Connect with us

Cidades

Secretário executivo do Centro de Equidade Racial conhece as futuras instalações da “Casa Afro Adamantina”

Publicado

em

Alegria. Esse foi o sentimento exposto por todos os que fizeram uso da palavra durante a cerimônia realizada para a visita do secretário executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Socioeconômico, Ivan Lima, nas futuras instalações da “Casa Afro Adamantina”, que será implantada no Antigo Centro Comunitário do Jardim Primavera.

A solenidade contou com a participação do prefeito Márcio Cardim, da vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil, Francisco Torturello, diretor do Escritório Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional, na oportunidade representando o secretário Rubens Cury, vereadores, a juíza Ruth Duarte Menegatti, a interlocutora da coordenação de Equidade Racial e Desenvolvimento Econômico, Maria Angélica Silva Bonfim, presidente do Conselho Municipal de Cultura e Associação Gangazumba, Rosemeire dos Santos Cunha, secretários municipais, representantes da associação de bairro do Jardim Primavera e autoridades de outros municípios.

O momento teve início com a leitura do decreto 6.556, de 21 de junho de 2022 que declarou Ivan Lima como hóspede oficial do município de Adamantina. Depois disso, Clovis Donizete Fiorentim “Terrinha”, presidente do bairro fez uso da palavra e ressaltou a importância de receber a “Casa Afro”.

Rosemeire dos Santos Cunha, presidente do Conselho Municipal de Cultura e da Associação Ganzabuma, também externou sua alegria com a visita do secretário e lembrou do encontro que eles tiveram em São Paulo, momento em que a “Casa Afro Adamantina” começou a ser concebida. Durante a sua fala, o Gangazumba prestou uma homenagem ao secretário.

Maria Angélica Silva Bonfim, interlocutora da Coordenação de Equidade Racial e Desenvolvimento Socioeconômico do município, ressaltou a importância da conquista e de todo o apoio que o Poder Executivo vem dando à implantação do espaço.

Por sua vez, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei da Silva, comentou que espera que esse local seja um ambiente em que muitas vitórias sejam conquistadas.

A representante do Poder Judiciário, a juíza Ruth Duarte Menegathi, comentou o quanto a iniciativa é importante e que ela espera que ali o racismo seja vencido. Aguinaldo Galvão, representando o presidente da Câmara Municipal, ressaltou a parceria entre os três poderes.

O prefeito Márcio Cardim lembrou que o primeiro contato com Ivan aconteceu em uma palestra em São Paulo.

“Naquele momento, começamos a estreitar os laços a fim de trazer o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo para o município. Em outro encontro, perguntei para o Ivan quando as casas ficariam prontas e ele respondeu que demoraria uns dois anos, mas eu afirmei que a nossa estaria à disposição ainda esse ano, pois já tínhamos o espaço e o que precisávamos era do apoio para implantação dos programas”, assegura.

O secretário executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Socioeconômico, Ivan Lima, abriu seu discurso afirmando a importância da ação do prefeito Márcio Cardim para a implantação da Casa Afro Adamantina.

“Firmo aqui o meu compromisso com o Chicão que juntos vamos solicitar um convênio junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional para pedir os recursos para construir o salão que vocês estão precisando para completar o espaço”, garante.

Sobre a Casa Afro

De acordo com Lima, a “Casa Afro” tem o objetivo de levar desenvolvimento social e econômico, por meio de políticas públicas que levam qualificação profissional para os jovens e para qualificar a beleza negra.

O espaço ainda deve ser usado para o desenvolvimento de oficinas de samba, capoeira e de todo cultura afro-brasileira para trabalhar a economia criativa e enfrentar o racismo.

 

 

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!