A mudança de tempo trouxe vendaval, nuvem de poeira e pouca chuva em Adamantina na manhã de ontem (22). De acordo com levantamentos preliminares, não houve comunicação de ocorrências de maior gravidade aos órgãos municipais. Foram constatadas quedas de árvores e galhos. Uma placa de publicidade foi arremessada pelo vento na vicinal Moysés Justino da Silva, nas proximidades da rotatória.
Em uma residencia no Parque Itaipus teve as placas fotovoltaicas e toda a estrutura levados pelas rajadas de vento. O mesmo prejuízo ocorreu em outros imóveis na cidade.
Segundo o 14º Grupamento de Bombeiros, responsável pelas unidades da corporação na região de Presidente Prudente, foram registradas cerca de 44 ocorrências de queda de árvores e 27 casos de fios energizados rompidos, entre 8h e 12h desta segunda-feira, em cidades como Presidente Prudente, Álvares Machado, Pirapozinho, Martinópolis, Emilianópolis, Regente Feijó, Rancharia, Estrela do Norte, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Teodoro Sampaio, Dracena, Monte Castelo, Panorama, Assis, Paraguaçu Paulista e Cândido Mota.
Sistema elétrico afetado
A Energisa Sul-Sudeste informou, pouco antes das 11h de segunda-feira, que os fortes ventos que atingiram várias cidades da região causaram ocorrências no sistema elétrico, como quedas de árvores e lançamento de galhos e objetos sobre a fiação, provocando interrupções no fornecimento de energia em alguns pontos da região de Presidente Prudente.
A concessionária destacou que já monitorava as previsões climáticas e a chegada da frente fria, com envio prévio de alertas. Assim, havia mobilizado seu plano de contingência, reforçando equipes em campo e o time de atendimento para atuar de forma imediata na solução dos problemas causados pelo temporal.
Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, equipes da Energisa trabalham simultaneamente em diferentes pontos da região, com o compromisso de restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
A empresa reforça a orientação à população para que, caso encontre cabos partidos, mantenha distância e não se aproxime em hipótese alguma. Os contatos devem ser feitos pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, WhatsApp Gisa (18 99120-3365) e call center 0800 70 10 326.
Reportagem e Fotos: Siga Mais
.