Connect with us

Cidades

Alunos da Medicina Veterinária fazem visita técnica à Fazenda Oroitê

Publicado

em

Os alunos do 3º termo do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram uma visita técnica à Fazenda Oroitê, no município de Inúbia Paulista, no mês de fevereiro. A atividade fez parte da disciplina de Forragicultura e Pastagens e foi organizada pelo Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira.

Os alunos puderam conhecer toda as atividades da fazenda (pecuária, equino, ovino, cães de pastoreio, silvicultura etc.). O foco da visita foi mostrar a diversificação de pastagens e a produção de alimento (silagem e fenação) para a época da seca.

“Os estudantes puderam ter contato com uma grande propriedade agropecuária da região e conhecer as práticas de gestão e de manejo das pastagens (poaceae/gramíneas e leguminosas), fazendo a caracterização de algumas pastagens do gênero brachiariapanicum e dactylus, avaliando seu potencial como de forragens”, destacou o docente.

Além do manejo pecuário, também pôde ser conhecido o sistema IATF (sistema de inseminação artificial em tempo fixo), bem como o preparo do gado para o abate precoce (24 meses). “O gerente da Fazenda, conhecido carinhosamente por Toti, fez uma breve apresentação histórica, mas também de técnica e de gestão da propriedade rural. Inclusive, relatando problemas e suas soluções no setor agropecuário, comentando a respeito da queimada, que assolou a região no final de outubro de 2021, tendo que refazer 65 quilômetros de cerca, além da recuperação praticamente integral de todas as áreas de pastagens e produção de grãos”, continuou Vagner Oliveira.

Segundo foi observado pelos alunos, a cultivar jiggs, em razão da sua maior quantidade de folhas, apresentou superioridade em características nutritivas, quando comparada com outras do gênero cynodon. “O tifton, gramínea do gênero cynodon, foi desenvolvido com o objetivo de obtenção de alta produtividade e qualidade forrageira, sendo uma ótima opção para pastejo e, também, para produção de feno. Por não produzir sementes viáveis, o tifton é cultivado por meio de estruturas vegetativas, os estolões. As mudas são muito sensíveis à falta de água e desidratam facilmente”, observou o professor.

Segundo ele, quando comparado a cultivares de P. maximum, o capim-massai apresenta-se mais adaptado às condições de baixa fertilidade do solo, com boa resistência ao ataque da cigarrinha-das-pastagens. “Avaliado sob pastejo rotacionado por quatro anos, suportou 3,1 e 1,2 UA/ha durante o período das águas e da seca, respectivamente, apresentando ganho médio de 620 quilos de peso vivo por hectare ano”, emendou.

“Gratidão a todos da fazenda Oroitê, em especial ao Daniel, ex-aluno da Veterinária da UniFAI, e ao Toti, administrador geral da Fazenda, e ao coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Alexandre Wolf, que viabilizou a nossa visita”, concluiu o Prof. Dr. Vagner Oliveira.

 

Publicidade

Cidades

AINDA DÁ TEMPO! Supermercado Suzano coleta doações para o RS até amanhã

Published

on

Termina amanhã (12), o prazo para que a população de Adamantina e região façam doações para serem encaminhadas aos atingidos pelo desastre do Rio Grande do Sul, através do Supermercado Suzano.

As doações podem ser levadas até o Supermercado Suzano, seja adquirida na empresa ou não.

Estão sendo arrecadados produtos alimentícios, de limpeza, higiene pessoal e roupas.

“É um gesto de solidariedade que encontramos para ajudar as milhares de pessoas atingidas no Rio Grande do Sul, em um ato que mobiliza Adamantina, a região e o País como um todo”, destacou Leonardo Testa.

O Supermercado Suzano fica na Avenida Deputado Cunha Bueno, 1779 – Parque Tangará.


Continue lendo

Cidades

Lojas CEM abre recrutamento para equipe da unidade Adamantina

Published

on

A Lojas CEM abriu recrutamento para a equipe da nova loja que vai abrir em Adamantina. São oferecidas 25 vagas e as oportunidades são para vendedores, recebedoras, cobradores, auxiliares de loja e de limpeza e montadores de móveis. São exigidos idade mínima de 18 anos e segundo grau completo. Há vagas para pessoas com deficiência.

Segundo divulgou a Lojas CEM, o candidato pode se inscrever no site da empresa, cadastrando o currículo no campo trabalhe conosco. Na ferramenta basta selecionar a cidade Adamantina e preencher os campos exigidos pelo sistema.

O candidato também pode entregar currículos impressos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Adamantina, que funciona no espaço do Poupatempo, à Avenida da Saudade, 1072. A filial da CEM em Osvaldo Cruz, também recebe currículos impressos.

Após a seleção dos candidatos, o treinamento vai ser conduzido pela equipe da loja de Osvaldo Cruz.


Loja finalizada em 100 dias

Foram iniciadas as obras na área que vai receber a filial da Lojas CEM em Adamantina, na esquina da Avenida Capitão José Antônio de Oliveira com a Rua Deputado Salles Filho. A previsão é que o espaço esteja pronto e finalizado em 100 dias, quando a rede inicia sua operação na cidade.

Três imóveis que existiam na área (auto posto Murillo, antigo Ministério do Trabalho e uma loja de roupas) foram demolidos. Os entulhos da demolição foram removidos e o canteiro de obras recebeu tapumes, para o início das obras de alvenaria no local.

Lojas CEM

Com 72 anos de mercado, a Lojas CEM tem mais de 300 unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Uma das mais recentes foi inaugurada em Osvaldo Cruz, em julho do ano passado. A rede não atua com vendas online e aposta todas as suas estratégias em lojas físicas. Conforme seu site institucional a empresa teve seu início em 1952 como uma pequena oficina de bicicletas na cidade de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba. Com o passar dos anos o negócio evoluiu. A sigla CEM – Centro dos Eletrodomésticos e Móveis – foi escolhida em 1976 por meio de um concurso que movimentou a região.


 

Continue lendo

Cidades

Paróquia realiza neste sábado a Quermesse da Padroeira Nossa Senhora de Fátima

Published

on

Neste sábado (11) a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina realiza mais uma edição da Quermesse da Padroeira. Diferente das edições anteriores, neste ano o evento ocorre no Recinto Poliesportivo ‘Sebastião Pires da Silva’.

Em entrevista à TV Folha Regional, o padre Afonso Maniscalco contou que apesar da mudança de local – para prevenir possível ocorrência de chuva – o formato será mantido, com as barracas de comidas tópicas típicas: churrasco, pastel, pizza frita, cachorro quente, bolos, doces e bebidas.

Também ainda está sendo vendido o cartão que dá direito a um frango assado, pelo valor de R$ 50,00, na secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima ou com voluntários.

A Quermesse terá início às 19h e tem entrada gratuita.

Doações e informações pelos telefones (18) 3521 1246 e (18) 99734 6672.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!