Connect with us

Cidades

Secretaria de Assistência Social de Adamantina promove conscientização sobre a campanha “Maio Laranja”

Publicado

em

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Todos os anos, a Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos fazem uma mobilização com o objetivo de lembrar a sociedade da importância de proteger as crianças e os adolescentes, pois eles são vítimas da violência.

Como forma de promover a conscientização, a Prefeitura de Adamantina, irá realizar palestras com os pais dos atendidos do  Lar Cristão, Projeto Asa, IAMA e Projeto Semeando Para o Futuro levando informações a respeito do abuso e da exploração sexual e as maneiras de prevenção.
Ainda no dia 28 de maio, no evento Domingo no Parque que acontece no Parque dos Pioneiros, as equipes estarão realizando uma ação de panfletagem e sanando dúvidas da população.

Por que o dia 18 de maio?

O dia 18 de maio foi escolhido em razão do “Caso Araceli” que teve os direitos humanos violados. Ela foi raptada, espancada, drogada e assassinada. Após seis dias o seu corpo foi encontrado. Ele foi desfigurado por ácido.
Diante disso, o movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes fez uma mobilização. Com a aprovação da Lei Federal nº9.970/2000, a data 18 de maio foi instituída como “O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Como denunciar suspeitas e/ou casos de violência sexual?

Em Adamantina, foi instituído um protocolo tendo como foco estruturar todo o processo. Independentemente do tipo de violência, a denúncia deve ser feita diretamente ao Conselho Tutelar do município.
 
Feito isso, o Conselho Tutelar faz a solicitação da escuta especializada. Esse procedimento está previsto pela lei 13.431/2017 de escutar a criança de forma qualificada, em situações de violência ou suspeita, visando sua proteção.
 
A Escuta Especializada caracteriza-se por ser uma relação de cuidado, acolhedora e não invasiva, para a qual se requer a disposição de escutar, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização da criança/adolescente.
 
Caso a escuta aponte violência, o caso será encaminhado para o CREAS, mas se apontar questões referentes à vulnerabilidade social, o mesmo será destinado ao CRAS ou é possível ainda fazer o encaminhamento da situação para a Secretaria de Saúde.
Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Assistência Social realizou 3 capacitações com os 400 profissionais que atuam na educação, na saúde e nos equipamentos bem como órgão gestor para realizarem a escuta especializada e a revelação espontânea.

Serviço –  O Conselho Tutelar de Adamantina funciona na Rua Antônio Schimidt Vilela, nº142. O telefone é o (18) 3522-4311.

 

 

Publicidade

Cidades

Alunos da EE Helen Keller visitam o Horto Florestal e participam de palestra sobre abelhas sem ferrão

Published

on

Na última terça-feira(23), os alunos da EE Helen Keller, acompanhados pelos Professores Tiago Rafael e Magali Tavone, além dos funcionários da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), dando continuidade ao projeto de educação ambiental, desenvolvido em uma disciplina eletiva, conheceram o Horto Florestal e a Casa Ecológica.

Na oportunidade, o apicultor Keller Ohara, que também é chefe do Grupo Escoteiro Aguapeí, palestrou sobre a produção de abelhas sem ferrão na região, bem como sobre a sua importância no processo de polinização e na produção melífera.

Durante a visita, os alunos ainda puderam presenciar a eclosão das pupas, as principais divisões de uma colmeia, além de também experimentarem pequenas porções do mel, por elas produzido.

Para o Professor Tiago, “é extremamente importante conscientizar os nossos alunos acerca da importância dos polinizadores. Elas são a garantia de nossa segurança alimentar”, afirma.

Na continuidade do projeto ainda há encontros a serem programados no Horto Florestal e no Parque Caldeira, bem como em áreas de reflorestamento.

 

 

Continue lendo

Cidades

Adamantina terá mais 120 unidades habitacionais CDHU

Published

on

Na manhã de hoje (26), foi realizado um evento no Palácio dos Bandeirantes que teve como objetivo anunciar 35 mil novas unidades habitacionais no Estado de São Paulo. Adamantina foi contemplada com 120 casas.

Além disso, a solenidade ainda apresentou a PPP de Requalificação da Área Central da Cidade de São Paulo. O prefeito Márcio Cardim participou do evento.

Após o anúncio, de acordo com o prefeito, o município estará desenvolvendo todo o processo para viabilizar essa obra.

“Gostaria de agradecer ao governador Tarcísio, ao Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais, agradecer também ao deputado André do Prado e Mauro Bragato, pois todos eles ajudaram nessa conquista para Adamantina. Muito feliz por termos mais 120 casas para entregar a população”, afirma.

 

 

Continue lendo

Cidades

Coordenadora de Fisioterapia defende tese de doutorado na UNESP

Published

on

A professora e atual coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti, defendeu publicamente a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB/UNESP).

O processo de doutoramento, cuja defesa ocorreu em fevereiro, ocorreu sob a orientação do professor associado Dr. Edison Iglesias de Oliveira Vidal.

Docente da FAI desde 2003 nas áreas de Cinesiologia, Fisioterapia Cardiovascular e Preventiva, Leandra possui mestrado em Bioengenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP – São Carlos).

A tese foi intitulada “Desenvolvimento de índices relacionados à percepção das características do ambiente da vizinhança e avaliação da sua associação com a Síndrome de Fragilidade em pessoas idosas”.

“Além da obtenção do título, como um objetivo de aprimoramento pessoal e profissional, o processo do doutoramento promove a expansão do pensamento crítico e do desenvolvimento intelectual, que somada com a aquisição de novas habilidades no contexto técnico-científico, são fundamentais para o dia a dia da nossa instituição de ensino e, principalmente para nossos alunos”, frisa.

Leandra espera seguir na contribuição e promoção da formação de qualidade para as pessoas que escolheram a Fisioterapia como carreira profissional. “Neste sentido, também agradeço o apoio da reitoria e dos colegas docentes ao longo dos últimos anos”, finaliza.

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!