Connect with us

Cidades

Atlética de Agronomia promove “Mulher no Agro Sim”

Publicado

em

Todas as atividades realizadas nos câmpus do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) buscam atender as demandas da comunidade acadêmica, bem como, dos(as) colaboradores(as) e público em geral.

Todavia, deve-se considerar que existem eventos que ocorrem sem necessariamente estar na agenda das áreas do Ensino, da Pesquisa ou da Extensão.

Portanto, quando acontece uma atividade que não estava programada pelas respectivas áreas acadêmicas, deve-se considerar tal atividade como uma proposta que envolve a iniciativa como um fator determinante para os(as) envolvidos(as) no projeto.

Atlética de Agronomia

Realizou-se no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o “1º Encontro de Mulheres do Agro da UniFAI” com promoção e execução da Atlética de Agronomia da Instituição.

O local do evento foi o miniauditório do Bloco V no Câmpus II, a partir das 20 horas, ainda, teve como palestrante, Priscila Favaretto, psicóloga e gerente de desenvolvimento da Adagro, ainda, que apresentou o tema, a saber: “A importância da mulher no agro e o empoderamento da mulher no campo”.

Deve-se registrar que o encontro contou o apoio do curso de Agronomia por meio da coordenação e discentes, desta forma, o Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, coordenador, afirma: “O ‘1º Encontro Mulheres no Agro da UniFAI’ abordando o tema ‘Mulher no Agro Sim’, foi uma excelente ideia da Atlética de Agronomia com o apoio da coordenação do curso como forma de homenagear as alunas do curso de Agronomia da UniFAI”.

Neste contexto, o Prof. Cavichioli destaca: “mostrando a importância da mulher neste setor que tanto contribui para a economia do país. Além disso, a apresentação da empresária Priscila Favaretto, que discorreu sobre a importância da mulher no agro e o empoderamento da mulher no campo, serviu como estímulo para as futuras engenheiras agrônomas, apresentando as diversas oportunidades de atuação no ramo e dicas de como inserir no mercado de trabalho”.

Mulher no Agro Sim

Tendo como proposta para o debate a frase “Mulher no Agro Sim”, pode-se afirmar que tal iniciativa marca definitivamente a presença da Mulher como profissional qualificada para desenvolver todas as atividades afins na área do Agro.

Nesta perspectiva, Amabyle Gratão, acadêmica do 7º termo de Agronomia reforça: “Foi um dia incrível, com a palestra que nos agregou muito conhecimento, show exclusivo dedicado totalmente para todas nós da turma de Agronomia. E agradecer toda a dedicação do presidente Thiago e professor Cavichioli por terem preparado esse dia com muito carinho e dedicação a cada uma de nós!  Ficará marcado em nossos corações”.

A força da mulher

Pelas entrevistas realizadas com coordenação, docente e discentes do curso de Agronomia, faz-se necessário executar uma contextualização focada nas áreas que envolvem a participação da mulher como profissional no Agro, assim, a afirmação da Prof.ª Dra. Josiane Lourencetti, docente do curso, reforça: “as mulheres em longa data lutam por seus ideais. Não desistiram frente aos desafios que foram impostos. E atualmente ocupam lugares de destaque, a cada dia que passa se consolida e se reforça a frase: lugar de mulher é onde ela quiser!”.

Neste cenário um tanto quanto diferenciado para quem marcou presença, ainda, tendo em vista a comemoração pelo “Dia Internacional da Mulher”, fica evidente que os desafios existem para serem superados pelas profissionais que atuam na área do agro, porém, essas mulheres aceitaram participar e estão vencendo todos os obstáculos com qualificação e profissionalismo.

Quebrar paradigmas

Para o presidente da Atlética de Agronomia da UniFAI, Thiago de Souza Ferreira, deve-se considerar algumas questões, entre as quais: “a ideia de fazermos esse evento voltado para as mulheres do agro, se deu pela importância de quebrarmos paradigmas de que a mulher não pode desempenhar funções no agronegócio”.

Thiago faz questão de reforçar a presença da mulher neste cenário e afirma: “através do empoderamento feminino, temos visto um crescente aumento da atuação da mulher no campo, tanto em funções operacionais como de coordenação e gestão”.

Também, considerando que se trata de um contexto extremamente dominado pelos homens, porém, tais desencontros estão sendo superados pelo compromisso destas mulheres que atuam como profissionais na área, portanto, Thiago finaliza: “mas, ainda assim, esse é um universo machista, com um sistema de patriarcado obsoleto, que deve ser dissolvido. Por isso se faz tão importante eventos como esse, para mostrar que a mulher pode e deve desempenhar a função que ela quiser”, bem como, faz a seguinte reflexão crítica: “e plantando sementes, assim, esperamos em um futuro próximo colhermos frutos de igualdade entre homens e mulheres. Que essa desigualdade que ainda temos, possa ser extinta completamente”.

