Connect with us

Coronavirus

Doria decreta estado de calamidade pública em SP a partir de sábado para frear avanço do coronavírus

Publicado

em

 

 

O governador João Doria (PSDB) declarou, na tarde desta sexta-feira (20), que vai decretar estado de calamidade pública no estado de São Paulo diante da epidemia do novo coronavírus. O decreto será publicado no Diário Oficial deste sábado (21) e vai permitir que o governo tome medidas de emergência. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também adotou a mesma medida para o município.

“O reconhecimento do estado de calamidade pública no estado de São Paulo a partir de amanhã, sábado, dia 21 de março, com a publicação no Diário Oficial do estado. O objetivo desta medida não é gerar pânico e nem pavor, mas gerar facilidade de ações do governo e dos 645 municípios do estado de São Paulo”, disse Doria durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com Doria, a medida vai permitir dar agilidade às ações do governo na compra de produtos. “O decreto simplifica o processo de compra e contratações de serviços essenciais, tira qualquer burocracia e protege os gestores públicos dessas medidas dando mais agilidade e rapidez ao governo nesse enfrentamento”.

O governo determinou ainda a suspensão de serviços públicos estaduais não essenciais a partir de segunda-feira (23). Para o governador, neste momento, a redução de público provocada por medidas de restrição do comércio e das escolas está sendo o suficiente pelas orientações sanitárias.

Repartições públicas como o Poupatempo, Detran e Junta Comercial do Estado de São Paulo vão fechar as portas e farão atendimento apenas on-line.

Serão fechados ainda equipamentos públicos como zoológicos e todas as unidades de conservação estaduais, como Horto Florestal, Jardim Botânico, Parque Ecológico do Tietê, entre outros do estado, até o dia 30 de abril. Equipamentos esportivos, como o Complexo do Ibirapuera, também devem ter as atividades suspensas.

Doria aproveitou para criticar a atitude do deputado federal Eduardo Bolsonaro que provocou uma crise diplomática entre China e Brasil. “Quero prestar meu gesto de solidariedade à China e ao povo chinês. Não é justo que alguém, quem quer que seja, possa fazer alguma acusação à China ou ao povo chinês”, afirmou ele.

De acordo com David Uip, coordenador do Centro de Contingência, o Instituto Butantã vai conseguir fazer até até 2 mil exames por dia. “Nós estamos criando uma grande rede de laboratórios. A Universidade de São Paulo já prontificou-se a ceder 17 laboratórios que vão ser transformados em laboratório para diagnóstico do coronavírus. Isso é muito importante porque a curto prazo nós teremos uma demanda de indivíduos com coronavírus, especialmente os pacientes internados. Essa agilidade favorece a alta precoce dos não-coronavírus positivos, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva”, afirmou.

O estado tem 286 casos confirmados da doença e 5 óbitos.”Dos casos internados em terapia intensiva, casos graves, nós estaremos computando, para efeito de estatísticas, apenas aqueles que tiveram a confirmação diagnóstica do coronavírus. Hoje nós temos 24 pacientes em UTI, confirmados, todos em hospitais privados, nenhum em hospital público”, disse José Henrique Germann, secretário da Saúde.

Mortes

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira (19) a quinta morte pelo coronavírus em São Paulo. O paciente é um homem de 77 anos, com comorbidade, que residia na capital paulista e estava internado no Hospital Sancta Maggiore, da rede Prevent Senior.

A operadora de saúde informou que em sua rede há 33 pacientes na UTI, sendo que 12 tiveram exames confirmados para a doença Covid-19. Os outros 21 aguardavam o resultado do exame até a última atualização desta reportagem.

Em nota, a Prevent Senior diz ainda que há 90 pacientes “em acomodação apartamento, sendo 16 positivos para Covid-19 e 74 aguardando resultado do exame”.

O estado de São Paulo tem 286 casos confirmados do novo coronavírus e 7.669 suspeitos, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira (19). O número de confirmados aumentou 19% em relação ao balanço anterior, divulgado na quarta (18).

Dentre os 286 pacientes, 4 residem em outros estados, mas tiveram a confirmação em São Paulo, e 2 vivem em outro país. A maior parte dos casos (259) está na capital, mas há casos confirmados em outros 16 municípios do estado.

Ao todo, país vai a 7 casos de morte em decorrência do Coronavírus no Brasil. No Rio de Janeiro, duas mortes foram confirmadas nesta quinta-feira (19).

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem ao todo 621 casos confirmados de novo coronavírus em todo o território nacional. A maioria dos casos confirmados se concentram justamente em São Paulo (286 confirmados) e Rio de Janeiro (65 casos).

