Connect with us

Cidades

Alunos de Medicina apresentam ao Legislativo municipal proposta de promoção à saúde

Publicado

em


Hipoclorito de sódio (NaCIO) 2,5% foi apresentado como proposta de solução
para problemas causados por veiculação hídrica, como verminoses, por exemplo

Os alunos do 9º semestre do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) foram convidados na última sexta-feira, 2, pelos vereadores adamantinenses para apresentarem, na Câmara Municipal, sua proposta de intervenção e promoção da saúde no município.

Beatriz Sanches Ito, Carolaine  Flores Sanches, Eduardo Ribeiro Ferracini, Fernanda Chain Rossi, Henrique Miyai Rodrigues e Yasmim dos Santos El Hage desenvolveram, ao longo do 1º semestre de 2021, sob orientação da médica dermatologista Prof.ª Dra. Maria Stella de Mello Ayres Putinatti, a pesquisa intitulada “Saneamento básico: discutindo a importância da utilização do hipoclorito de sódio como instrumento de promoção da saúde”. Durante o internato inserido na Rede de Atenção Básica do município de Adamantina, os alunos realizaram um estudo de alta relevância para a promoção da saúde dos munícipes, o que chamou a atenção do Legislativo municipal.

Recepcionados pelo presidente da Câmara, Paulo César Cervelheira de Oliveira (PV), e pelos vereadores Alcio Roberto Ikeda Júnior (Podemos) e Noriko Onishi Saito (PV), os alunos expuseram o levantamento bibliográfico e tratamento de dados da comunidade local, no qual foram observados aspectos que poderiam contribuir com agravamento da saúde da população e predisposição a doenças por meio de veiculação hídrica, como por exemplo os mais diversos tipos de verminoses.

“Desde longa data se reconhece que a prevenção e promoção da saúde da população, deve começar na base, em especial, quanto aos seus inúmeros condicionantes, do qual o saneamento básico faz parte”, pontuou a aluna Yasmim El Hage.

“Reconhece-se, então, a nível de atenção primária à saúde, a relevância de levar em consideração inúmeros aspectos que contribuem para o agravamento das condições de saúde da população e predisposição a uma série de doenças, tendo como exemplo o nível de qualidade da água consumida”, complementou Carolaine Sanches.

Beatriz Ito comentou sobre uma possível solução para a atenuação das doenças de veiculação hídrica. “Diante desta realidade e tendo em vista as inúmeras doenças decorrentes de veiculação hídrica recomenda-se, a utilização da solução de hipoclorito de sódio [NaCIO], a ser disponibilizado gratuitamente para a população”.

Partindo deste pressuposto, Henrique Miyai apontou que o trabalho apresentado pelos alunos tem por objetivo “discutir a importância da utilização do hipoclorito de sódio 2,5% como instrumento de promoção à saúde da população”.

“Os resultados encontrados evidenciam o saneamento básico como um velho e ao mesmo tempo novo problema, com intrínseca relação com as variáveis socioeconômicas”, destacou Fernanda Chain.

“Tal contexto no qual um enfoque preventivo em saúde pública valendo-se de um insumo, que pode ser distribuído gratuitamente pelas secretarias municipais de Saúde como o hipoclorito de sódio 2,5%, poderia melhorar as condições de vida, sobretudo, em comunidades que utilizam sistemas alternativos de abastecimento de água para consumo humano”, finalizou Eduardo Ferracini.

O grupo concluiu a apresentação expondo que “a história do enfrentamento do deficit em saneamento básico tende a se repetir e se prolongará até o momento em que se entender que saúde pública só se constrói quando todo e qualquer indivíduo desfrutar de condições ambientais que lhe permitam viver com dignidade”.

Diante do exposto, foi proposta pelos alunos às autoridades a sugestão, como resolução rápida e de baixo custo, da criação de um programa de distribuição do hipoclorito de sódio 2,5%, de forma ampla e regular à população, com o devido esclarecimento de uso, conforme instruções contidas no rótulo do fabricante. “Caso ainda assim persistam duvidas quanto à eficácia e forma de uso, a equipe de Saúde da Família estaria preparada para auxiliar os cidadãos”, esclareceram.

A pesquisa completa pode ser apreciada nos arquivos da Biblioteca Central, localizada no Câmpus ll da UniFAI.

 

Cidades

“Se conquistarmos a prefeitura de Adamantina, faremos uma auditoria”, diz presidente estadual do Partido Novo

Published

on

Em visita na Cidade Joia nesta semana, o presidente estadual do Partido Novo, Ricardo Alves, concedeu entrevistas aos principais meios de comunicação e esteve também na sede do Grupo Folha Regional do Portal Adamantina NET, onde participou de um bate-papo ao vivo na TV Folha Regional.

