Connect with us

Cidades

Adamantinense Cid Santos Júnior compartilha sua experiência como engenheiro civil na Europa

Publicado

em


Mais do que ser responsável por atividades relacionadas à construção e elaboração de projetos para diversos tipos de edificações, um Engenheiro Civil tem em sua essência a transformação da vida das pessoas. E essa motivação sempre guiou o adamantinense Cid Santos Júnior.

“O poder de ajudar a transformar a vida de diversas pessoas através de obras de infraestrutura, construindo uma relação saudável entre o meio ambiente e o urbano ao mesmo tempo que fomenta o progresso e desenvolvimento, sempre foi o que me inspirou. A complexidade de cada novo projeto e a solução de problemas por meio da Engenharia também são pontos muito importantes para minha satisfação profissional”, pontua.


Ele se formou em 2018, pela PUC-PR, em Curitiba, através do PROUNI com bolsa integral pela nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Atualmente morando em Cork, uma cidade de cerca de 125 mil habitantes na Irlanda (Europa), o Engenheiro Civil compartilha sua experiência profissional em outro continente, oportunidade conquistada a partir de muita dedicação, estudos e experiências. Confira a entrevista:


REVISTA AEAANAP: O que te motivou a seguir carreira na área de engenharia? Sempre pensou se formar em Engenharia Civil?

CID SANTOS JR.: Acredito que, como para muitos engenheiros, uma das primeiras coisas que me direcionou para a Engenharia foi a afinidade com a área de exatas e ciências, de um modo geral. Desde pequeno tentava entender o mundo a minha volta de forma mais lógica, e conforme fui sendo exposto ao longo dos anos de formação básica às diversas matérias relacionadas a área de exatas e ciências, me encantava cada vez mais. Meu contato com a Engenharia em si começou não com a Civil, mas, sim, com a Engenharia Agronômica, quando, após a conclusão do ensino médio, cursei um semestre de Agronomia na FAI em Adamantina. Decidi me desafiar a explorar novas alternativas e, com o apoio de minha família, cursei um semestre de cursinho preparatório de pré-vestibular no Anglo, de Tupã. Foi durante o cursinho que efetivamente estudei mais sobre outras possibilidades relacionadas a Engenharia, entendi um pouco mais da função do Engenheiro Civil e decidi prosseguir nessa área.


REVISTA AEAANAP: Como surgiu a oportunidade de exercer esta profissão na Irlanda? Como foi este processo?

CID SANTOS JR.: Minha atuação na área de Engenharia Civil começou durante a graduação, quando iniciei estágio remunerado, primeiramente, na área de projetos hidráulicos e prevenção contra incêndios pelos primeiros seis meses de 2015, seguidos de três anos e meio de experiência na área de infraestrutura, ainda durante a graduação (dois anos como estagiário e um ano e meio como Técnico em Engenharia de Transportes). Durante estes quatro anos de experiência enquanto graduando, tive a oportunidade de ser exposto a diversas áreas de projetos de infraestrutura de modo geral, majoritariamente relacionados à infraestrutura viária. Portanto, ao concluir a graduação, havia trabalhado com projetos de hidrologia, drenagem, pavimentação, sinalização, geometria e terraplenagem, o que me proporcionou atuar por um ano como Engenheiro Civil na Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Araucária (PR).


Durante os cinco anos de experiência no Brasil, trabalhei em diversos projetos de duplicação e novas rodovias federais, estaduais e municipais em diversos estados do Brasil, além de projetos de empreendimentos privados, como loteamentos e infraestrutura portuária, o que me proporcionou adquirir não apenas vasto conhecimento técnico em infraestrutura, mas, também, relacionados aos diversos programas de modelagem 3D (como AutoCAD Civil 3D, Revit e Navisworks) e modelagem hidráulica (como HEC-RAS e Storm and Sanitary Analysis).

O conhecimento relacionado a estes programas me proporcionou ainda escrever uma apostila e atuar como instrutor de Civil 3D por um ano em um centro de treinamento autorizado Autodesk, em Curitiba (PR), em paralelo a minha função como Engenheiro Civil na SMOP de Araucária, em 2019. A oportunidade de exercer a profissão de Engenheiro Civil, na Irlanda, se deu não apenas pela experiência em projetos de infraestrutura, mas, principalmente, devido ao conhecimento relacionado aos programas de modelagem 3D e hidráulica, o que é altamente requisitado no mercado Irlandês, na Europa de modo geral, e também em outros países como Austrália e Nova Zelândia.


Portanto, tudo isso associado ao nível de inglês avançado, proporcionou que estivesse preparado para prospectar uma vaga no exterior através da plataforma LinkedIn, onde, após diversas tentativas, consegui uma oportunidade de entrevista com um recrutador e, posteriormente, com a empresa de consultoria para quem trabalhei por um ano em Dublin, antes de me mudar para Cork e atual empresa pelos últimos dois anos e meio. O processo de efetivamente poder exercer a função de Engenheiro Civil na Irlanda se dá primeiramente através de uma permissão de trabalho emitida pelo Governo Irlandês para pessoas com propostas de emprego, seguido da aplicação para o visto de residência associado à permissão de trabalho.

Este processo é facilitado a partir do que é chamado de Critical Skills Work Permit, o que nada mais é do que a permissão e visto de trabalho para determinadas profissões em alta demanda no país e que fazem parte de uma lista criada pelo Governo Irlandês, as chamadas Critical Skills. Engenheiro Civil faz parte desta lista.


