Connect with us

Cidades

Cerimônia do Jaleco marca recepção dos alunos da Turma 6 de Medicina

Publicado

em

 

 

Cerca de 70 alunos participaram da solenidade organizada pelo Centro Acadêmico Dr. César Marinho (CADCM) no último dia 7

 

A Turma 6 do curso de Medicina foi recepcionada na Cerimônia do Jaleco dia 07, no auditório Miguel Reale, Câmpus II, do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). Participaram cerca de 70 alunos.

Organizada pelo Centro Acadêmico Dr. César Marinho (CADCM), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e a Pró-Reitoria de Ensino (ProEns), a solenidade marca as boas-vindas dos alunos no curso.

O coordenador, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, e o reitor da instituição, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, se apresentaram durante a celebração. Na oportunidade também foi proferida uma palestra motivacional com o oftalmologista Renato Cardin, docente da graduação. A Associação Atlética Acadêmica de Medicina 3 de Agosto (AAAMIIIA) se apresentou e fez a doação de um brinde.

https://i0.wp.com/media.giphy.com/media/S6wiCDMKDwMHvzPsIu/giphy.gif?resize=419%2C314&ssl=1
Conforme afirma o coordenador do curso de medicina, “além de simbolizar o médico do ponto de vista profissional”, o jaleco também é peça fundamental para as aulas práticas de Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Semiologia, e a anamnese.

“O jaleco representa a vestimenta que o futuro médico vai se apresentar junto ao seu paciente. Mostra a higiene e o cuidado com o controle de infecções. O jaleco e o estetoscópio simbolizam, respectivamente, a atividade e o exame médico. A solenidade representa o ingresso no curso de Medicina, no qual serão desenvolvidas ações em que serão priorizadas a saúde física, mental, corporal e até espiritual do paciente e que, no futuro, vai utilizar instrumentos para exames para um bom diagnóstico e um tratamento”, ressalta o Prof. Dr. Miguel Ângelo.

A diretora de comunicação do CADCM, aluna do 3º ano do curso, Mariellen Bernini Amorim, destaca a organização do evento: “Os pais ficaram encantados com a estrutura e toda receptividade que tivemos com os calouros”.

O reitor finaliza: “Foi com muita alegria que demos as boas-vindas aos alunos de medicina. A cerimônia do jaleco tem como foco acolher os novos acadêmicos e seus familiares. Foi um momento muito bonito e emocionante para todos que estiveram ali. Estamos trabalhando para que o curso de Medicina seja de excelência e referência em nosso Centro Universitário e em nosso país, como outros cursos que já temos”.

 

Por Priscila Caldeira

 

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Adamantina nomeia Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024

Published

on

32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontecerá de 03 a 08 de setembro

 

A Prefeitura de Adamantina publicou o decreto nº 6.948 de 16 de maio de 2024 que dispõe sobre a constituição da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 – 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina, sobre a presidência do secretário de gabinete e de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino.

Integram ainda a comissão como vice-presidente Luciana Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, coordenador geral, Thiago Ribeiro Benetão,secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e na estrutura e montagem, Rodrigo Toshiaki Shioda. 

O coordenador de cultura e inovação será Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Cultura e Turismo.

A Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024, terá ainda como primeiro tesoureiro o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso, segundo tesoureiro Luiz Antônio Furtado, secretária geral Claudia Puerta Mariano, primeira secretária Camila Moralles Cornacini, segundo secretário Rodrigo Melim e assessoria jurídica Cláudia Bitencurte Campos.

O evento é realizado pela Prefeitura do Município de Adamantina, com apoio da Câmara Municipal e acontecerá de 03 a 08 de setembro.

A 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina conta com a participação de empresários e expositores da cidade e região com entrada franca, todos os dias.

 

 

Continue lendo

Cidades

Reunião técnica discute instalação de dispositivos na duplicação da SP-294

Published

on

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente

 

Adamantina sediou na manhã de hoje (16), uma reunião para discutir a instalação de dispositivos na duplicação da SP-294.

O encontro contou com a presença do secretário de estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, do prefeito Márcio Cardim, prefeitos e representantes das cidades de Osvaldo Cruz, Pracinha, Lucélia, Mariapólis, Flórida Paulista, Pacaembu e Inúbia Paulista. Além das equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP.

De acordo com a equipe técnica da EIXO-SP, o pedido de Adamantina para manutenção do trevo na SP-294 km596 +200 é viável tecnicamente. Está previsto ainda uma passarela no km 591 mais 390 metros e outra no km 592 mais 712 metros.

Uma passarela irá ligar os bairros  Parque do Sol e Vila Jamil de Lima e a outra irá ligar a rua Quintino Bocaiúva com a Carlos Pegoraro, proximidades do Bairro Itamaraty.

Além disso, foram solicitadas alças de acesso no distrito industrial Valentim Gatti, e na área industrial Sr. Otávio Gavassi.

“O principal anseio que tínhamos era com relação ao trevo da Lagoa Seca que com a nossa requisição será reformulado, mas mantido no mesmo local. Com isso, hoje, tivemos um desfecho positivo. Agradecemos ao secretário Rafael Benini e as equipes técnicas da EIXO-SP e ARTESP que entenderam a importância da manutenção do trevo no local em que está hoje”, afirma o prefeito Márcio Cardim.

Ainda no encontro, foram ouvidas e debatidas as demandas apresentadas pelos demais municípios.

 

 

Continue lendo

Cidades

Alunos da EE Helen Keller realizam plantio de árvores nativas no Parque Caldeira

Published

on

No último dia 14 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), deram continuidade ao projeto de Educação Ambiental nas áreas abrangidas pelo Parque Caldeira.

Na oportunidade, foram realizados o plantio de cerca de 30 árvores nativas nas margens do Córrego. Dentre as espécies utilizadas, destacam-se: Tipuana, paineira, pau-rei, acácia-rosa etc.

O funcionário Rodrigo Shioda, inicialmente explanou para os alunos sobre o manejo das mudas, suas características, bem como o correto procedimento e espaçamento para o plantio.


Para Rodrigo, “as mudas plantadas serão importantes na contenção do solo que margeia o Córrego Caldeira, além de contribuírem com a fauna local (pássaros e polinizadores), bem como o embelezamento e conforto ambiental do próprio parque.”

Os Professores Tiago e Magali, também ressaltam que o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos, pauta-se como algo extremamente necessário em meio ao atual cenário de “emergência climática”. “Esperamos que a população possa contribuir com o trabalho maravilhoso que os nossos alunos fizeram.”

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!