Connect with us

Cidades

Nivaldo “Londrina” Martins do Nascimento prepara lançamento de seu terceiro livro, com relatos sobre legado de lutas socioambientais

Publicado

em

A população de Adamantina poderá contar, em breve, com mais uma relevante obra literária assinada por Nivaldo Martins do Nascimento, popularmente conhecido como “Londrina”. Utilizando-se de arquivos documentais da ONG Associação Adamantinense de Proteção ao Meio Ambiente (Apromam) e do Coletivo Antirracismo, Londrina apresenta um completo relato sobre sua trajetória de lutas em favor das causas socioambientais.

Com lançamento previsto para o próximo mês, em local e data a serem definidos, “Meu legado de lutas socioambientais” é o terceiro livro escrito pelo adamantinense que, em 2004, lançou “Ninguém consegue deter a primavera”, sua primeira coletânea de textos publicados em jornais da região, livro que causou furor na cidade; e, em 2012, diante do descaso políticos em relação aos compromissos de campanha, lançou “Ensaio sobre a política adamantinense e outros escritos”, com textos redigidos entre 2005 e 2010, ilustrado por dois artistas da nossa região e enriquecido com textos de mais três adamantinenses.

Em sua nova coletânea de textos, como bem disse o prefacista, professor Alfredo Peixoto Martins, Londrina deixa um legado para as futuras gerações e postula um olhar mais atento àqueles que tiverem o prazer de sua leitura.

“Não só o prazer, mas também o conhecimento de realidades desconhecidas e caminhos que possam ser perseguidos no futuro”, destaca Alfredo, que ainda complementa: “O livro também nos permite conhecer a figura humana de Nivaldo Martins do Nascimento (Londrina), suas preocupações, sua empatia pelos necessitados e, sobretudo, pelos desassistidos no campo social, étnico e racial”.

Meu legado de lutas socioambientais é mais uma obra autêntica e singular, com registros documentais de fatos históricos e, muitas vezes, pitorescos; apresenta a visão de um cidadão crítico, preocupado com o cenário de degradação ambiental e dos valores de toda uma sociedade. Este livro, assim como os demais já publicados por Londrina, estabelece novo marco na história de Adamantina.

O AUTOR

Nivaldo Martins do Nascimento, o Londrina, é ambientalista, militante de causas coletivas, servidor público municipal e sindicalista. Casado com Edeleuza, é pai de Rafael Mateus e Maria Eugênia.

Foi presidente da Comissão Municipal de Emprego de Adamantina, membro do Coletivo Antirracismo da Região de Adamantina e do Conselho de Saúde local, representante da comunidade na Comissão de Bolsas de Estudos da FAI e presidente da Apromam. Por conta de serviços prestados em favor de causas coletivas, foi homenageado 11 vezes com Moções de Congratulações e Aplausos pela Câmara de Adamantina.

 

 

Cidades

Tradicional Torneio do Trabalhador de Adamantina acontece nesta quarta-feira

Published

on

Com 32 Classes de Trabalhadores e participação de 16 equipes, a Selar (Secretária de Esportes Lazer e Recreação de Adamantina), coordenada pelo secretário de esportes Ronaldo Dutra “Tuiuiú” e o diretor Luciano Netto, organiza nesta quarta-feira (1º), o tradicional evento esportivo do município, o 61º Edição do Torneio Liberdade em comemoração ao dia Mundial do Trabalho, dia 1º de Maio.

As partidas da competição esportiva acontecerão no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo de Adamantina, com início previsto para às 8h00.

Confira a tabela dos jogos:

1º Jogo – 8h15: Manutenção/ Movimentadores X Militares/Recepcionistas

2º Jogo – 8h30: Industriários/Comerciários X Tratorista/Canavieiros

3º Jogo – 9h00: Funcionários Públicos/Servidores Gerais/ Mecânicos X Serralheiros/Vendedores

4º Jogo – 9h30: Eletrecistas/Moto Boys X Barbeiros/Empregadores

5º Jogo – 10h00: Gerentes/Supervisores X Pedreiros/Servente

6º Jogo – 10h30: Agentes Penitenciários/ Eletrônicos X Repositores/Pacoteiros

7º Jogo – 11h00: Encanadores/ Balconistas X Professores/Servidores Judiciários

8º Jogo – 11h30: Mecânicos /Escriturários X Motoristas/ Office Boys

JOSÉ MÁRIO

O Torneio da Liberdade foi idealizado pelo jornalista e radialista José Mario Toffoli (Grupo Jóia de comunicação), em 1962, com o objetivo de incentivar o esporte e unir os funcionários de diversas empresas e classes trabalhistas do município de Adamantina, em uma confraternização esportiva.