Durante as entrevistas nas emissoras de rádio, Ricardo Alves havia citado que “caso o Partido Novo eleja o candidato a prefeito em Adamantina, será feita uma auditoria para se ter o conhecimento de tudo aquilo que quem sai deixou e também do que quem entra está pegando”, frase esta que gerou grande repercussão nos bastidores políticos.

Questionado também pelo jornalismo Folha Regional e Adamantina NET, sobre o que motivaria uma auditoria na Prefeitura de Adamantina, Ricardo Alves explicou que “na realidade, isso é uma prática comum do Partido Novo, em todas as prefeituras que viermos a conquistar o cargo de prefeito, executaremos uma auditória prévia”.

O presidente estadual do Novo, destacou que não se trata de algo em particular com Adamantina e que nisso, não vai nenhum juízo de valor em relação ao atual mandatário, no caso, ao atual prefeito do município.

“Não vai nenhum demérito a Adamantina ou qualquer outra cidade, esta é a prática do Partido Novo. Agora, se nós assustamos alguém, realmente eu lamento, essa é a prática do Partido Novo”, finalizou sobre a questão trazida à discussão pela TV Folha Regional.

Em Adamantina, o Partido Novo tem como pré-candidato a prefeito, o pecuarista José Carlos Tiveron, que juntamente com a presidente da nominata local, Vilma Ghelsi, o esposo Tenente Alcântara e o pré-candidato a vereador Eder Ruete, acompanharam Ricardo Alves durante sua passagem pela sede da Folha Regional e Adamantina NET.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Definidas datas das edições descentralizadas da Feira da Mulher Empreendedora deste ano

Published

on

Com a Lei Municipal já em vigor, a Feira da Mulher Empreendedora é agora um Programa de Governo, por isso passa a fazer parte das obrigações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Adamantina. Sendo assim, a pasta já definiu que a iniciativa será promovida de forma descentralizada em cinco oportunidades neste ano.

No final de semana do Dia das Mães (10 e 11 deste mês), a FME ocorre no Paço Municipal, com a participação de cerca de 40 empreendedoras divididas nos dois dias. De acordo com a programação, na sexta-feira as mulheres estarão comercializando seus produtos das 9h às 18h atuam nos ramos de revenda, alimentação, artesanatos e acessórios. Ainda no mesmo dia, mas das 18h30 até às 22h30, as participantes venderão produtos de artesanatos, cosméticos, revendas, entre outros. E no sábado continua das 9h às 16h também no Paço Municipal. As empreendedoras atuam nos segmentos de artesanato, alimentação, entre outros.

“Além da feira descentralizada alusiva ao dia das mães, acontecerão ainda nos dias 11, 12 e 13 de junho na Praça Elio Micheloni durante a programação de aniversário da cidade”, informou a Prefeitura.

Outras três feiras descentralizadas estão previstas no calendário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: No final de semana do Dia dos Pais (9 e 10 de agosto); durante a ExpoVerde 2024 (3 a 8 de setembro); e na abertura oficial do Natal Mágico 2024 (9 de novembro).

No mês de dezembro, assim como ocorreu em março deste ano, haverá a edição completa da FME, no dia 7.

 

Continue lendo

Cidades

Daniel Robles anuncia oficialmente pré-candidatura a prefeito de Adamantina

Published

on

“Não foi uma decisão pessoal, mas sim de grupo. E o grupo se reuniu e tomou a decisão em conjunto. É preciso dar continuidade aos projetos que essa administração tem implementado. Adamantina não pode parar”. Com esta frase o engenheiro Daniel Robles (PSD) confirmou a sua pré-candidatura a prefeito de Adamantina nas Eleições Municipais 2024.

Para o anúncio, feito minutos atrás em entrevista ao vivo ao Grupo Joia de Comunicação, ele esteve acompanhado pelo prefeito Márcio Cardim (PSD) e também pelo ex-prefeito Kiko Micheloni.

Robles surge como o nome escolhido pela ‘situação’ para representar a sucessão da atual Administração Municipal. Também terá o apoio do grupo de partidos formado pelo PSD, PL e PSDB.

“Estamos todos os dias buscando a população, porque o mlehor de Adamantina é o adamantinense, e ele tem aberto as portas para conversar. Vou ser um prefeito de elaboração e execução de projetos para Adamantina”, declarou.

Hoje, o engenheiro é conselheiro federal no Sistema Confea/Crea, instância superior da fiscalização do exercício das profissões inseridas no contexto do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!