Connect with us

Cidades

Central de Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos de Adamantina está em fase final para entrar em operação

Publicado

em

A Central de Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos (CTDR), conhecido antigamente por aterro sanitário, está sendo construída no Bairro Aidelândia, na zona rural de Adamantina, em uma área equivalente a 53 alqueires, com vida útil de aproximadamente 50 anos.

Sob responsabilidade da empresa Nova Alta Paulista Ambiental, o empreendimento continua sendo adequado, conforme prevê a legislação ambiental, com previsão para início de operação a partir da segunda quinzena do próximo mês de setembro, quando passará a receber os primeiros resíduos, dependendo ainda da Licença de Operação (LO) que deverá ser emitida pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

No entanto, o início da operação não significa que a CTDR estará 100% concluída, pois o trabalho é desenvolvido em etapas e continuarão sendo realizados, permitindo o recebimento de vários tipos de resíduos no futuro, onde cada etapa também depende de rigorosa autorização da Cetesb.

https://scontent.faep12-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/69247421_522091825263180_3624215342781300736_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_eui2=AeEGZVKOrjk-WrlqpuDULAsmBMMrj_qAhXxLIgmcQkGla94RjG5EYK-l0zGr_OlGVXHnoL1bbGimy6UIpPEBUdxyFdoO-HOBK49qXd9So5XLfQ&_nc_oc=AQnLoGDfDv1XduUB8W9-HKT6OAG9D6lWK4ErAMJ42jvecCntMVwEYefk5Uh6rhFJcA5MRBXaksjBy1aKmCyUipO1&_nc_ht=scontent.faep12-1.fna&oh=3fff272d7d1beb8784522ee117683128&oe=5DC845A8
Os profissionais da empresa Nova Alta Paulista Ambiental, Eresvaldo Vicente Pereira e José Claudio Padiar, explicaram que a área em que está construída a CTDR foi adquirida na administração do ex-prefeito Ivo Santos e seu sucessor, o atual prefeito Márcio Cardim, tem dado todo o suporte necessário na continuidade dos trabalhos que conta também com o apoio dos vereadores.

Os profissionais ressaltam ainda que a CTDR tem sido construída com o que há de mais moderno neste tipo de empreendimento. Com o início da colocação dos resíduos (lixos), serão compactados e a cada 5 metros de resíduos, realizará a drenagem para evitar mau cheiro e a presença de aves.

Esse processo de decomposição do lixo gera o chorume, uma substância resultante do processo de apodrecimento de materiais orgânicas, que será captado através de sistema de bombeamento e levado para tratamento.

Além do chorume, a decomposição do lixo gera vários gases que também serão coletados e utilizados para geração de energia.

Assim que entrar em operarão, a CTDR deve gerar mais de 100 empregos e renda para Adamantina, além de solucionar um problema enfrentado pelos municípios da região que não possuem suporte financeiro necessários para construir um empreendimento deste porte em suas cidades. Além de Adamantina, a CTDR poderá atender vários outros municípios da região, entre eles, Panorama, Santa Mercedes, Paulicélia, Tupi Paulista, Dracena, Junqueirópolis, Irapuru, Pacaembu, Flórida Paulista, Flora Rica, Mariápolis, Lucélia, Inúbia Paulista, Pracinha, Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão, Parapuã, Rinópolis, Iacri, Bastos, Tupã, Herculândia, Quintana, Valparaíso, Mirandópolis, Lavínia, Bento de Abreu, Rubiácea, Nova Independência, São João do Pau D’Alho, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Andradina, Castilho, Guaraçaí, Bilac, Guararapes, Murutinga do Sul, Arco-Íris, Clementina, Gabriel Monteiro, Luiziânia, Piacatu, Queiroz, Santópolis do Aguapeí, Presidente Prudente e até Marília. Para atender todas essas cidades, a estimativa é que a CTDR receba 634,5 toneladas de resíduos por dia.

