senha de segurança. O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.

Após o preenchimento das informações, é preciso imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 39. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 6 de junho.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs irão disponibilizar os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade mais próxima para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

 

Inclusão social

O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 6 de junho.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informar o nome social completo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma
foto 3×4 recente.

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

 

 

Publicidade

Cidades

Adamantina será representada em evento com Técnicos em Edificações e Construção Civil em Bauru

Published

on

Um dos momentos mais emblemáticos do movimento dos técnicos, que teve início em 18 de agosto de 1979 com a fundação da Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (ATESP) foi a regulamentação da Lei nº 5.524/1968 pelo Decreto nº 90.922/1985, que dispõe sobre o exercício profissional dos técnicos; e determina, conforme artigo 19, que o respectivo conselho federal detém a prerrogativa de baixar resoluções que se fizerem necessárias à perfeita execução do referido decreto.

No entanto, mesmo com a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) pela Lei nº 13.639/2018, bem como com resoluções normativas, com fundamento legal, que dão clareza às atribuições dos técnicos de diferentes modalidades, há prefeituras e órgãos da administração pública que ainda não aceitam o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), documento obrigatório na execução de serviços de ordem técnica, que garante segurança jurídica à sociedade e compõe a acervo– espécie de currículo – do profissional emitente, permitindo-lhe participar de editais para contratação pública.


Assim, para fomentar as discussões quanto à autonomia dos Técnicos em Edificações e Construção Civil, cujas atribuições estão expressas na Resolução CFT nº 058/2019 – com posteriores ajustes para torná-la mais clara e efetiva –,  o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) disponibiliza as dependências do Escritório Regional de Bauru (Edifício Business Office – Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa) no dia 10 de maio de 2024, às 17 horas, para que o Grupo de Trabalho de Edificações e Construção Civil tenha a oportunidade de ouvir, dos próprios profissionais da região, suas dificuldades, experiências e opiniões sobre a questão, que precisa ser elucidada junto às autoridades competentes.

De acordo com a diretoria do CRT-SP, é preciso fomentar discussões acerca do Decreto nº 90.922/1985 para valorizar a profissão e mostrar o quanto os técnicos habilitados são importantes para a sociedade ao prestarem serviços de excelência em edificações, construção civil e outras modalidades, seguindo à risca o que determina a legislação vigente.

O GT de Edificações e Construção Civil é composto pelos conselheiros Adão Roberto Ricci – coordenador –, Adevandro Benedito Olmeda, Evanildo Cherobim Camaforte, Felipe Leal de Oliveira e Isabel Cristina Ferreira Duó.

 

Continue lendo

Cidades

Morro Lucélia é o campeão do Futsal em Adamantina

Published

on

Mostrando um futsal aguerrido e envolvendo os adversários com a sua marcação e bom futsal, o time Luceliense do C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, dos treinadores Bruno Queiroz e Michael, sagrou- se campeão do 1° Torneio Regional “Supermercado Godoy ” de Futsal de Adamantina.

O evento esportivo foi realizado no domingo (5), no Ginásio de Esportes Paulo Camargo.

O time Luceliense na disputa final venceu o bom time do Psirico/ BW Sprt por 3 a 1, com os gols marcados por Elizeu, Fabrício Bino e outro contra.

O C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, além do título, teve ainda a defesa goleiros menos vazado Ricardo e Higor e o artilheiro Elizeu “Zéus” com 7 gols e melhor jogador da competição.

A competição que teve a participação de 16 equipes, premiou o time do Red Bull F.C./ Pigari’s, na 3° colocação.

CAMPANHA DO CAMPEÃO

Morro 6 x 0 Fratelo’s Sport/Adamantina

Morro 3 x 1 Veneza

Semifinais

Morro 7 x 0 Red Bull/ Pigari’s

ARBITRAGEM

Luis Henrique “Babidi” e Lucas Pimenta

MESÁRIO

Pedro Claudino

ORGANIZAÇÃO

Anderson Moreira “Japa”

 

 

Continue lendo

Cidades

Ex-prefeito de Adamantina, Kiko Micheloni declara apoio a pré-candidatura de Daniel Robles

Published

on

“Será um salto enorme na qualidade de serviços prestados à Adamantina”, ressaltou o ex-gestor municipal sobre a pré-candidatura do Engenheiro ligado ao Sistema Confea/Crea

Prefeito de Adamantina de 2005 a 2012, José Francisco Figueiredo Micheloni, o Kiko Micheloni, também declarou apoio a pré-candidatura a prefeito de Daniel Robles (PSD). O Engenheiro de Produção, que é ligado ao Sistema Confea/Crea, colocou o nome à disposição do grupo formado pelo PL, PSD e PSDB.

Em entrevista à Rádio Brasil FM, o ex-gestor municipal ressaltou à importância do histórico profissional de Robles para continuidade do desenvolvimento de Adamantina. “Não sou engenheiro, Márcio [Cardim] também não é engenheiro. E acho que agora é a hora da cidade dar outro salto, um salto voltado para melhorias básicas”, pontuou.

Micheloni fez a afirmação ao citar o problema de macrodrenagem de Adamantina, o que resulta em período de chuvas intensas no alagamento de alguns pontos da área urbana. “Ninguém melhor do que um engenheiro para resolver”, destacou. “Tenho certeza que será um salto enorme na qualidade de serviços prestados à Adamantina”, enfatizou.

O apoio do ex-prefeito de Adamantina foi declarado durante lançamento da pré-candidatura de Daniel Robles na segunda-feira (6). Além de Kiko Micheloni, o prefeito Márcio Cardim, que também é presidente do PSD; a vice Dinha Santos Gil; o presidente do PL e secretário municipal Gustavo Taniguchi; o professor universitário e presidente do PSDB Paulo Sérgio da Silva; e o advogado Rodrigo Fazan participaram da entrevista, além do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

“Há tempos, o Daniel tem apresentado este trabalho fabuloso frente ao Crea [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia] e demonstrado capacidade como engenheiro”, destacou Micheloni. “Considero o Daniel um moço brilhante, com um futuro enorme e com muito, mas muito a oferecer por nossa cidade”.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!