 

 

Continue lendo

Cidades

San Remo aplica goleada no Mariápolis na Copa Veteranos da Alta Paulista

Published

on

O San Remo E.C., tradicional equipe do Jardim Brasil de Adamantina, sob o comando do mandatário e presidente Marcos Construtor, em partida pela 6ª rodada da 17ª Copa Alta Paulista de Veteranos acima de 40 anos de Futebol Médio entrou em campo no último domingo (28), no campo do Aspumulu em Lucélia, para enfrentar o Mariápolis E.C.

O time comandado pelo técnico Durvalino Dú mostrando um bom futebol em campo, massacrou o time adversário ao vencer de goleada por 11 a 1. Os gols foram marcados por César Alemão (4), Jackson (3), Herme (2), Eduardo Bolinho e Edilson Mecena.

O San Remo com o resultado positivo assumiu, a liderança do Grupo – A, com 7 pontos ganhos.

A comissão técnica do San Remo é formada por: Durvalino Dú (Técnico), Marcos Construtor e Jalá (Auxiliares)

A 6º rodada da 17º Copa Alta Paulista de Veteranos acima de 40 anos de Futebol Médio de Lucélia, realizada no domingo (28), no Aspumulu, teve ainda mais dois jogos.

Alamandas F.C./ Mecânica Flex venceu por 4 a 0 o Catadão dos Véios F.C./Lucélia e o Flórida Paulista F.C. vencendo por 2 a 0 a equipe da Associação Cruzvaldense.

ARBITRAGEM

Paulo César Almeida “Yogue” e Aguinaldo Nascimento “Té”.

CLASSIFICAÇÃO

GRUPO – A

San Remo – 7

Parapuã – Alamandas – 6

CME Osvaldo Cruz – 4

Catadão – 0

Bastos E.C. – 0

Mariápolis A.C. – 0

GRUPO – B

ABC/ Rennô -7

Flórida Paulista – Pracinha – 6

Lobos / Inúbia Paulista-4

Iguaçu – 3

Aspumulu – Cruzvaldense – 1

ORGANIZAÇÃO

Liga Luceliense de Futebol Amador da Alta Paulista

Presidente: Oswaldo da Silva “Peixeiro”.

-Na foto, o jogador Herme que marcou 2 gols do time do San Remo E.C.

 

 

Continue lendo

Cidades

RUMO A PARIS: Izabela Rodrigues obtém o índice olímpico no lançamento do disco

Published

on

A adamantinense Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP) obteve o índice olímpico no lançamento do disco, com 64,66 m, também sua melhor marca pessoal, na etapa de Xangai da Diamond League, o nobre circuito de meetings da World Athletics, neste sábado (27/4), no Suzhou Olympic Sports Centre, Suzhou, na China. O índice olímpico fixado pela World Athletics no lançamento do disco é de 64,50 m.

Segundo divulgou neste sabado a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Izabela ficou em quarto lugar na competição. A norte-americana Valerie Allman foi a primeira colocada no lançamento do disco (69,86 m), seguida pela chinesa Feng Bin (67,11 m) e pela cubana Yaimé Pérez (65,59 m).

O prazo de qualificação para os Jogos de Paris-2024 no atletismo termina no dia 30 de junho. Os atletas têm de obter os índices (marcas mínimas estabelecidas) ou buscar pontos no Ranking Mundial e entrar nas cotas (número de vagas fixadas para cada prova).

Nascida em Adamantina, Izabela tem 28 anos e lançou acima de 64 metros pela primeira vez na carreira. Foi campeã do lançamento do disco nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023, quando teve um ano bem consistente – terminou com as sete melhores marcas na especialidade no Ranking Sul-Americano. Fechou a temporada dizendo que sonhava com sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Em Tóquio-2021, foi a primeira brasileira a disputar uma final olímpica no disco, terminando em 11º lugar. Quer repetir a façanha em Paris, onde o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto. “Desde o início da temporada, o objetivo é aproveitar ao máximo todas as competições e os treinos para tentar melhorar o resultado”, lembrou Izabela, que tinha 63,04 m como recorde pessoal. “Meu plano é buscar novamente a final olímpica, que inclusive será no dia do meu aniversário, assim como em Tóquio, no dia 2 de agosto. Com certeza, ir à final seria o meu maior presente e uma honra”, comentou a atleta.

Izabela começou no atletismo aos 11 anos, numa escola Adamantina, nas aulas de educação física. De 14 para 15 anos se destacou em competições e mudou para São Paulo. Izabela é treinada em São Caetano do Sul (SP) por João Paulo Alves da Cunha desde 2014 – ano em que ganhou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Sub-20 de Eugene, Oregon, Estados Unidos. “Estamos trabalhando juntos de uma forma contínua e construindo sonhos”, afirmou.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!