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Governo edita MP que institui o marco legal do transporte ferroviário

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O presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira (30) uma medida provisória (MP) que institui o novo marco legal do transporte ferroviário. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o texto muda o atual regime jurídico do setor, permitindo que a construção de novas ferrovias seja feita por meio de uma autorização simplificada. No atual sistema, as ferrovias são consideradas de domínio público e só podem ser operadas por um parceiro privado em regimes de concessão ou permissão, via licitação, para construção e exploração de trechos. 

De acordo com a MP, também poderá ser autorizada a exploração de trechos sem operação, devolvidos, desativados ou ociosos. No caso de um interessado pretender construir uma ferrovia somente em áreas privadas obtidas sem a necessidade de desapropriação, o procedimento poderá ser ainda mais simplificado, bastando um registro do projeto na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

“Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, a atual extensão da malha ferroviária nacional é semelhante àquela existente em 1922, cerca de 29 mil quilômetros. Descontados os trechos subutilizados, chega-se a uma extensão próxima aos níveis de 1910, cerca de 20 mil quilômetros, e a um volume transportado semelhante ao de meados da década de 1990. A modalidade de concessão, forma pela qual o serviço de transporte ferroviário é prestado atualmente, tem se revelado incapaz de promover todos os investimentos necessários ao desenvolvimento do setor”, informou a pasta, em nota.

Outra mudança trazida pela MP, segundo o governo, é a simplificação do procedimento para prestação do serviço de transporte ferroviário como Operador Ferroviário Independente. Após apresentação de documentação exigida pela ANTT, a autorização será expedida automaticamente. Nas ferrovias públicas, além do modelo atual de outorga por concessão, será permitida a outorga de forma mais simplificada, por permissão.

A medida ainda permite que as atuais concessionárias, caso prejudicadas pela entrada em operação de ferrovia autorizada ou caso se comprometam com a expansão do serviço, possam migrar para o novo regime jurídico de autorização. “Essa migração não prejudicará obrigações contidas nos atuais contratos quanto a investimentos e manutenção do transporte de passageiros”, observou a Secretaria-Geral da Presidência. 

A pasta também informou que o novo marco legal possibilita que as administradoras ferroviárias se associem para criar entidade autorregulatória, responsável por estabelecer padrões técnico-operacionais sem atuação do Estado, “que se limitará a regular questões de segurança e situações pontuais”.

A MP, que deve ser publicada na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU), tem validade imediata por até 120 dias. Após esse prazo, ela perde a validade, caso não tenha sido votada e aprovada pelo Congresso Nacional. Além dessa MP, um outro projeto de lei em tramitação no Senado, o PLS 261/2018, também cria um novo marco regulatório do transporte ferroviário, com regras similares às da MP, incluindo a adoção de licenças para exploração de projetos no setor.  

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PROVÍNCIA, POLÍTICA, MERCADO E CENÁRIO 0RGANIZACIONAL…

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“No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.” (Dante Alighieri)

By seb@r.

Nestas últimas semanas, a MÍDIA PROVINCIANA tem se preocupado em ENTERVISTAREM os tais PRÉ-CANDITADOS ao cargo de EXECUTOR MUNICIPAL, ou seja, desta PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA…

Desta forma, pode-se afirmar que o cenário é mais do que complicado neste novo tempo novo para o contexto provinciano em todas as áreas, considerando a importância do comércio para o desenvolvimento e ponto quase final…

Ainda, pelo jeito, o poder público continua com as mesmas estratégias viciadas de sempre, ou seja, com uma Equipe de amadores tentando conduzir sob a batuta do PRÉ executor, isto e mais aquilo, porém, sem mais, todavia, com muitos menos…

A comunidade provinciana não pode ficar em compasso de espera pra ver o que pode ocorrer daqui pra frente, caso contrário tudo pode ficar pra trás em meio aos desencontros dos outros interesses patrocinados pelos mesmos de sempre deste ou do outro lado de um mesmo lado…