 

(Com informações do Diário do Oeste)

 

https://scontent.faep12-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/62019222_468199280652435_335197333887123456_o.jpg?_nc_cat=104&_nc_eui2=AeFHlEgj_z6Ax3TRtj2YSgyPP9_qF_gWlWMS3LC3osFrX6DW6mB2WrodyYMuMmeCxvkktL_HV8qU6gFzrXTe9ycrLs2nU4ulo-eE1OI8uMFsqA&_nc_oc=AQmDnxitAJ5NOMHKhatug06_ulkvgG2QS0VhxvI6X8BOEuxZ4dkj87bMITKI8qXkIlXRAzVlVIu60_JHetr5-fX8&_nc_ht=scontent.faep12-1.fna&oh=8da3ed1aed67a7d415449d11ce904587&oe=5E0A4BB0

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Moradores de Adamantina recebem água barrenta e imprópria para consumo nas torneiras

Published

on

Neste domingo (19), em Adamantina, moradores de diferentes bairros relataram falta de água e depois, no retorno do abastecimento, a água jorrou barrenta. As queixas começaram a ocorrer no período da tarde e avançaram à noite.

O site Siga Mais informou ainda que, “mapeou reclamações originadas de bairros como Vila Jamil de Lima, Parque Itamarati, Parque do Sol, Vila Jardim, EcoVille e Residencial Aliança, todos em uma mesma região da cidade”.

A condição da água surpreendeu os moradores, que publicaram seus relatos, fotos e vídeos nas redes sociais. O Siga Mais também recebeu mensagens com a reclamação, mostrando água barrenta pelas torneiras e chuveiros.


Além da queixa quanto à condição da água nas torneiras – imprópria para consumo, banhos e tarefas como lavar roupas – outra preocupação apontada é para as situações dos reservatórios domésticos, contaminados pela água suja.

Na manhã desta segunda-feira (20) a reportagem do Siga Mais solicitou uma nota à empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, onde busca informações e esclarecimentos sobre essa ocorrência. Assim que a resposta for recebida este conteúdo será atualizado.


Continue lendo

Cidades

Ações visam conscientizar a população contra a violência e exploração de crianças e adolescentes

Published

on

A TV Folha Regional transmitiu ao vivo na manhã da última segunda-feira (13) a edição do programa Entrevista da Semana com a participação da diretora do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Larissa Noda, que falou sobre a campanha ‘Maio Laranja’.

A iniciativa, segundo a representante, foi instituída no município e é dedicada ao combate contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“As nossas ações visam promover a conscientização da população, porque infelizmente as nossas crianças e adolescentes estão suscetíveis a esse tipo de violência”, explicou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social planejou diversas atividades para este mês, como rodas de conversa, palestras e a distribuição de materiais educativos. “O objetivo é buscar a proteção e prevenção das crianças e adolescentes frente aos riscos que estão expostas”, acrescentou.

Toda a programação do Maio Laranja pode ser encontrada nas redes sociais da Secretaria e da Prefeitura.

A entrevista completa com a Larissa está disponível no portal adamantinanet.com.br

 

 

Continue lendo

Cidades

No mês do oftalmologista, DR. TAIRO dá dicas de prevenção da catarata

Published

on

Com mais de 100 mil atendimentos prestados em sua carreira, dr. Tairo Hosoume, da Clínica de Olhos em Adamantina, celebrou também neste mês o Dia do Oftalmologista.

Diante do sério assunto, nossa reportagem colheu algumas dicas de prevenção e saúde ocular com o médico.

Uma das preocupações, conforme dr. Tairo, está relacionada a catarata, doença que tem se tornado cada vez mais comum entre homens e mulheres de diversas idades.

Procedimentos simples podem ser adotados, como usar óculos que protejam da radiação ultravioleta durante o dia em ambientes externos, dormir de 6 a 8 horas por dia, controlar a glicemia (Diabete dobra o risco da doença) e evitar o excesso de sal e o uso de cigarros e similares.

Dr. Tairo Hosoume é especialista em cirurgia de catarata e atende na rua Euclides da Cunha, 333 – centro de Adamantina.

Os telefones da Clínica de Olhos dr. Tairo Hosoume são: (18) 3521 2588 ou (18) 99823 0205.

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!