Connect with us

Cidades

Problemas no transito em Adamantina na área central ainda é um grande desafio

Publicado

em

FOTO: Drone / Folha Regional

 

 

Adamantina conta com aproximadamente 35 mil habitantes, possuindo uma frota de mais de 25 mil veículos, mesmo que apenas uma parte da existente transite pelo centro, além daqueles que vem de cidades vizinhas, estacionar se principalmente no centro comercial constitui um grande problema.

Se por um lado a cidade comemora o seu crescimento constante, por outro, alguns problemas de difícil solução passam a incomodar.

Mesmo contando com o auxílio da Zona Azul, a situação do trânsito no horário comercial é bastante complicada, sendo constante alvo de reclamações de motoristas.

Pesquisa recente aplicada pelo Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato Patronal do Comércio Varejista), apontou que o trânsito é uma das principais reclamações dos empresários, afetando diretamente no resultado das vendas.

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/80653319_625742638231431_1755919077420826624_n.jpg?_nc_cat=107&_nc_ohc=cyKO12gwPx0AX8ZsgNc&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=08bfc31342c93d0b64ac2713ebbc1eee&oe=5EDB4F29
E como resolver esta situação? Autoridades se mostram preocupadas com a situação e algumas mudanças estão sendo executadas, elas são pequenas, porém mostra a necessidade de um projeto que garanta investimentos certeiros para pelo menos amenizar a situação, que tende a piorar, já que a frota sempre aumenta e Adamantina cada vez mais é um polo regional em vários setores.

No final do mês de novembro do ano passado, o prefeito Márcio Cardim recebeu relatório sobre a sinalização de trânsito, envolvendo horizontal, vertical, semafórica, circulação, movimentos de conversão e fiscalização. O documento, com 40 páginas, foi desenvolvido por equipe de engenheiros especialistas, contratados pela AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista) em parceria com o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).

Para melhor compreensão do poder público municipal, o documento foi composto por definições legais, importância e situação atual das sinalizações e fiscalização, como a sinalização horizontal (para cruzamentos, faixas de pedestres, demarcação de conflito, pare, lombadas, entre outros).

O relatório exemplifica os problemas encontrados em Adamantina, como no acesso ao Campus II da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina). Os semáforos também foram objeto de análise dos especialistas. Sobre a fiscalização, os engenheiros relatam a falta de agentes para orientação e fiscalização de trânsito.

O relatório ressalta a necessidade de estudos para alguns entroncamentos da cidade com problemas visíveis de mobilidade. Os especialistas concluem o documento destacando a necessidade de revisão da circulação e mãos de direção de algumas ruas e avenidas.

Ao receber o documento o prefeito Marcio Cardim ressaltou excelente estudo desenvolvido sobre mobilidade urbana, e também pelo relatório cedido ao Município, que apresentou diversas contribuições de melhorias no trânsito de Adamantina, destacando que os apontamentos e sugestões do relatório seriam encaminhados à Secretaria de Planejamento que em conjunto com a Comissão de Trânsito para confecção de projetos para sua execução. “O Município conta com o projeto do Governo de São Paulo, Respeito à Vida, aprovado no Detran, no valor de R$ 435 mil que será aplicado em melhorias no trânsito em Adamantina”, anunciou o prefeito.

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/82028381_625742808231414_63723828475330560_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_ohc=S20aZjjpy9YAX-4ha5P&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=bbceefb2f530c20c049d8e04b39a9618&oe=5EC7F4E5

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Voleibol de Adamantina jogarão pela Liga Barros

Published

on

As equipes adamantinenses Sub-18 Masculino e Sub-13 e Sub-15, Feminina da Selar / Adamantina/ UNIFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jornada esportiva pela rodada da Liga de Voleibol Barros de Inúbia Paulista, entram em quadra neste sábado (25), no Ginásio de Esportes de Inúbia Paulista.

As equipes adamantinenses jogarão três partidas, confira:

1º Jogo- 10h00

Sub-18 Masculino

Adamantina x Junqueirópolis

2º Jogo – às 12h10

Sub-13 Feminino (Foto)

Adamantina x São João do Pau D’ alho

3º Jogo – às 13h00

Sub-15 Feminino

Adamantina x Tupi Paulista

 

 

 

Continue lendo

Esporte

Ciclista adamantinense participa de competição em Pompéia

Published

on

O ciclista adamantinense José Walter Castanha (ex-jogador do extinto Guarani F.C. de Adamantina) esteve representando Município de Adamantina no domingo (19), no 3º Desafio MTB (Mountain Bike), realizado em Pompeia.

O evento esportivo contou com a participação de ciclista de Pompeia e cidades da região.

Na oportunidade o José Walter ficou na sétima colocação da competição na categoria acima de 50 anos.

Mesmo competindo em outra categoria e em um difícil percurso desafiador de 35 km, com 700 de altimetria e serra, além de adversários de alto nível, José Walter, ficou entre os primeiros colocados.

Nas competições em que disputa, José Walter tem o apoio do patrocinador Trend Bikers de Marilia.

 

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Adamantina realiza assinatura dos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal

Published

on

Com o objetivo de de realizar a assinatura com os 53 agricultores que fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, o PAAM, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), promoveu uma cerimônia na noite de ontem (23).

Participaram da solenidade, o prefeito Márcio Cardim, a vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil “Dinha”, secretários municipais, agricultores e a consultora do Sebrae, Ana Camille Pena.

Thiago Benetão, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), disse que com o PAAM todos saem ganhando.

“Os agricultores são beneficiados, porque recebem gratuitamente o composto que é produzido e entregue para que eles possam melhorar sua produção, a Prefeitura também é beneficiada, porque dá a destinação correta dos restos de alimentos e dos galhos das podas das árvores e as entidades que recebem tudo o que é adquirido, levando assim comida de qualidade”, afirmou.

Por sua vez, Andreia Regina Ribeiro, secretária de Assistência Social, agradeceu em nome das entidades o que é destinado. “O que chega na ponta está em condições de segurança alimentar para mais de 2500 atendidos”, garantiu.

Recebem os itens adquiridos pelo PAAM: Casa do Garoto, IAMA, Lar Cristão, Lar dos Velhos, Casa da Sopa e o Centro Dia que são as entidades socioassistenciais.  São destinados ainda para o Pai Nosso Lar, Santa Casa, Residenciais Terapêuticas, Rede de Combate ao Câncer que são unidades vinculadas à saúde.

Maria de Lourdes Santo Gil “Dinha” também assegurou o quanto o PAAM é importante e contribui para que o município se desenvolva.

Em sua fala, o prefeito Márcio Cardim relembrou todos os passos até a implantação do programa no município.

“Hoje, estamos investindo R$500 mil em recursos próprios para a aquisição do que é produzido pelos nossos agricultores. Possibilitando que o ciclo seja completo. Sem contar que além das entidades, a Secretaria de Educação, também compra esses alimentos para serem usados nas merendas”, explicou.

Entenda o que o PAAM

O Programa de Aquisição de Alimentos Municipal possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa visa à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e a destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

O projeto visa estimular os produtores da agricultura familiar local, que além de contar com assistência técnica através do Convênio Euroclima+ na melhoria do manejo, conta também com o Programa de Eficiência Energética com a produção de composto orgânico a ser utilizado na melhoria da produção, estimulando a comercialização e a renda.

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!