Connect with us

Cidades

Adamantina está habilitada no programa estadual Difusão Cult SP

Publicado

em

Adamantina mais uma vez foi habilitada em mais um programa estadual. Desta vez, o município integra o Difusão Cult SP.

O programa tem como objetivo dar aos municípios apoio cultural para que realizem feiras, celebrações, festas e demais eventos que visem desenvolver a cultura local, regional ou, ainda, contar a história dessas cidades.  

Além disso, a ação estadual, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte, vai apoiar as cidades para que elas ocupem o ambiente urbano e promovam ações de expressão cultural. O município inscrito poderá receber até R$20 mil.

As cidades que foram selecionadas receberão ainda apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte na contratação e pagamento do cachê de atividades artístico-culturais e contratação e pagamento de infraestrutura.

“Mais uma vez, conquistamos por meio de chamamento público recursos para impulsionar o desenvolvimento cultural no nosso município. Ficamos felizes, porque vamos continuar promovendo ações que são transformadoras”, afirma Sérgio Vanderlei, secretário de Cultura e Turismo.

“Pontos MIS”

Recentemente, Adamantina também passou a fazer parte do Projeto de Difusão “Pontos MIS” que é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado em São Paulo, Brasil, em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e parceiros, entre eles a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O objetivo desse projeto é promover a democratização do acesso à cultura audiovisual por meio da difusão de conteúdos cinematográficos e audiovisuais em diversas localidades do estado de São Paulo.

Os “Pontos MIS” são espaços culturais espalhados por diferentes municípios paulistas que oferecem programação gratuita de filmes, documentários, curtas-metragens, e outras produções audiovisuais. Esses locais geralmente são bibliotecas, centros culturais, cinemas comunitários, entre outros.

Além da exibição de filmes, os Pontos MIS também realizam atividades como oficinas, cursos, palestras e debates sobre cinema e audiovisual, contribuindo para a formação de público e o enriquecimento cultural das comunidades locais.

 

 

Publicidade

Cidades

Lojas do comércio adamantinense têm horário ampliado para o Dia das Mães

Published

on

Tendo em vista que é a segunda data do ano – depois do Natal – com maior índice de vendas, o comércio de Adamantina abrirá em horário ampliado para atender o movimento do final de semana de Dia das Mães – comemorado no próximo dia 12 de maio (domingo).

A iniciativa foi divulgada pelo Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicado do Comércio Varejista).

As lojas do setor varejista funcionarão na sexta-feira (10) também no período noturno, portanto, das 9h às 22h.

Também no sábado o expediente será prolongado na parte da tarde, das 9h e 16h.

O objetivo do horário especial, segundo o Sinomercio, é oferecer maior oportunidade de compra para os consumidores de Adamantina e cidades vizinhas, bem como buscar impulsionar a economia local por meio do aumento das vendas.

O Sindicato também divulgou o calendário de funcionamento do setor varejista para o este mês, que prevê dois feriados: 1º de maio, quarta-feira passada (Dia do Trabalho) e 30 de maio, quinta-feira (Corpus Christi), quando as portas do comércio estarão fechadas.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina será representada em evento com Técnicos em Edificações e Construção Civil em Bauru

Published

on

Um dos momentos mais emblemáticos do movimento dos técnicos, que teve início em 18 de agosto de 1979 com a fundação da Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (ATESP) foi a regulamentação da Lei nº 5.524/1968 pelo Decreto nº 90.922/1985, que dispõe sobre o exercício profissional dos técnicos; e determina, conforme artigo 19, que o respectivo conselho federal detém a prerrogativa de baixar resoluções que se fizerem necessárias à perfeita execução do referido decreto.

No entanto, mesmo com a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) pela Lei nº 13.639/2018, bem como com resoluções normativas, com fundamento legal, que dão clareza às atribuições dos técnicos de diferentes modalidades, há prefeituras e órgãos da administração pública que ainda não aceitam o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), documento obrigatório na execução de serviços de ordem técnica, que garante segurança jurídica à sociedade e compõe a acervo– espécie de currículo – do profissional emitente, permitindo-lhe participar de editais para contratação pública.


Assim, para fomentar as discussões quanto à autonomia dos Técnicos em Edificações e Construção Civil, cujas atribuições estão expressas na Resolução CFT nº 058/2019 – com posteriores ajustes para torná-la mais clara e efetiva –,  o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) disponibiliza as dependências do Escritório Regional de Bauru (Edifício Business Office – Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa) no dia 10 de maio de 2024, às 17 horas, para que o Grupo de Trabalho de Edificações e Construção Civil tenha a oportunidade de ouvir, dos próprios profissionais da região, suas dificuldades, experiências e opiniões sobre a questão, que precisa ser elucidada junto às autoridades competentes.

De acordo com a diretoria do CRT-SP, é preciso fomentar discussões acerca do Decreto nº 90.922/1985 para valorizar a profissão e mostrar o quanto os técnicos habilitados são importantes para a sociedade ao prestarem serviços de excelência em edificações, construção civil e outras modalidades, seguindo à risca o que determina a legislação vigente.

O GT de Edificações e Construção Civil é composto pelos conselheiros Adão Roberto Ricci – coordenador –, Adevandro Benedito Olmeda, Evanildo Cherobim Camaforte, Felipe Leal de Oliveira e Isabel Cristina Ferreira Duó.

 

Continue lendo

Cidades

Morro Lucélia é o campeão do Futsal em Adamantina

Published

on

Mostrando um futsal aguerrido e envolvendo os adversários com a sua marcação e bom futsal, o time Luceliense do C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, dos treinadores Bruno Queiroz e Michael, sagrou- se campeão do 1° Torneio Regional “Supermercado Godoy ” de Futsal de Adamantina.

O evento esportivo foi realizado no domingo (5), no Ginásio de Esportes Paulo Camargo.

O time Luceliense na disputa final venceu o bom time do Psirico/ BW Sprt por 3 a 1, com os gols marcados por Elizeu, Fabrício Bino e outro contra.

O C.A. do Morro Lucélia/ Restaurante Panela Caipira/ Marcin Funilaria, além do título, teve ainda a defesa goleiros menos vazado Ricardo e Higor e o artilheiro Elizeu “Zéus” com 7 gols e melhor jogador da competição.

A competição que teve a participação de 16 equipes, premiou o time do Red Bull F.C./ Pigari’s, na 3° colocação.

CAMPANHA DO CAMPEÃO

Morro 6 x 0 Fratelo’s Sport/Adamantina

Morro 3 x 1 Veneza

Semifinais

Morro 7 x 0 Red Bull/ Pigari’s

ARBITRAGEM

Luis Henrique “Babidi” e Lucas Pimenta

MESÁRIO

Pedro Claudino

ORGANIZAÇÃO

Anderson Moreira “Japa”

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!