Connect with us

Cidades

Programa “Água e Óleo não se misturam” entrega um litro de óleo de cozinha novo a cada quatro litros de óleo usado

Publicado

em

Com o objetivo de evitar que a população descarte de forma incorreta o óleo de cozinha usado na rede de esgoto ou que ele seja colocado junto com o lixo orgânico, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) conta com o Programa “Água e Óleo não se misturam”.

O munícipe que quiser efetuar a troca do óleo usado pelo óleo novo pode levar até um dos pontos de coleta que funcionam no IAMA, no Lar Cristão e na própria secretaria. É necessário entregar quatro litros de óleo usado para receber um litro de óleo novo. Tudo o que é recolhido, é reciclado e transformado em biodiesel.

A destinação correta evita que a rede de esgoto sofra com problemas de entupimento, pois o óleo que é despejado irregularmente se transforma em gordura e fica incrustado nos encanamentos dificultando a passagem das águas e resultando no mau funcionamento das estações de tratamento.

Quando isso acontece, é necessário fazer uso de produtos químicos poluentes que são capazes de desentupir as instalações. A medida além de poluir ainda mais, faz com que o tratamento da água fique até 45% mais caro e pode atrair pragas que geram doenças nas pessoas e animais.

“Estamos vivendo uma crise hídrica e tudo o que não queremos é ver as coisas ainda mais caras, por isso a SAAMA reforça a existência do programa que dá um litro de óleo de cozinha novo para quem entregue os quatro litros sujos”, relembra a interlocutora do munícipio VerdeAzul, Nadine Silva.

Serviço Aqueles que quiserem aderir ao Programa “Àgua e Óleo não se misturam” podem entregar o óleo usado no IAMA que fica na Rua Paraíba, 269 no Jardim Brasil, no Lar Cristão, situado a Rua Arno Kieffer, 507 na Vila Cicma e na SAAMA localizada na Rua Walter Meneghin, 100 no Jardim Oriente no Poliesportivo.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (18) 3522-1776 ou pelo e-mail [email protected]

 

Publicidade

Cidades

Morro Lucélia é o campeão do Futsal em Adamantina

Published

on

Mostrando um futsal aguerrido e envolvendo os adversários com a sua marcação e bom futsal, o time Luceliense do C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, dos treinadores Bruno Queiroz e Michael, sagrou- se campeão do 1° Torneio Regional “Supermercado Godoy ” de Futsal de Adamantina.

O evento esportivo foi realizado no domingo (5), no Ginásio de Esportes Paulo Camargo.

O time Luceliense na disputa final venceu o bom time do Psirico/ BW Sprt por 3 a 1, com os gols marcados por Elizeu, Fabrício Bino e outro contra.

O C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, além do título, teve ainda a defesa goleiros menos vazado Ricardo e Higor e o artilheiro Elizeu “Zéus” com 7 gols e melhor jogador da competição.

A competição que teve a participação de 16 equipes, premiou o time do Red Bull F.C./ Pigari’s, na 3° colocação.

CAMPANHA DO CAMPEÃO

Morro 6 x 0 Fratelo’s Sport/Adamantina

Morro 3 x 1 Veneza

Semifinais

Morro 7 x 0 Red Bull/ Pigari’s

ARBITRAGEM

Luis Henrique “Babidi” e Lucas Pimenta

MESÁRIO

Pedro Claudino

ORGANIZAÇÃO

Anderson Moreira “Japa”

 

 

Continue lendo

Cidades

Ex-prefeito de Adamantina, Kiko Micheloni declara apoio a pré-candidatura de Daniel Robles

Published

on

“Será um salto enorme na qualidade de serviços prestados à Adamantina”, ressaltou o ex-gestor municipal sobre a pré-candidatura do Engenheiro ligado ao Sistema Confea/Crea

Prefeito de Adamantina de 2005 a 2012, José Francisco Figueiredo Micheloni, o Kiko Micheloni, também declarou apoio a pré-candidatura a prefeito de Daniel Robles (PSD). O Engenheiro de Produção, que é ligado ao Sistema Confea/Crea, colocou o nome à disposição do grupo formado pelo PL, PSD e PSDB.

Em entrevista à Rádio Brasil FM, o ex-gestor municipal ressaltou à importância do histórico profissional de Robles para continuidade do desenvolvimento de Adamantina. “Não sou engenheiro, Márcio [Cardim] também não é engenheiro. E acho que agora é a hora da cidade dar outro salto, um salto voltado para melhorias básicas”, pontuou.

Micheloni fez a afirmação ao citar o problema de macrodrenagem de Adamantina, o que resulta em período de chuvas intensas no alagamento de alguns pontos da área urbana. “Ninguém melhor do que um engenheiro para resolver”, destacou. “Tenho certeza que será um salto enorme na qualidade de serviços prestados à Adamantina”, enfatizou.

O apoio do ex-prefeito de Adamantina foi declarado durante lançamento da pré-candidatura de Daniel Robles na segunda-feira (6). Além de Kiko Micheloni, o prefeito Márcio Cardim, que também é presidente do PSD; a vice Dinha Santos Gil; o presidente do PL e secretário municipal Gustavo Taniguchi; o professor universitário e presidente do PSDB Paulo Sérgio da Silva; e o advogado Rodrigo Fazan participaram da entrevista, além do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

“Há tempos, o Daniel tem apresentado este trabalho fabuloso frente ao Crea [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia] e demonstrado capacidade como engenheiro”, destacou Micheloni. “Considero o Daniel um moço brilhante, com um futuro enorme e com muito, mas muito a oferecer por nossa cidade”.


Continue lendo

Cidades

Centro Universitário marca presença em mais uma edição da Agrishow, em Ribeirão Preto

Published

on

Reconhecida como uma das maiores feiras agrícolas do mundo e a maior feira agropecuária do Brasil, a Agrishow 2024 – Feira Internacional de Tecnologia em Ação, ocorreu no período de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

Trata-se de um evento onde são encontradas soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades. É reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

Um dos destaques deste ano foi a presença marcante da Inteligência Artificial (IA) e da tecnologia de precisão. Além da IA, a Agrishow apresentou um leque de outras soluções tecnológicas, como sistemas de telemetria, selecionadoras eletrônicas de grãos, drones para pulverização e mapeamento e veículos autônomos.

Em sua 29ª edição, a feira movimentou neste ano, R$ 13,6 bilhões em intenções de negócios, com um crescimento de 2,4% na comparação com o registrado em 2023. Circularam pelo evento cerca de 195 mil pessoas durante os cinco dias, entre pequenos, médios e grandes produtores brasileiros a representantes de empresas internacionais.

O curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina esteve presente no evento no dia 30 de abril com 36 alunos, acompanhados do coordenador do curso Prof. Dr. José Carlos Cavichioli e do docente Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva.

“Esse tipo de atividade é incentivado pela coordenação do curso de Agronomia, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Ensino do Centro Universitário, sendo um importante instrumento de aprendizagem para os alunos que puderam conferir as mais modernas tecnologias utilizadas no setor agropecuário”, ressalta Cavichioli. 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!