Música e coquetel

Além das atividades com a palestra da empresária Priscila Favaretto, também, o evento contou com a dupla Lívia e Eloá com um show musical acústico, oferecendo aquele toque artístico por meio da música.

Para fechar o evento de um jeito muito especial e com muita confraternização, os(as) participantes foram presenteados com um “coquetel” e “mimos” pelo Dia Internacional da Mulher.

 

 

Publicidade

Cidades

Daniel Robles anuncia oficialmente pré-candidatura a prefeito de Adamantina

Published

on

“Não foi uma decisão pessoal, mas sim de grupo. E o grupo se reuniu e tomou a decisão em conjunto. É preciso dar continuidade aos projetos que essa administração tem implementado. Adamantina não pode parar”. Com esta frase o engenheiro Daniel Robles (PSD) confirmou a sua pré-candidatura a prefeito de Adamantina nas Eleições Municipais 2024.

Para o anúncio, feito minutos atrás em entrevista ao vivo ao Grupo Joia de Comunicação, ele esteve acompanhado pelo prefeito Márcio Cardim (PSD) e também pelo ex-prefeito Kiko Micheloni.

Robles surge como o nome escolhido pela ‘situação’ para representar a sucessão da atual Administração Municipal. Também terá o apoio do grupo de partidos formado pelo PSD, PL e PSDB.

“Estamos todos os dias buscando a população, porque o mlehor de Adamantina é o adamantinense, e ele tem aberto as portas para conversar. Vou ser um prefeito de elaboração e execução de projetos para Adamantina”, declarou.

Hoje, o engenheiro é conselheiro federal no Sistema Confea/Crea, instância superior da fiscalização do exercício das profissões inseridas no contexto do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Continue lendo

Cidades

COMTUR pretende ajudar a desenvolver o Agro e o Ecoturismo em Adamantina

Published

on

A TV Folha Regional apresentou na edição da manhã de segunda-feira (29) o programa Entrevista da Semana com a participação do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gustavo Andrade, para explicar a finalidade do órgão e falar do trabalho desenvolvido em Adamantina.

Tendo em vista que a Cidade Joia é MIT (Município de Interesse Turístico), segundo o representante, o COMTUR é uma exigência para esse enquadramento no programa estadual.

“A principal atribuição, considerado o pilar do Conselho, é o desenvolvimento do Plano de Trabalho por meio do PDT (Plano Diretor de Turismo) para que seja aprovado e Adamantina consiga receber os recursos destinados pelo MIT. Também tem como responsabilidade apresentar e debater as principais ‘dores’ no setor no município e a partir disso traçar os rumos do Turismo em Adamantina”, relatou Gustavo.

Para investimento no setor, o Município recebeu uma verba de mais de R$ 600 mil que será aplicada na revitalização do Terminal Rodoviário ‘Tamoto Matuoka’.

“Além das melhorias na Rodoviária, temos ouvido necessidades e vamos ajudar a desenvolver o Agro e do Eco (turismo), como já traçamos a Rota das Frutas, e, para este ano, temos como foco dar continuidade naquilo que vinha sendo executado e entender as ‘dores’ para tentar saná-las”, completou o presidente do Comtur.

A entrevista na íntegra está disponível no portal adamantinanet.com.br

 

 

Continue lendo

Cidades

Pré-candidato a prefeito José Carlos Tiveron visita a Agrishow

Published

on

O pré-candidato a prefeito de Adamantina José Carlos Tiveron esteve visitando Agrishow em Ribeirão Preto.

A Agrishow é considerada a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo.

O evento em Ribeirão Preto abriu com a expectativa de receber 200 mil pessoas e de movimentar mais de R$ 13 bilhões em negócios.

O pré-candidato a prefeito José Carlos Tiveron ligado ao setor de agricultura e pecuária, além de presidente do Sindicato Rural de Adamantina tem forte ligação com o setor.

Em suas redes sociais, José Carlos Tiveron afirmou que aproveitou ao máximo a sua visita a Agrishow para observar de perto as mais recentes tendências e tecnologias destinadas a aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade no campo.

Também aproveitou a visita a feira e manteve contatos políticos e também com membros da Fiesp, Senar, Sebrae entre outros setores para futuras parcerias para beneficiar Adamantina.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!