Close Menu
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
Últimas

Atleta Gustavo do FAI Adamantina Futsal é anunciado por equipe de Botucatu

24 de junho de 2026

Prefeitura de Adamantina abre edital para terceirizar comunicação digital

24 de junho de 2026

Projeto Soul Feminina lança o “Calendário da Vida 2026” em parceria com a Rede Municipal de Educação de Adamantina

24 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
ADAMANTINA NET
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
ADAMANTINA NET
Home»Geral»Secretaria de Cultura e Turismo promove exposição sobre “Antonio Goulart Marmo” durante o mês de abril
Geral

Secretaria de Cultura e Turismo promove exposição sobre “Antonio Goulart Marmo” durante o mês de abril

AdamantinaNETPor AdamantinaNET15 de abril de 20190
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em comemoração aos 70 anos de Adamantina, a Secretaria de Cultura e Turismo organizou uma exposição fotográfica contando a história do primeiro prefeito do município, Antônio Goulart Marmo. 

A mostra que está instalada na Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino” é gratuita. A visitação segue aberta de segunda a sexta das 7h30 às  17h30 até o final do mês de abril.

A história de Adamantina está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado.

A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se dos trechos mais antigos.

Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras.

O plano de colonização da CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, todas servidas por água e estradas.

O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir, para a região, passageiros e a produção agrícola.

Em 24 de dezembro de 1948 foi sancionada a Lei nº 233, criando o Município de Adamantina e em dois de abril de 1949 o município foi instalado e a primeira eleição municipal aconteceu com a vitória de Antônio Goulart Marmo. 

 

Jornalista Natacha Dominato

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/54416701_417514955720868_5837620446647812096_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=62efb5461751834a1f059cd5383522c5&oe=5D2CC350v
 

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Artigo anteriorSebrae realiza oficina “Inove para ganhar mais”
Próximo artigo Prefeitura contrata empresa e prevê conserto e liberação da passarela em 30 dias

ADAMANTINANET
O PORTAL DE NOTICIAS DA CIDADE JÓIA
E-MAIL: [email protected]

Últimas
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
© 2026 AdamantinaNet

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.