 

Globo.com

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coronavirus

“Projeto que altera o Plano de Carreira do Magistério Municipal precisa ter falhas corrigidas”, afirma presidente da Câmara

Published

on

Em conversa com a reportagem do Folha Regional na quinta-feira (11) o presidente da Câmara de Adamantina, Paulo Cervelheira (PV) confirmou existir falhas no Projeto de Lei nº 13, de 13 de outubro de 2021 que propõe a reorganização do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. “São pontos que precisam ser corrigidos antes de ir para votação, porque do jeito que está não será aprovado”.

O PL conta com a contrariedade de profissionais concursados na rede de ensino do município, representados por uma comissão de professores que se reuniu com os vereadores na semana passada. Paulo disse que os educadores, acompanhados de sua assessoria jurídica, apresentaram11 tópicos do novo Plano de Carreira que eles entendem ser prejudiciais à categoria.

Os profissionais da educação, segundo afirmado ao Siga Mais, entendem que “o PL retiraria conquistas de anos e não estaria criando mecanismos de valorização aos educadores, além de não condizer com as reivindicações”. Ligadas piso salarial, férias, recesso, implementação de avaliação, entre outros itens.

O presidente informou que o Legislativo já está tratando do assunto e intermediará a busca de soluções das divergências. “Inclusive, vamos propor uma reunião entre nós (vereadores) e o Executivo, por meio das Secretarias de Administração, de Educação e de Assuntos Jurídicos para debater e tentar sanar as falhas existentes. Nosso objetivo é estabelecer um consenso de forma que não haja prejuízo para nenhuma das partes”.

 

 

 

Continue lendo

Coronavirus

Duas mulheres com suspeita de coronavírus morrem em Prudente

Published

on

O Oeste Paulista soma mais duas mortes suspeitas pela Covid-19. Uma das vítimas é uma mulher de 62 anos, moradora de Presidente Venceslau (SP), que recebia atendimento médico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Presidente Prudente.

Ambas morreram neste sábado (4).

A outra vítima é uma mulher de 58 anos, que recebia atendimento médico na UTI da Santa Casa de Presidente Venceslau. O segundo óbito foi divulgado pela Prefeitura por volta das 19h.

Exames devem apontar se as vítimas haviam contraído ou não o novo coronavírus.

Por meio de nota, o HR informou que a paciente veio transferida da Santa Casa de Presidente Venceslau e, desde o dia 29 de março, estava internada na unidade recebendo os cuidados da equipe médica e multiprofissional da UTI. Porém, seu quadro evoluiu a óbito na tarde deste sábado.

Em nota oficial, a Prefeitura de Presidente Venceslau informou que “os casos de óbito ocorridos neste sábado, 04 de abril de 2020, a Secretaria de Saúde da Prefeitura esclarece que são situações ainda tratadas como casos suspeitos de coronavírus”.

“Ambas as pacientes receberam atendimento médico com sintomas característicos. Material foi coletado para exame laboratorial”, afirmou. A Prefeitura ainda acrescentou que até o momento o Instituto Adolfo Lutz não divulgou os resultados.

Continue lendo

Coronavirus

Adamantinense com Coronavírus está internado em Osasco

Published

on

A Secretaria de Saúde de Adamantina informou no início da tarde deste sábado (4), que conforme revelado pelo site do Governo do Estado, um adamantinense encontra hospitalizado em Osasco com a doença confirmada após exames.  

“Na cidade não há o registro de casos positivos. Acontece que um adamantinense que encontra-se em Osasco teve a doença confirmada e entra para as estatísticas no portal do Governo como sendo de Adamantina”, explica Gustavo Taniguchi, secretário de Saúde.

Na noite desta sexta-feira (3), chegou à ser divulgado que o paciente estaria em Adamantina, porém, o caso foi descartado pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica.  (VEJA AQUI)

CONFIRA O COMUNICADO ENVIADO PELA PREFEITURA

Secretaria de Saúde informa:

Adamantina, 04 de abril de 2020 – O caso positivo para COVID-19 que consta no site do Governo do Estado de São Paulo, direcionado para o município de Adamantina, se refere a um munícipe adamantinense que segue internado em um hospital na cidade de Osasco.

As equipes da Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município estão em contato caso haja necessidade de isolamento da família do munícipe. Todas as questões técnicas serão realizadas a partir de segunda-feira (06).

Até o momento, no município de Adamantina, se encontram quatro casos suspeitos do COVID-19 que aguardam os resultados dos testes.

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!