Connect with us

Cidades

Valorize a arte local: Feira Camaleão ocorre neste domingo no Parque Caldeira

Publicado

em

Evento reúne artes, diversidade, gastronomia e música a partir das 14h

 

Neste período de pandemia você deve ter ouvido sobre a importância, e a necessidade, de se consumir localmente para o fortalecimento da economia, com a manutenção dos empregos e, consequentemente, a geração de renda.

Também, nestes quase dois anos de crise sanitária, muita gente perdeu o sustento financeiro, sendo essencial almejar outras formas de sobrevivência. E nesta necessidade de seguir o próprio caminho uma das alternativas buscada é a economia criativa, que é a geração de valor a determinado produto ao mesmo tempo que promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

Neste sentido, a Feira Camaleão, que ocorre neste domingo (14), em Adamantina, é uma importante aliada na valorização dos trabalhos desenvolvidos regionalmente. O evento, que reúne artes, diversidade, gastronomia e música, é realizado desde 2018, mas se faz ainda mais necessário neste momento de retomada, enfatiza o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei.

“Nós, como poder público, temos que zelar pela população, promovendo ações de controle epidemiológico, mas, também, oferecendo possibilidades para construção de novas rendas, no desenvolvimento de novas formas de auxiliar a sobrevida das famílias. Mais do que um evento, a cultura é social. Constrói valores, e hoje vai além, contribuindo por meio da economia criativa para incremento do rendimento domiciliar”, enfatiza.

ATRAÇÕES

Com a missão de reunir em um único lugar os talentos da cidade, a Camaleão traz artesões, artistas e empreendedores para divulgar, e comercializar, os trabalhos desenvolvidos de forma única. E a população, além de ter acesso a cultura de sua comunidade, pode colaborar com valorização da arte local.

“A Feira não tem fins lucrativos, não exploramos comissões de venda nem espaços comerciais. Assim, a oportunidade de faturamento é maior”, ressalta a idealizadora do projeto, Arieni Ciceri.

Esta edição o evento possui diversos atrativos extras, como a Camalesons, um palco por onde circulam as atrações musicais: Lebre da 18 (rap), Ana Boldrini (tributo a Amy Whinehouse), Rat Fever (rock’in’roll) e banda Ultra Velhus (clássicos do rock).

A Feira também conta com parceria com a Reitoria de Extensão da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina). Os alunos do curso de Farmácia farão as seguintes atividades: medição de circunferência abdominal, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e aferição de pressão arterial.

Além disso, a Camaleão possui seu lado social, além da valorização da identidade local. A Sociedade São Vicente de Paulo volta a participar com a barraca com venda de bebidas em prol do Lar dos Velhos de Adamantina.

COVID-19

Todos os protocolos de segurança sanitária estão sendo reforçados. Para a presença do público é exigido o uso de máscara, inclusive as crianças. A organização pede também gentilmente que pessoas que apresentem os menores sintomas de gripe e resfriado não compareçam no evento.

SERVIÇO

A Camaleão – Feira de Artes, Diversidade e Gastronomia ocorre neste domingo (14), às 14h, no Parque Caldeira (avenida Deputado Cunha Bueno – sem número). Referência: Supermercado Suzano.

 

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!