Connect with us

Polícia

8º Baep completa três anos de atividades na região

Publicado

em


O 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Presidente Prudente, completará três anos de inauguração no dia 11 de abril, com a prisão de 825 pessoas durante este período. Desse total, 590 foram presas em flagrante por crimes diversos, 235 por cumprimento de mandados, além da apreensão de 73 adolescentes.

Em três anos, também foram retiradas de circulação 4,8 toneladas de drogas e 107 armas de fogo. As atividades operacionais registraram 38,4 mil pessoas abordadas e 7,3 mil veículos vistoriados.

“Esta produtividade é resultado de ferramentas como abordagens e fiscalizações de veículos, na área que abrange o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), ou seja, 67 cidades do oeste paulista. Isso é fruto de treinamentos constantes e do estabelecimento de procedimentos que auxiliam no combate à criminalidade e na proteção das pessoas”, relata o Major Marcelo Moura Leite, comandante interino do 8º Baep.

Essências sintéticas

O canil do 8º Baep é pioneiro no interior do Estado de São Paulo no uso de essências sintéticas em treinamento dos cães para a localização de drogas, explosivos e armas. Com sede em Presidente Prudente e Assis, o canil conta com 24 cães que são utilizados como cães de faro, que apoiam diversas modalidades de policiamento, sendo importante ferramenta que auxiliou na retirada de 4,7 toneladas de drogas, na região do oeste paulista, nos últimos três anos, agindo de forma integrada a outras instituições, como Polícia Civil, Polícia Federal e penitenciarias da região.

Polícia montada

O Grupamento de Polícia Montada do 8º Baep atua no policiamento ostensivo e preventivo em diversas áreas consideradas estratégicas pela polícia. Dentre elas, o Parque do Povo e a linha férrea – ocupada por traficantes e usuários de drogas. Conforme o capitão da PM, Henrique Magalhães Ramos, em locais públicos, a altura “avantajada” do policial sobre o cavalo possibilita um campo maior de visão, o que garante “maior sensação de segurança”. Cabe destacar que a cavalaria desloca-se para outros municípios da área do CPI-8, reforçando policiamento em eventos e integrando-se à comunidade.

Programa de equoterapia

Às segundas, a cavalaria participa do Programa de Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). O projeto é destinado a crianças e adolescentes que apresentam necessidade de desenvolvimento das funções neuropsicológicas. Atualmente, a equoterapia atende 16 crianças e adolescentes, número que será ampliado com aquisição de novos equinos com adestramento adequado.

Missão do batalhão

O 8º Baep atua em ocorrências de alta complexidade em toda a área do CPI-8, em operações especiais ou de grande envergadura, escolta armada de alta periculosidade, apoio às medidas de segurança por ocasião de visitas de chefes de Estado, ações de reintegração de posse, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais combate ao tráfico interestadual e internacional de drogas e armas e, principalmente, combate nas situações que envolvam organizações criminosas.

Em 67 cidades

O 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, subordinado ao CPI-8, foi criado por meio do decreto nº 64.109, de 8 de fevereiro de 2019, e instalado em Presidente Prudente em 11 de abril de 2019, com o objetivo de atuar em apoio aos batalhões que integram o CPI-8, sendo estes o 18º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), sediado em Prudente, o 25º BPMI, sediado em Dracena, o 32º BPMI, sediado em Assis, e o 42º BPMI, sediado em Presidente Venceslau.

Neste sentido, ao 8º Baep incube atuar nos 67 municípios que englobam os quatro batalhões subordinados ao CPI-8, os quais alcançam a maior parte das regiões do oeste paulista e da Nova Alta Paulista do Estado de São Paulo, cuja população soma aproximadamente 1,2 milhão de habitantes.


Publicidade

Polícia

Carro com placas de Adamantina se envolve em acidente em rodovia no Mato Grosso do Sul

Published

on

Um automóvel Fiat Uno com placas de Adamantina se envolveu em um grave acidente na madrugada desta terça-feira (14) na BR-463, trecho entre Dourados e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Conforme divulgado pelo portal de notícias sul mato-grossense Perfil News, o acidente envolveu uma picape VW Saveiro, com placas de Panorama, e o Fiat Uno com placas de Adamantina. A Saveiro ficou completamente carbonizada e um dos ocupantes morreu na hora.

Já o carro com placas de Adamantina estava parado no acostamento, por falha mecânica. Não foram divulgadas informações se o automóvel estava ocupado ou vazio. O veículo ficou completamente destruído.

A vítima fatal do acidente era morador em Brasilândia, cidade que é interligada com Pauliceia pela ponte sobre o Rio Paraná. Ele era o dono da Saveiro mas dormia no banco de passageiro. Ele morreu carbonizado. O veículo era conduzido por um amigo, que foi socorrido com ferimentos graves e levado a um hospital de Ponta Porã.

As circunstâncias e eventuais responsabilidades acerca do acidente serão investigadas pelas autoridades do Mato Grosso do Sul.


Continue lendo

Polícia

Morador de Adamantina morre após acidente com moto

Published

on

Um morador de Adamantina, de 44 anos, morreu nesta segunda-feira (6) em razão de graves ferimentos após acidente com moto na rodovia Pascoal Milton Lentini (rodovia do Salto Botelho), em Lucélia. O acidente foi nas proximidades da usina sucroalcooleira existente na região.

A Polícia Militar foi acionada para o atendimento à ocorrência, descrito como queda de motociclista. As ciscunstâncias são desconhecidas. Quando o policiamento chegou ao local o condutor já havia sido socorrido para a Santa Casa de Lucélia por uma equipe de socorristas e ambulância da usina.

A vítima foi atendida na unidade de saúde, estabilizada e depois transferida, porém não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no início da noite de ontem.


Seu corpo é velado desde às 7h desta terça-feira no Memorial Flor de Lótus, em Adamantina, com sepultamento previsto para às 15h no cemitério local.

A Polícia Científica compareceu ao local do acidente, para o levantamento pericial. As circunstâncias do caso serão investigadas pela Polícia Civil.



Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica autor de furto e recupera transformado em Adamantina

Published

on

No final do mês de abril as Delegacias especializadas DIG/DISE de adamantina identificaram um suspeito da prática de furto de materiais utilizados no fornecimento de eletricidade, encontrando grande quantidade de objetos com esta destinação sem comprovação de aquisição ou propriedade.

Com o avanço das investigações identificaram o proprietário de um destes objetos, um transformador de alta potência, pertencente à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.

Um representante da empresa compareceu nas unidades policiais e reconheceu o objeto como sendo produto de furto ocorrido em março do corrente ano, causando grandes prejuízos à empresa e comunidade local.


Devidamente reconhecido, o objeto foi devolvido para a empresa, bem como o suspeito, um homem de 48 anos, responderá pelo crime de furto qualificado, cuja pena é de 02 a 08 anos de reclusão.

A Polícia Civil salienta que a participação da população na segurança pública de sua comunidade é fundamental, onde muitas vezes os cidadãos são os olhos e ouvidos da Instituição, podendo efetuar denúncias anônimas por meio do telefone 197.



Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!