Close Menu
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
Últimas

Adamantina tem cerca de 600 famílias aptas a receber o benefício do programa Gás do Povo

17 de abril de 2026

Amigos do Museu de Adamantina fortalecem ações em prol da cultura local

17 de abril de 2026

Tradicional Torneio de Futebol Médio do Jardim Brasil será realizado neste domingo

17 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
ADAMANTINA NET
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
ADAMANTINA NET
Home»Geral»SAAMA leva alunos da Instituição Capaz a Estação de Tratamento de Esgoto
Geral

SAAMA leva alunos da Instituição Capaz a Estação de Tratamento de Esgoto

AdamantinaNETPor AdamantinaNET10 de abril de 20190
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com o objetivo de gerar conhecimento a respeito da operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto realizado pela Sabesp em Adamantina e da importância da ação para a saúde pública, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) possibilitou a visita de três turmas da Instituição Capaz de Adamantina a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) situada na cidade.

As visitas ocorreram nos dias 1, 2 e 6 de abril, guiadas pelo engenheiro ambiental Daniel Mendes, pela química Ariane Peluco e pelo engenheiro JulioVillagra, da Sabesp e pelo engenheiro ambiental da Prefeitura e interlocutor suplente do município VerdeAzul, William Bachega.

A ação atende a diretiva do Município VerdeAzul intitulada de Esgoto Tratado. “A diretiva Esgoto Tratado visa incentivar os municípios a zelar pelo saneamento básico, de forma que atinge diretamente a saúde pública e na boa qualidade recursos  hídricos.Desta forma, é  de suma importância divulgar a população o tratamento de esgoto que é feito no município pela Sabesp”, explica o interlocutor do Município VerdeAzul, William Bachega.

Durante a visita, os alunos puderam entender a importância do tratamento de esgoto e como a falta de saneamento básico é responsável pela proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação do corpo da água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.

A companhia de saneamento ressalta que, mensalmente, são retiradas em média 16 toneladas de resíduos descartados inadvertidamente pela população em pias, ralos e vasos sanitários. O material, que fica retido no gradeamento, na chegada às ETEs, é enviado para um aterro sanitário licenciado em Presidente Prudente, depois de devidamente seco.

Entre os resíduos encontrados estão peças de roupas, fraldas descartáveis, escovas, pastas de dentes e embalagens plásticas em geral. Todos estes materiais deveriam ser destinados às lixeiras e não a rede de esgoto assim como o óleo de cozinha que deve ser armazenado em garrafas plásticas e entregue em pontos de coleta para reciclagem.

 

Jornalista Natacha Dominato

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

Colaborou: Assessoria de Imprensa da Sabesp

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/53690279_417515092387521_1547469196261064704_n.jpg?_nc_cat=101&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=d1a5dbde51bd4a70b596c53a3bbbe66f&oe=5D4E681D
 

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Artigo anteriorVereadora e presidente da Câmara cobram informações sobre retomada de obras atrasadas
Próximo artigo Prefeitura de Adamantina realiza primeira reunião com a comissão organizadora da ExpoVerde 2019

ADAMANTINANET
O PORTAL DE NOTICIAS DA CIDADE JÓIA
E-MAIL: [email protected]

Últimas
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
© 2026 AdamantinaNet

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.