Connect with us

Cidades

Cafeicultura Eldorado e Treviolo Café recebem alunos de Agronomia em visita técnica

Publicado

em

Alunos do 1º termo do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram uma visita técnica no último dia 26 de março à Cafeicultura Eldorado, no Bairro do Pavão, na zona rural de Adamantina. A atividade foi organizada pela coordenação do curso de Agronomia e acompanhada dos docentes Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, Prof.ª Dra. Eliana Cristina Generoso Konrad e Prof.ª Ma. Josiane Lourencetti.

Os alunos e professores foram recepcionados pelo sócio-proprietário Edson Frasson Teixeira, que falou sobre os motivos que trouxeram a empresa para Adamantina. Ele explicou que o município tem condições edafoclimáticas parecidas com a região de origem do café robusta (Coffea canephora), na África, além das raízes da família estarem ligadas ao município.

O empresário mostrou a importância de se manter um padrão de qualidade do campo ao processamento, citando que esse café sempre chega em formato de grãos aos clientes e que o produto é moído na hora da extração do espresso. Falou sobre o preparo do blend, que carrega conhecimento, pesquisa e amor para uma experiência sensorial marcante.

Os grãos, que colhidos, secados e beneficiados no estágio certo de maturação, concentram acidez, sacarose, óleos, aromas e sabores na medida certa. “O nosso blend está intimamente ligado à ideia de acolher e cativar. Para chegar a ele, mais de 40 variedades de café originárias de diversas regiões produtoras no mundo foram selecionadas”, explicou Edson Teixeira.

No ano de 2008, iniciou-se uma parceria público-privada com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Agência Paulista Tecnologia Agronegócios (APTA) Regional de Adamantina para plantio e acompanhamento da área experimental de produção de mudas.

Atualmente a Cafeicultura Eldorado produz mudas adequadas para as condições climáticas da região da Alta Paulista e fornece para produtores independentes de diversos municípios.

O sócio-proprietário ainda explicou sobre construção de máquinas para extração dos aromas e sabores do café espresso natural, sobre a produção de café verde para compor os blends especiais de café torrado em grãos, a produção de microtorradores para entregar café torrado fresco a consumidores finais e sobre o projeto de integração de cafeicultores independentes no processo de produção de cafés especiais do grão à xícara.

Na sequência, o engenheiro agrônomo e de alimentos, João Paulo Figueiredo, apresentou algumas amostras de café arábica e de robusta, destacando as principais diferenças entre estas espécies. João explicou aos visitantes o processo de armazenamento dos grãos e apresentou os silos da empresa assim como, os cuidados a serem observados para manter a qualidade desses grãos.

Os processos de torrefação e empacotamento do café foram explicados por André Tiveron Teixeira. A etapa da torra é fundamental para transformar o café em uma bebida de boa qualidade, ou seja, uma bebida encorpada, doce, de cor caramelo e que deva ser apreciada por qualquer bebedor de café. Para que isso ocorra, devem ser observados o tempo de torra e a temperatura.

Para finalizar a visita, o engenheiro João Paulo levou a equipe para visitar a lavoura de café robusta e do viveiro de produção de mudas de café.

“Nós, da Cafeicultura Eldorado e Treviolo Café, agradecemos a visita dos responsáveis e alunos da UniFAI, pelo envolvimento de todos com o projeto do grão à xicara uma vez que o Café Espresso Natural é o resultado do compartilhamento, intimidade e amizade”, finalizou Edson.

A coordenação do curso de Agronomia agradece a equipe da Cafeicultura Eldorado e Treviolo Café pela recepção, explicação e oportunidade de conhecer as instalações dessa empresa. Esse tipo de atividade e intercâmbio é de fundamental importância para a formação técnica dos futuros engenheiros agrônomos.

 

 

Publicidade

Cidades

Secretaria de Cultura e Turismo divulga agenda cultural do mês de maio em Adamantina

Published

on

Programação traz exibição de filmes, passeio turístico, oficina e 1º campeonato de skate feminino

A agenda cultural do mês de maio, promovida pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem início nesta sexta-feira(3) com a exibição de filme do Projeto de Difusão do Museu da Imagem e do Som (MIS).

A exibição ainda será realizada nos dias 10, 17 e 24 de maio em três sessões que acontecem às 8h; 13h e 20h. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada na Biblioteca Municipal Jurema Citeli.

Na terça-feira (7), acontecerá o lançamento do Livro “Um Amante na Escuridão” do escritor Alberick Stelian. A iniciativa é promovida por meio dos recursos obtidos através da lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

No dia 13 de maio, a partir das 19h, no Anfiteatro Fernando Paloni, será realizada uma audiência pública para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e para votação do plano municipal.

