Connect with us

Diversos

Curso de Agronomia do Centro Universitário realiza visita técnica à Treviolo Café e Cafeicultura Eldorado

Publicado

em

Fazendo parte das atividades de recepção dos calouros de Agronomia do ano de 2024 do Centro Universitário de Adamantina, a coordenação do curso, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino, realizou uma visita técnica com os alunos do 1º termo do curso no dia 9 de março à Treviolo Café e Cafeicultura Eldorado, no Bairro do Pavão, município de Adamantina. A atividade foi acompanhada pelo coordenador do curso Prof. Dr. José Carlos Cavichioli.

Na propriedade, os alunos foram recepcionados pelo Engenheiro Agrônomo João Paulo Figueiredo, que falou da utilização do café robusta na preparação do blend do café espresso, da dificuldade de obtenção deste tipo de café no mercado brasileiro e apresentou algumas amostras dos dois tipos de café, destacando as principais diferenças entre estas espécies. João explicou aos alunos o processo de armazenamento dos grãos e apresentou os silos da empresa, assim como os cuidados a serem observados para manter a qualidade do café.

Na apresentação do engenheiro agrônomo, foi destacada a importância de se manter um padrão de qualidade do campo ao processamento, citando que este café sempre chega em formato de grãos aos clientes e que o produto é moído na hora da extração do expresso. Falou ainda sobre o preparo do blend, onde os grãos devem ser colhidos, secados e beneficiados no estágio certo de maturação, concentrando assim acidez, sacarose, óleos, aromas e sabores na medida certa. Para chegar a ele, mais de 40 variedades de café originárias de diversas regiões produtoras foram selecionadas.

Na oportunidade, os alunos ingressantes puderam ter uma ampla visão da profissão que escolheram, participando das etapas do planejamento, tratos culturais, colheita, pós-colheita e industrialização. Sobre a etapa da torra, foi destacado pelo técnico a importância de transformar o café em uma bebida de boa qualidade, ou seja, uma bebida encorpada, doce, de cor caramelo e que deva ser apreciada por qualquer bebedor de café. Para que isso ocorra, devem ser observados o tempo de torra e a temperatura.

Após a visita da indústria, os alunos puderam conhecer o cultivo do café robusta no campo, oportunidade em que foi explicado pelo engenheiro agrônomo os tratos culturais necessários para a condução deste café nas condições da Alta Paulista. Foram abordados ainda aspectos sobre a produção de mudas do café robusta para uso próprio e distribuição a produtores interessados em iniciar o cultivo desta espécie. Atualmente, a Cafeicultura Eldorado produz mudas adequadas para a condições climáticas da região da Alta Paulista e fornece para produtores de diversos municípios.

A coordenação do curso de Agronomia agradece à empresa pela oportunidade que foi dada aos alunos ingressantes para conhecer a cadeia produtiva do café robusta, desde o seu cultivo no campo, passando pela limpeza e torra até o empacotamento. Desta forma, procura-se aliar os conceitos teóricos com a aplicação prática para formação do futuro profissional da Agronomia.

 

Diversos

Saúde mental: servidores do Centro Universitário participam de oficina lúdica

Published

on

Com a correria do dia a dia, às vezes nos esquecemos da importância de se divertir. Visando sempre à saúde mental e qualidade de vida dos servidores do Centro Universitário de Adamantina, o Serviço de Apoio Pedagógico e Psicossocial (SAPP) promoveu na tarde de terça-feira, 6, a oficina “Viver é arte, brincar faz parte!”

A atividade integra a programação do IV Encontro Pedagógico para Docentes (EPEDU 2024) e contou com a participação dos servidores da Instituição, que tiveram momentos de relaxamento e descontração.

A oficina ressaltou os diversos benefícios de brincar na vida adulta, como a promoção da criatividade, resolução de problemas, alívio do estresse, melhora das relações interpessoais, conexão com a “criança interior”, espontaneidade, entre outros.

Em seguida, os participantes se divertiram com bolas, bambolês, petecas, jogos e outras atividades, finalizando com um sorteio de brindes.

 

Continue lendo

Diversos

Em Adamantina, Polícia Militar aborda homem com bilhete “pedindo drogas” e recupera objetos furtados de escola

Published

on


O homem e um casal foram levados para o Plantão Policial. Porções de drogas foram apreendidas

A Polícia Militar de Adamantina atuou na noite de ontem (22), em uma ocorrência de receptação e porte de drogas, no Jardim Brasil.

Consta no boletim de ocorrência que a equipe em patrulhamento teria avistado um homem tentando esconder um objeto em suas vestes e que ele estaria defronte a residência onde mora um casal, local em que haveria várias denúncias sobre o comércio de drogas.

Ao ser abordado, foi localizado com o homem um papel no qual estava escrito um pedido de entrega de entorpecentes, além do RG do solicitante, conforme o registro policial.


Ainda no boletim de ocorrência, os policiais militares relataram que, na residência, estava o casal suspeito, que também foi abordado.

No local teriam sido encontradas uma porção de maconha e uma porção de crack, além de fios elétricos e um DVR (aparelho de gravação de imagens de câmeras), objetos estes semelhantes aos furtados da escola Teruyo Kikuta, no último fim de semana.

Os três envolvidos foram levados para o Plantão da Polícia Civil, onde o delegado plantonista elaborou o boletim de ocorrência de receptação e porte de droga.

Todos foram ouvidos e liberados em seguida e os objetos localizados na ação policial permaneceram apreendidos, além de quatro aparelhos celulares.


Continue lendo

Diversos

Polícia Militar apreende máquinas caça-níqueis e de jogo do bicho em Adamantina

Published

on


Em mais uma operação contra os jogos de azar e do bicho, a Polícia Militar de Adamantina apreendeu quatro máquinas de caça-níquel e um terminal de apostas do jogo do bicho.

A apreensão ocorreu durante ação dos policias no centro da cidade, onde os equipamentos foram flagrados em pleno funcionamento.

Conforme informações obtidas pelo jornalismo Adamantina Net, todos os equipamentos foram apreendidos e apresentados juntamente com o responsável pelo estabelecimento comercial no Plantão Policial.


Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!