Connect with us

Cidades

Bombeiros salvam recém-nascidos vítimas de engasgamento em intervalo de 35 dias, em Adamantina

Publicado

em


Em um período de 35 dias, o Corpo de Bombeiros salvou dois bebês recém-nascidos, ambos com menos de um mês de vida, que estavam sendo vítimas de engasgamento com leite materno, em Adamantina (SP).

O caso mais recente aconteceu nesta terça-feira (21), quando os pais, ao perceberem que Sofia, de 11 dias, estava se engasgando com o leite, se dirigiram à corporação em um momento de desespero.

Assim que chegaram no local, receberam ajuda do Comandante da Prontidão Verde, Gabriel Valente Silva, que estava realizando uma atividade física em frente ao quartel e percebeu a movimentação.

“Eu estava realizando uma atividade física, correndo em frente ao quartel, e percebi que passou um carro com velocidade acima do normal. Eu vi que, na sequência, ele imbicou na entrada do quartel e buzinou. Eu fiz a meia volta, corri em direção [ao carro] e já imaginei alguma situação de atendimento emergencial. Aí a mãe saiu com a neném no colo, eu já fui ao encontro e perguntei ‘tá engasgada?’, aí eu peguei a criança e iniciei a manobra de desengasgamento”, relembrou.


O bombeiro, que está na corporação há 23 anos, citou que “na hora do atendimento, a gente não tem a concepção que está ali, salvando uma vida”.

“Tem que se empenhar no atendimento e fazer aquilo que fomos treinados para fazer. A gente faz a ação meio que instintivamente. Depois, com o resultado positivo, na hora que você olha a bebezinha com o comportamento normal, o alívio do pai e da mãe, aí parece que cai um pouco da ficha que, ali, era uma situação extrema. O sentimento é indescritível, faz bem para a nossa alma, para o nosso espírito. Graças a Deus, essa é a nossa missão primária nessa profissão: salvar vidas”, pontuou o Comandante Gabriel Valente Silva.

O profissional, então, utilizou a Manobra de Heimlich para desengasgar a vítima, fazendo com que a bebê voltasse a respirar.

Após a manobra, a pequena Sofia foi encaminhada à Santa Casa de Misericórdia de Adamantina para passar por uma avaliação da equipe médica de plantão. A bebê passa bem, segundo o Corpo de Bombeiros, e já está em casa com os pais, fora de risco.

A mãe da recém-nascida, Débora Taís Carneiro de Melo, conversou com o g1 e enalteceu o trabalho do Corpo de Bombeiros naquele momento.

“Eu percebi que ela estava engasgada, o meu marido pegou o carro e, quando chegamos perto da base da polícia, na minha cabeça veio, na hora, a ideia de ir para o Corpo de Bombeiros. Quando chegamos lá, buzinando, eu estava apavorada, e o sargento me ajudou, fez os primeiros procedimentos, e eu vi que ela começou a chorar e estava bem. Eu fui acalmando aos poucos, mas foi um susto muito grande. Se não fosse eles [bombeiros], eu não sei nem se ela estaria aqui hoje”, lembrou Débora.

Momento em que o bombeiro consegue desengasgar a recém-nascida, de apenas 11 dias, em Adamantina (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros

Primeira ocorrência

No dia último 14 de fevereiro, uma situação parecida já havia acontecido no mesmo quartel: os pais de um bebê, à época, com 22 dias vida, levaram o recém-nascido até o local enquanto ele se engasgava com leite materno.

Um dos responsáveis pelo salvamento, o cabo Vinícius Cruz relembrou como a situação aconteceu.

“Era no fim da tarde, a guarnição do caminhão já estava se preparando para ir para outra ocorrência, quando eu olhei para o portão principal e veio um carro da rua para o interior do quartel, em alta velocidade. Na hora que eu fui abordar, o pai já desceu falando ‘bombeiro, bombeiro, o meu filho está engasgado'”, disse.

Quartel do 2º Pelotão de Bombeiros, em Adamantina (SP) — Foto: Soldado Rafael Proença

“A mãe saiu do banco de trás, com o bebê já bem roxo, desfalecido, e entregou na minha mão. Ela chorava bastante falando que o bebê dela morreu e, de imediato, eu já peguei o bebê e comecei a executar a Manobra de Heimlich. Nas primeiras tapotagens, o bebê expeliu o que provavelmente era leite materno, e já começou a fazer menção de choro e ficou respirando e consciente. A mãe ficou aliviada e, assim que desengasgou, a gente levou o bebê para o pronto-socorro”, acrescentou Cruz.

Sobre salvar uma vida, o cabo disse que “não existe dinheiro no momento que pague este sentimento”.

“O sentimento de salvar uma vida é algo gratificante. Não existe dinheiro no mundo que pague este sentimento de você poder estar entregando uma pessoa com vida para família. Nós, bombeiros, estamos constantemente treinando. Todo ano passamos por atualizações e, durante o serviço de 24 horas, treinamos para os mais diversos tipos de ocorrência. Os sargentos Borges e Tinetti estavam comigo na hora das manobras. Os cabos Farina e Marcelo e o soldado Diego foram confortar a família enquanto eu executava a manobra”, concluiu.