O segundo cine pipoca acontecerá no dia 14 de maio a partir das 13h no Cine HOS. A programação consiste na exibição gratuita de filmes que estão em cartaz e a iniciativa acontece com recursos da lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Nos dias 16 e 17 de maio, a biblioteca municipal Jurema Citelli recebe crianças para contação de história. Nos dias 18 de maio, das 18h às 22h, o anfiteatro Fernando Paloni recebe o The Valley Talents – “Talentos da Diversidade”.

No dia 19 de maio, será realizado um passeio turístico com saída a partir das 9h na Biblioteca Municipal. A programação tem como objetivo possibilitar que os participantes conheçam os atrativos urbanos do município.

Nos dias 20 e 21 de maio, Adamantina vai receber mais uma programação por ser Ponto MIS. A Oficina Figurino, Luz, Câmera e Ação acontecerá de forma gratuita. As inscrições gratuitas já estão abertas e devem ser efetuadas na Biblioteca Municipal.

Adamantina terá a Loja do Futuro. A implantação do programa no município é uma parceria entre: FECOMÉRCIO, SINCOMÉRCIO Regional Nova Alta Paulista, SESC, SENAC, ACE Adamantina, Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SEBRAE.

O lançamento da iniciativa acontecerá no dia 21 de maio a partir das 19h no anfiteatro municipal Fernando Paloni com a palestra “O impacto da inteligência artificial no varejo”.

A programação ainda terá  Queen Tribute Brasil no dia 23 de maio a partir das 20h no Anfiteatro Fernando Paloni. Os ingressos solidários estão disponíveis no site megabilheteria.com

A agenda cultural chega ao fim com atividades no sábado(25) e no domingo(26). A Casa Afro recebe no sábado (25), o 1º Campeonato Regional de Breaking e Skate Feminino e mais o show de rap com Lucazemici.

Por fim, no dia 26 de maio, Adamantina terá mais uma edição do Circuito Sesc de Artes a partir das 16h no Parque dos Pioneiros.

 

 

Continue lendo

Cidades

Bom público prestigia o tradicional Torneio do Trabalhador

Published

on

A Selar (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina), sob a responsabilidade do secretário Ronaldo Pereira Dutra “Tuiuiú” e o diretor Luciano Netto, organizou na quarta-feira (1º), no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo, a 61ª edição do Torneio do Trabalhador com a participação de 16 equipes de 32 classes trabalhistas. Foram jogos disputados, que contaram com a presença de bom público.

O grande campeão foi o time Repositores/Pacoteiros, que venceu os Eletrecista/Moto Boys por 2 a 1 nos pênaltis após empatar sem abertura de contagem no tempo normal. O destaque foi para o goleiro Felipe Fiorentin, do Eletrecista/ Moto Boys, que levou troféu de menos vazado da competição sem tomar gol. O artilheiro foi Everton Cardoso “Evinho”, 3 gols, do Motoristas/ Office Boys, que ganhou na disputa do sorteio.

Na terceira colocação ficou o time “Motorista/Office Boys” e, na quarta, os “Motorista/ Canavieiros.

E como atleta mais idoso a participar da competição, José Alberto Carvalho “Zé Valente, com 75 anos (Motoristas/Office Boys), foi homenageado pela Organização.

IDEALIZADOR JOSÉ MÁRIO

O Torneio da Liberdade foi idealizado pelo jornalista e radialista José Mario Toffoli em 1962, com objetivo de incentivar o esporte e unir os funcionários de diversas empresas e classes trabalhistas do município.

 

 

Continue lendo

Cidades

Vôlei Adamantina vence de 2×0 em 4 jogos

Published

on

No último sábado (27), o Projeto Vôlei Adamantina, conquistou 4 vitórias consecutivas contra as equipes do sub-13 e sub-15 de Junqueirópolis e Monte Castelo, na Liga de Voleibol Barros (LIVOLB 2024). Com um incrível placar de 2×0 em todos os jogos, Adamantina segue campeã no voleibol infantil.

Ao total, os 4 jogos foram realizados na parte da manhã e tarde, entre as 10h30 e 14h40, no Ginásio Poliesportivo de Monte Castelo, localizado na rua Getúlio Vargas, 767 – Centro.

Ao final, foram 4 jogadoras homenageadas como as melhores e mais essenciais para a vitória de Adamantina em cada jogo, confira abaixo.

As melhores do Sub-15: Isabela Tiossi, do primeiro jogo. Maria Julia, do segundo jogo.

As melhores do Sub-13: Isabela Pereira, do primeiro jogo. Lara, do segundo jogo.

Acompanhe as redes sociais do Projeto Vôlei Adamantina para ficar por dentro dos próximos jogos e eventos: @projvolei.adt no Instagram, TikTok e Projeto Vôlei Adamantina no Facebook.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!