Close Menu
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
Últimas

Adamantina tem cerca de 600 famílias aptas a receber o benefício do programa Gás do Povo

17 de abril de 2026

Amigos do Museu de Adamantina fortalecem ações em prol da cultura local

17 de abril de 2026

Tradicional Torneio de Futebol Médio do Jardim Brasil será realizado neste domingo

17 de abril de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
ADAMANTINA NET
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
ADAMANTINA NET
Home»Geral»Adamantina registra 50 casos de dengue
Geral

Adamantina registra 50 casos de dengue

AdamantinaNETPor AdamantinaNET28 de março de 20190
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Vigilância Epidemiológica de Adamantina registrou 50 casos positivos de dengue sendo 49 casos autóctones (doença é contraída dentro da cidade) e 01 caso importado.

Os bairros que registraram os casos foram: 21 na Vila Jamil de Lima, 14 casos no Jardim Adamantina, cinco casos no Centro e um caso importado na Vila Cicma e um autóctone, dois no Parque das Nações, um no Parque Iguaçu, um caso na Vila Freitas, um no Bairro Lagoa Seca, um na Vila Industrial, um no Jardim Bandeirantes e um no Jardim América.

Já foram efetuadas 141 notificações que contemplam casos positivos, negativos e que estão aguardando resultado.

Com o aumento do índice de chuvas, por causa do verão, a população precisa estar atenta e redobrar os cuidados, pois cresce a preocupação com a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

“Diante de sintomas como febre ou não, dor no corpo, dor de cabeça, diarréia ou qualquer outro sintoma, o munícipe deve procurar sua unidade de saúde o quanto antes para ser acompanhado” orienta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VEP), Myriam Prado.

Francine de Brito Alves, chefe do Controle de Vetores, explica que a ação mais simples para prevenir à dengue é eliminando os criadouros.

“Nós precisamos contar com o apoio de todos. A dica para evitar o problema é manter os recipientes como tanques, cisternas, tambores, caixas d’água sempre fechados. Locais onde a água possa acumular devem ser tampados ou eliminados por meio da coleta seletiva”, ensina.

Francine ainda pede que as pessoas não joguem o lixo em áreas públicas e que observem semanalmente os ralos e percebendo o acúmulo de água, com a mesma freqüência despejem produtos que inibam o desenvolvimento das larvas, tais como cloro, detergente, salmoura e água com sabão.

O Controle de Vetores está fazendo controle dos criadouros em um raio de 150 metros em torno dos casos. Após isso, é feita a nebulização com inseticida para matar os mosquitos adultos contaminados ou não.

“Os mosquitos preferem ficar dentro das casas. Por isso, pedimos que no momento da nebulização os munícipes mantenham as casas abertas”, explica a chefe do controle de vetores.

As ações que tiveram início no mês passado contemplam ainda a busca ativa de sintomáticos pelos agentes comunitários de saúde.

“A Secretaria de Saúde pede que os cuidados com os quintais sejam redobrados e que os objetos que acumulem água sejam evitados. Use repelente. Receba a visita dos agentes de saúde, permita que eles vistoriem o seu quintal. A dengue é uma doença que pode matar”, orienta.

Foi aprovada ainda a lei municipal 3.870 que dispõe sobre sanções aos proprietários de imóveis que possibilitem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município. A propriedade em que for encontrado foco do mosquito estará sujeita a advertência na primeira incidência e na segunda, multa de 50 Unidade Fiscal do Município (UFM).

No caso de estabelecimento empresarial, industrial comercial ou próprio público, na primeira incidência será aplicada advertência, na segunda incidência multa de 100 UFM e demais 200 UFM a cada autuação e cassação do alvará municipal de funcionamento.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

Jornalista Natacha Dominato

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Artigo anteriorAdamantina protocola primeiros projetos como Município de Interesse Turístico
Próximo artigo Futsal de Adamantina estreia com vitória nos Jogos da Juventude

ADAMANTINANET
O PORTAL DE NOTICIAS DA CIDADE JÓIA
E-MAIL: [email protected]

Últimas
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Capa
  • Geral
  • Cidade
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Fotos e Eventos
  • Empresas
  • Reviver
  • TV Folha Regional
© 2026 AdamantinaNet

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.