Momento em que os bombeiros cercavam e realizavam as manobras para salvar recém-nascido de 22 dias, em Adamantina (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros

“Nesse dia, eu estava mais perto, mas qualquer bombeiro que estivesse perto também saberia executar [a manobra] e executaria com maestria. Naquele dia, eu fui o sorteado, Deus me escolheu para estar ali, ajudando aquela família. Para a mãe, deve ter sido um alívio que não tem preço. Depois eu vi nas imagens da câmera que ela se ajoelhou ali e, quando eu vi aquilo, cheguei a me arrepiar”, relatou.

Após o salvamento, a mãe do bebê se ajoelhou no quartel, no dia 14 de fevereiro, em Adamantina (SP) — Foto: Corpo de Bombeiros

Orientação

A orientação do Corpo de Bombeiros, em casos de engasgamento, é acionar a corporação pelo telefone 193, ou a Polícia Militar, pelo 190.

Enquanto uma viatura segue para o local, o atendente irá orientar sobre as manobras que devem ser realizadas.

Saiba o que fazer quando um bebê engasgar  — Foto: Corpo de bombeiros de SP/Divulgação


 

Cidades

Cerca de 270 pais de aprendizes participam de reunião realizada pela Instituição Capaz

Published

on

Em comemoração ao Dia Internacional da Família (15 de maio), a Instituição Capaz de Adamantina realizou na noite da última quinta-feira (16), no Anfiteatro da Biblioteca Municipal a primeira reunião do ano com os pais dos aprendizes inseridos no mercado de trabalho. Cerca de 270 pessoas compareceram.

O encontro tinha como proposta aproximar também os responsáveis pelos adolescentes e jovens da Instituição, apresentar o trabalho realizado com os atendidos e ainda evidenciar a importância do ambiente familiar na formação profissional e pessoal dos aprendizes.

Após ser apresentada a trajetória de transformações e conquistas ao longo dos 61 anos da Capaz em Adamantina, a coordenadora pedagógica Fernanda Cecilio de Souza passou informações aos pais sobre o Programa Jovem Aprendiz e o Curso de Aprendizagem.

Em seguida, uma palestra com a terapeuta holística Edvania Mendonça trouxe o tema “Família”, a fim de despertar e estimular o elo familiar e sua importância na vida dos adolescentes e jovens.

Foi também apresentado um emotivo vídeo gravado com aprendizes expressando ‘o significado de Família’ para cada um, momento que encheu de orgulho e sentimento os presentes.

Atualmente, a Capaz tem 360 aprendizes empregados em dezenas de empresas parceiras nas cidades de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista, além de mais de 300 adolescentes e jovens frequentando as modalidades oferecidas pelo Departamento de Esportes, bem como outros 20 atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A Capaz é uma Instituição que há 61 anos vem contribuindo para o desenvolvimento de Adamantina, mas, principalmente, vem transformando a vida de milhares de jovens que têm a oportunidade de iniciarem as suas carreiras profissionais. E os pais são fundamentais nessa etapa da vida deles, por isso fizemos esta reunião, queremos ser parceiros e caminhar juntos em busca do melhor para os nossos aprendizes”, disse a gerente administrativa da Instituição, Jaqueline Ruiz.

 

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Conferência Internacional Missão SEMADA reúne aproximadamente 1.500 participantes

Published

on

Organizada pela Assembleia de Deus Ministério do Belém de Adamantina, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a Conferência Internacional Missão SEMADA reuniu um público de aproximadamente 1.500 participantes, com representantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países.

Com o tema “Missões é reproduzir nos outros o que Cristo gerou em nós” (Lucas4:18-19), os encontros ocorreram nas noites de sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo início às 19h.

O anfitrião-presidente foi o pastor Aristeu da Silva, que recebeu a Bíblia Sagrada na abertura do evento como símbolo mundial das Missões. “Além da troca de experiências, é um momento para estabelecer planos de ação concretos e duradouros que ajudem os missionários a enfrentar os desafios encontrados. É uma chance de solidificar nossa missão e expandir nosso alcance”, destacou.

Além do coordenador geral da SEMADA (Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém), Pr. Márcio Xavier, estiveram em Adamantina importantes líderes como os missionários Paulo Locatelli e Maria Locatelli (África), a missionária Milena Cavalcante (Peru), o missionário Vanilson Paulo e o missionário Leandro Paulo (Indígena), que compartilharam suas experiências e os desafios encontrados em suas áreas de atuação.

Os índios da Aldeia Vanuiri fizeram uma apresentação durante a Conferência.

O encontro, de grande importância para a comunidade cristã, segundo a organização, não se limita a servir apenas a comunidade local, se dedica também a missões globais, com objetivo de levar a palavra de Deus a regiões menos acessíveis do mundo.

 

 

Continue lendo

Cidades

Voleibol Sub-18 de Adamantina jogará neste sábado pela Liga Barros

Published

on

O Voleibol Feminino e Masculino Sub – 18 da Selar / Adamantina/ UniFAI, sob orientação Pedro Milanesi, Larissa Trindade e Marcos Minutti, em jogos pela rodada da Liga Barros de Voleibol de Inúbia Paulista neste sábado (18).

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes de Rinópolis e terão como seus adversários a anfitriã (donos da casa) e Tupi Paulista.

O primeiro jogo será às 13h30, feminino e o segundo às 16h30, no masculino.

 

Foto e Imagem: Enzo Ferreira, do time adamantinense

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!