Connect with us

Cidades

Grupo de Adamantina conquista 12 medalhas no 8° Encontro Interestadual de Capoeira

Publicado

em

Novamente o Grupo Estrela da Barra representou muito bem Adamantina em uma importante competição e conquistou 12 medalhas – sendo 7 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze –, além do 1º lugar na categoria Destaque. A participação vitoriosa desta vez foi no 8° Encontro Interestadual de Capoeira, realizado no dia 6 de julho em Pirapozinho/SP.

Organizado pelo Mestre Osmar e Grupo de Capoeira Brasileirinho, com supervisão do Mestre Carlos, a competição reuniu atletas de diferentes cidades e estados brasileiros.

Os medalhistas adamantinenses foram: 

Lélia Athia Barrionuevo – PCD 3°lugar; Maria Vitória Silvério dos Santos – PCD 2°lugar; João Antônio Silva Gutierrez – 1°lugar em dupla e 1°lugar individual; Kauê Henrique Cassiano dos Santos – 1°lugar em dupla e 2°lugar individual; Ágata Raiane Avelino da Silva – 1°lugar feminino juvenil; Raissa Gabriela Avelino da Silva – 3°lugar feminino adulto; Kauê Pietro Santos de Oliveira – 1°lugar infantil; Maria Clara Ramos Pereira – 1°lugar feminino adulto; Maria Eduarda Silvestre –  2°lugar feminino infantil; Lucas Ramos – 3°lugar infantil.

O Grupo Estrela da Barra existe desde o ano 2000 em Adamantina – antes chamado de União da Barra – e é liderado pela mestra Sara. “Mais uma vez conseguimos levar os nossos atletas para uma importante competição. Eles colocaram em prática toda a garra e dedicação que têm nos treinamentos e nos orgulharam com as suas conquistas, elevando o nome da nossa cidade no esporte em nível interestadual”, ressaltou.

 

 

Cidades

ExpoVerde recebe 1º Encontro de Inovação no Campo de Adamantina

Published

on

A ExpoVerde 2024 acontece de 03 a 08 de setembro no recinto poliesportivo Sebastião Pires da Silva com entrada franca todos os dias. Este ano, o tema escolhido foi “Tecnologia no Agronegócio”.

A novidade para este ano é a realização do 1º Encontro de Inovação no Campo de Adamantina, que acontece no dia 6 de setembro. Para participar, é necessário efetivar a inscrição gratuita por meio do link https://forms.office.com/r/j2j3vSudwR

A programação tem início a partir das 9h com o credenciamento e coffee break, já às 9h30 acontece a abertura do evento. A partir das 10h será realizada a primeira palestra com o tema “Inovação em Sistemas de irrigação para agricultura e pecuária na Nova Alta Paulista: Otimizando produção em regiões de clima desafiador”.

A segunda apresentação com o tema “Multiplique seus ganhos investindo em animais com genética aprovada”, será promovida pela ABCZ que mais uma vez marca presença na 32ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial.

O 1º Encontro de Inovação no Campo de Adamantina prossegue a partir das 14h com uma palestra sobre Tecnologia e uso de Drones no Agronegócio: Reduzindo custos e otimizando resultados e para encerrar o encontro, serão discutidas ainda as perspectivas e oportunidades para o turismo rural na Nova Alta Paulista.

A iniciativa do 1º Encontro de Inovação no Campo de Adamantina é da Comissão Organizadora da ExpoVerde 2024 em parceria com o Sebrae e Sindicato Rural de Adamantina.

 

Continue lendo

Cidades

Educação Municipal de Adamantina tem avanço no IDEB

Published

on

A Educação Municipal de Adamantina alcançou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, divulgado dia 14 de agosto pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano).

O IDEB 2021 era 6,3, menor do que o anterior (2019) que era 6,8. Essa queda de 2019 para 2021 é reflexo das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, que afetaram diretamente o ensino presencial. Já o novo indicador de 2023, divulgado semana passada, mostra recuperação da educação municipal na pós-pandemia.

Trajetória do IDEB da rede municipal

2005: 4,9

2007: 5,5

2009: 5,7

2011: 6,1

2013: 5,7

2015: 6,6

2017: 6,9

2019: 6,8

2021: 6,3

2023: 6,5

Considerando o período anterior, o número de 2023 é positivo, mas ainda fica abaixo ao período que antecedeu a pandemia. O melhor índice foi em 2017, quando foi alcançado o Ideb 6,9, o maior da série histórica, e desde então regrediu, com nova recuperação ano passado.

Procurada para comentar esse novo cenário, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina pontuou três núcleos: resiliência na recuperação, base sólida e comprometimento da equipe. “A melhoria vem da continuidade do trabalho através da análise constante dos dados de forma minuciosa, formação docente para garantir as melhores estratégias didático pedagógicas e acompanhamento de toda a ação”, destacou o órgão municipal.

Sobre resiliência na recuperação, a Secretaria observou que a queda de 2019 para 2021 foi significativa devido à pandemia, mas a recuperação para 6.5 em 2023 mostra que houve um esforço coletivo para reverter esse cenário. Isso indica que a comunidade escolar tem capacidade de adaptação e superação.

Quanto à base sólida, pontuou que a nota de 6.8 em 2019 demonstra que a rede já possuía uma base forte. “Retomar essa nota é uma meta alcançável, pois os fundamentos para um ensino de qualidade já estão presentes”, observa.

Já em relação ao comprometimento da equipe, a Secretaria frisou que o fato de ter conseguido melhorar mesmo após um período tão desafiador sugere que há uma equipe comprometida e disposta a trabalhar por resultados melhores.

REDE MUNICIPAL

Em Adamantina o ensino fundamental público é realizado pelas escolas municipais Emef Navarro de Andrade, Emef Eurico Leite de Moraes (Jardim Adamantina) e Emef Teruyo Kikuta (Vila Jardim), que atendem mais de 1.200 alunos. Duas delas – Eurico e Teruyo – passam por obras de ampliação, com o projeto de expandir o ensino em período integral. O atual ano escolar tem 200 dias letivos divididos em 4 bimestres.

 

 

Continue lendo

Cidades

Fundo Social abre inscrições para quatro novos cursos

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade de Adamantina está com as inscrições abertas para os novos cursos profissionalizantes.

De acordo com informações do Fundo Social estão abertas inscrições para os seguintes cursos: Massas Caseiras – que faz parte do Projeto Estadual Cozinhalimento, Designer de Sobrancelhas, Pizzaiolo e Maquiagem.

Para participar é necessário ter a idade mínima de 18 anos e realizar as inscrições no Fundo Social de Solidariedade.

Conforme a programação, o curso de Massas Caseiras começa no dia 29, às 19h, com aulas toda quinta-feira; o curso de Pizzaiolo terá início no dia 26, às 08h, às segundas e quartas-feiras; o curso de Designer de Sobrancelha começa dia 26, às 19h, e será toda segunda-feira; já o curso de Maquiagem terá início no dia 28, as 19h, com aulas toda quarta-feira.

As Inscrições estão sendo realizadas no Fundo Social de Solidariedade de Adamantina, das 08h30 às 14h30.

(Com informações do Impacto Notícias)

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!