Connect with us

Cidades

Rita de Cássia Siqueira: compromisso, responsabilidade e conquistas na UniFAI

Publicado

em

Todas as organizações possuem em seus quadros de colaboradores(as), profissionais que estão sempre em sintonia com fatos que ocorreram na história, portanto, são personagens importantes neste cenário mais do que especial.

Deve-se considerar que o sucesso da Instituição deve ser medido pela participação daqueles(as) que efetivamente marcaram presença nas diversas etapas históricas, neste caso, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (FAFIA), da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO), das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) e, agora, do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).

Como sempre, nesses casos em pauta, torna-se necessário apresentar para a comunidade acadêmica, ou seja, docentes e discentes, tendo em vista que a maioria dos(as) funcionários(as) conhecem a Prof.ª Esp. Rita de Cássia Siqueira.

Também, acredito que muitos docentes tiveram contato com a Rita em função de dúvidas e informações relacionadas com as atividades acadêmicas, ainda, discentes buscando saber aquele algo mais sobre os respectivos cursos quanto ao reconhecimento.

Rita, que é mãe do Cassiano Siqueira, Lucas e Leonardo Bettio e casada com o Prof. Esp. Marcos César Bettio, possui graduação em Estudos Sociais e Geografia (Licenciaturas) pela FAFIA e Pós-Graduação em Computação e Formação de Recursos Humanos (FAFIA/Unesp).

Está na UniFAI desde o dia 1º de março de 1986 e foi admitida como escriturária na gestão das professoras Ivoni Ramos e Maria José Zampieri Bellusci. Porém, depois de bons serviços prestados nas atividades desenvolvidas, assumiu a função de secretária acadêmica na gestão do Prof. Dr. Gilson João Parisoto.

Gestão Gilson Parisoto

São quase quatro décadas de atividades na UniFAI, ou seja, na sua “casa”, Rita faz questão de destacar que todos(as) os(as) dirigentes marcaram a história da Instituição, porém, não poderia deixar de registrar o período “boom” sob a direção do Prof. Dr. Gilson Parisoto.

Nesse contexto institucional, ou seja, do período em que o professor Gilson permaneceu como diretor geral da então FAI, deve-se considerar que foram dez anos de expansão em todas as áreas por meio de projetos diversos, ainda, na atual conjuntura acadêmica proporcionam a promoção e execução das atividades em nível organizacional e pedagógicas em benefício da comunidade docente e discente, além dos(as) funcionários(as).

Acredito que quem conhece a Rita por meio das atividades desenvolvidas na Instituição tem o dever de reconhecer o seu conhecimento, qualificação e competência profissional nas questões que envolvem projetos acadêmicos nas áreas da graduação e pós-graduação.

Outra marca mais do que registrada da Rita está na sua disponibilidade para colaborar da melhor forma possível no apoio aos docentes, ou seja, nas propostas e projetos visando novos cursos em benefício do avanço acadêmico e institucional da UniFAI.

Atualmente, além da coordenação dos registros acadêmicos, Rita de Cássia Siqueira participa como procuradora institucional e representante junto ao Ministério da Educação (MEC) e Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), responsável pelas informações e processos regulatórios da Instituição.

Também, marca presença como conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e secretária do Conselho Universitário (ConsU), portanto, como sempre, deve-se reconhecer que “a quem honra, honra”. Por isso, Rita finaliza: “nessa trajetória, me sinto extremamente honrada e agradecida por ter vivenciado e colaborado na conquista da Instituição para o grau de Centro Universitário”.

 

 

Publicidade

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!