Além do mais ou de menos, talvez, de menos, as coisas andam devagar e quase parando nos lados das PAREDES ALVAS, ainda, as projeções são as piores possíveis nestes próximos anos de tempos bicudos na área do ensino superior e ponto quase final…

Portanto, torna-se necessário que as organizações que desenvolvem atividades em todas as áreas do mercado, ou seja, produção disto ou daquilo, bem como, na prestação de serviços em tempo de pós-globalização organizacional…

Não se pode esquecer que existem diversas possibilidades de apoio em todas as áreas do mercado por meio das propostas patrocinadas pela “Gestão” afins aos objetivos desta ou daquela Organização…

Também, buscar o apoio das ações mercadológicas por meio da aplicação da “Pesquisa de Mercado” para a escolha do local e implantação do Projeto, também, quais as possibilidades de expansão da Organização…

Assim, espera-se que os/as empresários/as provincianos/as possam buscar tais possibilidades visando a retomada do que se perdeu ou ficou para trás neste últimos 10 anos, também, pelos DESENCONTROS MEDIADOS pela PANDEMIA, caso contrário, outras empresas deste ou daquele segmento, podem seguir pelo mesmo caminho daquelas que se perderam ou fecharam as portas por causa disto ou daquilo…

Ainda, o Legislativo provinciano deve ficar atento ao mercado organizacional para seguir a proposta de sempre, ou seja, “melhor prevenir do que remediar”, se possível buscando novas alternativas por meio dos contatos deste ou do outro lado visando estar em conexão com as NOVAS EXIGÊNCIAS do MERCADO em tempo de pós-globalização ORGANIZACIONAL…

Neste contexto plural para o cenário regiocal, ou seja, “do regional para o local”, “todo cuidado é pouco”, por isso e mais aquilo, torna-se mais do que necessário utilizar a denominada “tática de guerrilha”, a saber, “a melhor defesa é sempre o ataque” e vamos que vamos neste tempo novo tempo para a Província em meio aos OCASOS DE UM TALVEZ com os PRÉ-CANDIDATOS ao EXECUTIVO MUNICIPAL…

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

Pra não esquecerem, a saber: PERDERAM MANÉS!

 

e-mail: [email protected]

 

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Idosa fica ferida após bater carro contra traseira de caminhão dos Bombeiros em rodovia de Piracicaba

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Uma idosa, de 61 anos, ficou gravemente ferida após bater o carro que dirigia contra a traseira de um caminhão do Corpo de Bombeiros no início da tarde desta segunda-feira (29). O acidente ocorreu na Rodovia Cornélio Pires (SP-127), que liga Saltinho (SP) a Piracicaba (SP), quando a equipe de resgate voltava de um outro atendimento.

A mulher atingiu uma placa de sinalização da rodovia. Nenhum ocupante do caminhão dos Bombeiros ficou ferido. A própria equipe socorreu a idosa, que foi encaminhado para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) de Piracicaba.

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Adolescentes ficam feridos após ônibus tombar na rodovia em Fernandópolis

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Quatro adolescentes entre 13 e 17 anos ficaram feridos após um micro-ônibus tombar na Rodovia Carlos Gandolfi, em Fernandópolis (SP). O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (29), na vicinal que liga a cidade a São João das Duas Pontes (SP).

Segundo apurado pela TV TEM, o micro-ônibus terceirizado levava os alunos que moram na zona rural para uma escola estadual em Fernandópolis, quando o motorista perdeu o controle. Ele e a monitora que também estavam no veículo não se feriram.

Um adolescente de 13 anos foi levado para a Santa Casa de Fernandópolis com suspeita de fratura no braço. Ele deve ser encaminhado para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM). Outro, de 14, está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em observação, já que sofreu uma forte pancada na cabeça.

Já o adolescente de 17, que também foi levado para a UPA, recebeu alta médica. A pista não precisou ser interditada. A Polícia Civil investiga as causas do acidente.

O TV TEM questionou a Secretaria Estadual de Educação sobre o acidente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

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