Connect with us

Cidades

Encontro sobre Estudantes no Contexto de Violência Familiar reúne 250 participantes em Adamantina

Publicado

em

O encontro formativo de qualificação para profissionais da Educação Estadual realizado na última quarta-feira (19) contou com cerca de 250 participantes no Anfiteatro da Biblioteca Municipal. A organização ficou a cargo do Poder Judiciário em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Adamantina.

O tema “Acolhimento Escolar de Estudantes em Contexto de Violência Familiar” foi tratado com extrema propriedade pela pós-doutora em Psicologia da Educação e em Direitos Humanos, Artenira da Silva e Silva.

“Meu papel aqui hoje é trazer dados empíricos e de pesquisa que incomodem vocês para que possamos discutir juntos como nos aproximamos de um objeto de estudo tão difícil complexo como é a violência familiar”, provocou a palestrante.

Recepcionados pela juíza de Direito da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti e pela dirigente regional Irmes Mattara, participaram da formação representantes (professores, coordenadores e diretores) das 33 escolas da rede estadual que integram a DER de Adamantina, além de conselheiros tutelares, assistentes sociais e demais profissionais ligados à área da Educação.

“Hoje, a pandemia, os direitos, a vulnerabilidade trouxeram mudanças na nossa sociedade, principalmente voltadas às mulheres e às crianças e adolescentes. Cada um tem a sua importância, É pela educação que podemos transformar a nossa vida e a vida de alguém. Então este é um momento de reflexão e aprendizado para todos nós”, disse a meritíssima.

 

 

Cidades

Prefeitura de Adamantina inaugura Praça Lariele Verônica Boldrin e horta comunitária

Published

on

Solenidade acontece neste domingo (30), a partir das 10h no Jardim Europa

A Prefeitura de Adamantina continua realizando inaugurações em comemoração aos 75 anos do município. 

Neste domingo (30), a partir das 10h, acontecerá a inauguração da praça Lariele Verônica Boldrin e da horta comunitária da Praça Lariele Verônica Boldrin, que fica no Jardim Europa.

O espaço conta com uma pista de caminhada que tem 134 metros e mais 13 postes de iluminação sustentável. 

A ação é sustentável, porque os postes instalados contam com placas que fazem a captação de energia solar. Com isso, não é necessário recorrer ao uso da energia elétrica, contribuindo assim para o meio ambiente.

A praça ainda conta com um parque infantil e um campo de futebol. O local agora ganha a horta comunitária.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), a iniciativa visa possibilitar que a população do bairro tenha segurança alimentar, pois poderão consumir alimentos saudáveis.

“Além disso, queremos possibilitar ainda o desenvolvimento do trabalho voluntário e isso será feito por meio da associação de moradores”, afirma Benetão.

O local tem mudas de mudas de alface, almeirão, cebolinha, rúcula, berinjela, jiló plantadas em 11 canteiros. 

 

 

Continue lendo

Cidades

Docente do Centro Universitário relata experiências vividas no Rio Grande do Sul

Published

on

A docente do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Ma. Paola Andressa Xavier Mente, viveu recentemente experiências marcantes no Rio Grande do Sul, em apoio às famílias vítimas dos alagamentos que aconteceram entre abril e maio.

A ação foi realizada através da “Missão Amor que Cura”, da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (gestora do Hospital Regional de Presidente Prudente e do Ambulatório Médico de Especialidades de Presidente Prudente).

Paola também participou da missão voluntária, contribuindo não somente com serviços médicos, mas na organização de doações, limpeza, enfim, em tudo que podia colaborar. “Era um cenário de guerra mesmo, indescritível. Foi um período muito importante para a minha vida pessoal e profissional, afinal, pude ver de perto a importância da união, fé e força de vontade de cada um”, conta.

 

Continue lendo

Cidades

Museu e Arquivo Histórico “Setsu Onishi” será inaugurado neste sábado (29)

Published

on

Prédio está localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros

 

Neste sábado (29), a partir das 10h, a Prefeitura de Adamantina realiza a solenidade de inauguração do museu e arquivo histórico “Setsu Onishi”. A programação integra as comemorações alusivas aos 75 anos do município.

A Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (ACREA) passou o prédio onde foi a sede da Igreja Budista de Adamantina para o município. O imóvel que abrigará o museu está localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros.

A programação da inauguração contará ainda com a apresentação do hino nacional japonês que será cantado por Yuske e Emília Miyamura e demais membros da ACREA.

Para a inauguração, no prédio foi executada uma reforma completa bem como a adequação da acessibilidade que atenderá as necessidades para implantação do museu.

O espaço recebeu a substituição do forro, do piso cerâmico e de azulejo nas áreas molhadas. Toda a parte elétrica foi substituída e foram instalados ainda esquadrias em vidro temperado e pintura do prédio. O valor do investimento no local é de R$193.418,60 em recursos próprios.

Além disso, foi executada ainda a reforma da cobertura do prédio com a retirada das telhas de barros existentes e instaladas novas telhas em fibrocimento e calhas/rufos. O investimento foi de R$25 mil.

Antiga reivindicação da comunidade de Adamantina, principalmente dos pioneiros, um museu se faz necessário para a preservação da história do município. No local, os visitantes poderão ver documentos, fotos, móveis e peças históricas.

Adamantina é MIT
A classificação de Adamantina como Município de Interesse Turístico (MIT) se deu por meio da Lei 16.938 de 26 de fevereiro de 2019. Com isso, é possível pleitear recursos do Governo do Estado para investimento em ações de infraestrutura e melhorias turísticas.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!