Cidades

Jardim Brasil ganhará vestiário e Vila Jamil terá academia ao ar livre

Published

on

A Prefeitura de Adamantina, por meio de um convênio federal, emenda do deputado federal, Alexandre Leite, promoverá a modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e de lazer no Jardim Brasil e na Vila Jamil de Lima.

No Jardim Brasil, será executada a construção de vestiário na Praça Carlos Nakaidara. Já na Vila Jamil de Lima será implantada na Avenida Ipiranga esquina com a Rua Goiânia, uma academia ao ar livre com 10 equipamentos.

Ao município, será repassado o valor de R$ 238.857,00 e mais a contrapartida de R$ 53.480,27, totalizando o investimento de 292.230,27.

O convênio está em processo licitatório. Após isso, as etapas são: aprovação da licitação pela Caixa, desembolso de recursos pelo ministério e autorização da emissão da ordem de serviço pela Caixa. Vencida essas etapas, as obras poderão ter início.

Processo licitatório

A Prefeitura de Adamantina abriu processo licitatório que visa contratar empresa para construção de vestiário e base para academia ao ar livre.

A abertura dos envelopes “habilitação” e “propostas” será no dia 15 de Dezembro de 2023, às 9h, na Sala de reuniões da Procuradoria Geral do Município, situada na Rua Osvaldo Cruz nº 262, 4º andar do Paço Municipal.

Os envelopes “habilitação” e “propostas” deverão ser entregues no dia 15 de Dezembro de 2023, às 8h45, na Secretaria de Finanças, 3º andar, do Paço Municipal

Para participar da licitação, a empresa interessada deverá efetuar cadastramento prévio obrigatório até o dia 12 de dezembro às 17h30 no Departamento de Licitações. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 35029010 e 35029045.

 

 

Continue lendo

Cidades

Estudantes de Psicologia visitam exposição sobre Nise da Silveira em Bauru

Published

on

No último dia 11 de novembro, os alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina realizaram uma visita à exposição sobre Nise da Silveira, no Sesc Bauru.

A visita dos 20 estudantes foi acompanhada pelos docentes Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rumin, Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi e Prof.ª Dra. Maria de Fátima Belancieri.

A exposição “Nise: A Revolução pelo Afeto” apresenta as contribuições de Nise da Silveira (1905-1999) ao desenvolvimento de formas de cuidado para as pessoas que vivenciam modos severos de sofrimento psíquico.

A mostra também apresenta os artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), como Adelina Gomes, Arthur Amora, Beta d’Rocha, Fernando Diniz, Carlos Pertuis, entre outros.

Nascida em Maceió (AL), Nise da Silveira foi uma médica brasileira reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Seu trabalho revolucionou o tratamento psiquiátrico, tendo a arte e o afeto como metodologia. 

“Enquanto a ciência do início do século XX buscava identificar intervenções farmacológicas e cirúrgicas para aplacar os sintomas de indivíduos com agravos à saúde mental, Nise da Silveira dedicou-se a elaborar dispositivos de artes plásticas e terapia ocupacional como recursos de cuidado”, ressalta o Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rumin.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina receberá Papai Noel no dia 10 de dezembro no Parque dos Pioneiros

Published

on

Programação contará com brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, apresentações circenses, de corais e de balé

Como o Papai Noel chegará em Adamantina? Esta, sem dúvida, é uma pergunta muito comum, ainda mais com a proximidade da chegada dele no município.

O que já se sabe é que a Prefeitura de Adamantina fará uma programação especial para marcar a chegada do “bom velhinho” que terá início às 16h no Parque dos Pioneiros. Já a previsão de chegada do Papai Noel no município está prevista para  às 18h.

A programação contará com brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce de forma gratuita, apresentações circenses, de corais e de balé.

“Como em todos os anos, a programação será especial, pois a chegada do Papai Noel já é tradicional em nosso município. Esperamos que a população prestigie e se encante com todas as surpresas que estão sendo preparadas para esse dia”, afirma Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de cultura e turismo de Adamantina.

Além da chegada do Papai Noel, haverá ainda uma programação nas duas semanas que antecedem ao Natal. Tanto a Praça Élio Micheloni como as principais ruas da cidade serão palco de diversas atividades culturais.

E o período ainda é marcado pelo “Concurso Natal Mágico” que é uma iniciativa que visa premiar as lojas mais bem enfeitadas. As inscrições seguem até o dia 5 de dezembro e a premiação acontecerá no dia 18 de dezembro também na Praça Élio Micheloni.

Pontos que foram enfeitados na cidade

A abertura oficial do Natal Mágico 2023 já foi realizada e agora toda a cidade já teve os enfeites acesos.

Os enfeites, luzes e arranjos foram instalados no Cristo, na Rodoviária, no Paço Municipal, na Câmara Municipal, na Praça Élio Micheloni, no Pontilhão da Rua Joaquim Nabuco, no Parque dos Pioneiros, no Parque Caldeira e na passagem Roberto Antonio Romanini.

Os postes em diversas ruas também serão iluminados como uma forma de levar as luzes do natal para toda a cidade.

Poste nas redes sociais e marque a Prefeitura de Adamantina

Aqueles que forem visitar as decorações e desejarem ter suas fotos repostadas nas páginas da Prefeitura de Adamantina devem mencionar na publicação a #natalmagicoadamantina e marcar o @prefeitura.adamantina.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!