Ícone do site ADAMANTINA NET

SAPP realiza diversas ações no 2º semestre do Centro Universitário de Adamantina

O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) do Centro Universitário de Adamantina iniciou o 2º semestre com diversas ações. Dentre elas, ocorreu a recepção dos ingressantes, por vestibular ou transferência, a implantação do projeto “SAPP nas trilhas de formação” e a extensão das atividades para o Câmpus I (sala 14).

 “Estamos buscando formas de facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços do SAPP. A extensão para o Câmpus I, localizado no centro da cidade, visa maior participação dos alunos e servidores que teriam dificuldades de se deslocarem ao Câmpus II”, explica a coordenadora do SAPP, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos.

 A coordenadora afirma que se pretende oferecer serviços de acordo com as necessidades dos diferentes segmentos da instituição nos processos de ensino-aprendizagem, socialização, saúde e bem-estar.

 “Com o projeto ‘SAPP nas trilhas da formação’, o SAPP está se colocando à disposição, com sua equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadora física, para que se a coordenação de curso solicite propostas específicas para  a semana acadêmica ou em outros momentos críticos da graduação (ingresso, início dos estágios, período anterior à formatura, entre outros), contribuiremos focados nas necessidades e para o que for preciso a uma melhor formação para o nosso aluno e futuro profissional”, relata.

 Da atividade de recepção dos calouros, em agosto, participaram os estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem. Já o projeto “SAPP nas trilhas de formação” foi inaugurado na VI Semana de Fisioterapia, realizada de 14 a 17 de agosto, por meio da roda de conversa “Estou me formando. E agora?”, ministrada pela Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e a psicóloga Evelini Ferraz Rodrigues, e o workshop “Os lutos da prática profissional”, realizado pela Prof.ª Dra. Ana Vitória e o psicólogo Anísio Victor de Brito.

 

Sobre o SAPP

 Direcionada à comunidade acadêmica, composta por servidores docentes e técnico-administrativos (TAs) e estudantes, a instância de apoio psicopedagógico e psicossocial oferece plantões semanais de psicologia, orientação psicopedagógica, aulas de yoga, projeto “EstimulAção”, Cine Debate, Equilibração Emocional, oficina de relaxamento, percepção e cuidado das emoções, oficinas de cidadania e grupo de movimento. Está aberto a sugestões, podendo também oferecer palestras, rodas de conversas, entre outras.

Programação de novembro

O projeto “Equilibração Emocional”, coordenado pelo psicólogo Anísio, é focado no estudante e funciona todas as segundas-feiras às 17h no Bloco I do Câmpus II.

O psicólogo Anísio irá iniciar o grupo de Psicologia Corporal para servidores docentes e técnico-administrativos às quintas-feiras, às 17h30, no Câmpus II. Já no Câmpus I, ocorrerá dia 22, uma quarta-feira, das 17h às 18h.

Nesta terça-feira, dia 7, às 17h30, no Câmpus II, haverá oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão sobre o tema: “Mais uma dose? Reflexões sobre o abuso de álcool e outras substâncias”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Dia 14, às 17h, na sala 14 do Câmpus I, a Oficina de Cidadania, Diversidade e Inclusão terá como tema: “Direitos Humanos: o que ‘isso’ tem a ver comigo?”, mediada pelas assistentes sociais Tânia Martins de Souza e Regiane Dechen.

Já a oficina de Relaxamento, percepção e cuidado das emoções, coordenada pela professora Evelyn, é voltada para o servidor TA e docente. No Câmpus I, a próxima está marcada para o dia 21, às 11h.

Os plantões de atendimento no Câmpus I ocorrem às terças-feiras das 10h30 às 13h com a psicóloga Evelini. Nas quartas-feiras, das 13h às 18h, são com o psicólogo Anísio. Apenas no dia 8 não haverá plantão de atendimento devido à realização da SIPAT no Câmpus II.

As aulas de yoga e do projeto “EstimulAção” estão agendadas para o dia 29 de novembro, às 17h, com a Prof.ª Dra. Gabriela Galucci Toloi, no Câmpus I. Já no Câmpus II, as aulas de yoga ocorrem às terças-feiras, 17h, e nas quintas em dois horários, às 7h e às 11h30, e o projeto “EstimulAção” ocorre às quartas-feiras, das 17h às 18h.

As oficinas de Orientação Educacional e de Carreira ocorrem todas as sextas-feiras das 17h às 18h.

“É importante ressaltar que temos vagas para todas as oficinas: yoga, relaxamento, Equilibração Emocional”, convida a coordenadora do SAPP.

 

 

Sair da versão mobile