Connect with us

Cidades

TRE rejeita denúncia de infidelidade partidária contra vereador Hélio

Publicado

em

Com base no Acórdão do relator desembargador Maurício Fiorito, publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo no último dia 15 de agosto, os juízes do TER/SP julgaram improcedente a denúncia datada de maio deste ano em nome suplente de vereador Roberto Honório de Oliveira, o Robertinho da Dengue, por meio do processo nº 600007-56.2022.6.26.0157 junto ao Cartório da 157ª Zona Eleitoral de Adamantina, em desfavor do vereador que exerce o quinto mandato na Câmara Municipal, Hélio José do Santos, o Professor Hélio.

Em decisão unânime, os desembargadores do órgão rejeitaram o pedido de perda do cargo legislativo por, supostamente, ter cometido de infidelidade partidária, uma vez que em abril deste ano o titular do posto mudou de legenda durante o exercício do mandato – saindo do PL (Partido Liberal) e indo para o PP (Partido Progressistas). Iniciativa que, segundo o suplente – também filiado no PL –, caracterizaria a infração eleitoral e, por isso, decidiu buscar a autorização da Justiça Eleitoral para assumir a cadeira na Câmara de Adamantina.

Quando apresentou sua defesa, Hélio garantiu que todo o processo de desfiliação teve a anuência do Diretório Estadual do PL, além de ser conduzido conforme as orientações da própria Justiça Eleitoral e com total transparência. “Além de contar com autorização do partido, busquei orientações junto ao Cartório da 157ª Zona Eleitoral de Adamantina para orientar todo o processo. E ainda, encaminhei toda a documentação à Justiça Eleitoral e à Câmara Municipal”.

A legalidade do processo foi reconhecida e confirmada pelo TREE/SP, que arquivou a denúncia. Assim, Hélio permanece como titular do cargo de vereador até o final do mandato 2021/2024.

 

 

 

Cidades

Centro Universitário de Adamantina: Compromisso com a Excelência no Ensino e Investimento Contínuo na Saúde

Published

on

O Centro Universitário de Adamantina reafirma seu compromisso com a excelência no ensino e a formação de profissionais qualificados, destacando-se como uma instituição que investe constantemente em infraestrutura e recursos para oferecer o melhor aos seus alunos e à comunidade.

No início deste mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou a continuidade dos internatos em São Carlos, conforme acórdão liberado nos autos do Processo 2069679-19.2024.8.26.0000, reforçando a parceria e o investimento contínuo na Santa Casa de Adamantina. Essa decisão é um reconhecimento da qualidade dos programas de ensino e da seriedade com que o Centro Universitário de Adamantina trata a formação de seus alunos.

Compromisso com a Qualidade de Ensino

Em dezembro do ano passado, uma decisão em primeira instância do Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, nos autos do Processo 1002842-28.2016.8.26.0081, proibiu o Centro Universitário de Adamantina de renovar o termo de colaboração firmado com a Santa Casa de São Carlos para o internato do curso de medicina. No entanto, a instituição sempre esteve comprometida com a qualidade do ensino e a formação de seus alunos, mantendo altos padrões acadêmicos e administrativos.

Desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a instituição tem cumprido rigorosamente com todas as exigências, demonstrando seu compromisso em investir na Santa Casa de Adamantina. Até o momento, parte do internato têm sido realizada em São Carlos devido à certificação do hospital como “hospital-escola”, qualificado para oferecer essa etapa prática essencial para a formação médica dos estudantes.

Investimentos na Santa Casa de Adamantina

O Centro Universitário de Adamantina tem investido significativamente na Santa Casa de Adamantina, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. Esses investimentos são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços de saúde e o atendimento à população, além de preparar a estrutura do hospital para, eventualmente, poder sediar o internato.

Segundo o reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, desde 2018, já foram investidos mais de R$ 30 milhões na Santa Casa. Esses investimentos incluem a UTI, reforma do pronto-socorro e pediatria, adequação elétrica, construção do espaço para ressonância magnética, centro de ensino e melhorias no centro cirúrgico.

“Esses investimentos são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços de saúde e o atendimento à população, além de preparar a estrutura do hospital para, futuramente, poder sediar o internato,” destacou o reitor.

Internato em São Carlos: Garantia de Excelência

A Santa Casa de São Carlos é a única entidade conveniada com o Centro Universitário de Adamantina. Ela oferece serviço hospitalar de alta complexidade, certificada como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionando formação médica de qualidade. A continuidade do internato em São Carlos é essencial para garantir a excelência na formação dos alunos de medicina, mantendo a qualidade e a sustentabilidade do curso, confirmadas com a renovação do reconhecimento do curso de medicina por 5 (cinco) anos pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Dedicação da Reitoria e Equipe Acadêmica

A reitoria do Centro Universitário de Adamantina, com toda a equipe acadêmica, está focada em proporcionar um ambiente educacional que priorize a qualidade, a ética e a responsabilidade social. A formação de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde e o bem-estar da sociedade é uma prioridade, refletida em todas as ações e investimentos realizados pela instituição.

            “A parceria entre a FAI e a Santa Casa de Adamantina[1]  se encontra em uma fase produtiva com vistas ao internato local e ao credenciamento como Hospital-Ensino, e há um engajamento de esforços entre os compromissários para que o internato seja desenvolvido integralmente em Adamantina. Qual a vantagem para a instituição de ensino em oferecer aos seus alunos um internato a 400 km de distância, quando lhe seria muito mais atrativo e lucrativo oferecer os internatos, todos eles, na mesma localidade em que sediada a universidade. Entretanto, a FAI nunca deixou ou deixará de investir na Santa Casa de Adamantina, mas o Hospital local ainda não tem condições de atender integralmente o internato do curso de medicina por razões que não são da responsabilidade da Instituição de Ensino, como: comprometimento do espaço físico, número de leitos, volume assistencial e complexidade dos serviços. Por isso, o TJSP reconheceu que as outras partes do TAC devem compor o polo passivo do processo”, destacou o reitor.

O Centro Universitário de Adamantina segue firme em seu propósito de ser um polo de referência em educação superior, investindo constantemente para oferecer o melhor em infraestrutura e ensino. A qualidade e o comprometimento com os alunos e a comunidade são pilares que sustentam a reputação e a trajetória de sucesso do Centro Universitário de Adamantina.

 

Continue lendo

Cidades

Adamantinense Zil Silva é campeã mundial de fisiculturismo

Published

on

Agora ela é campeã do mundo! A adamantinense Zil Silva conquistou dois títulos no Campeonato Mundial WFF de Fisiculturismo AM/PRO, realizado em Curitiba/PR, entre os dias 7 e 9 de junho.

“Fiquei sem acreditar na primeira categoria, pois disputei com uma profissional. Estou muito feliz e realizada! É uma conquista que somente quem estava ao meu lado sabem, os momentos de fome, cansaço, dores… mas pegar o troféu de campeã não tem preço”, relatou ao Jornal Folha Regional.

A atleta competiu nas categorias Figure Master 40 anos e Figure Extreme. Em ambas saiu com o 1º lugar.

No ano passado Zil já havia ido até a cidade de Celaya, no México, representar o Brasil na disputa do Mr. Universe PRO/AM 2023. Desta vez foi no Brasil, onde mais de 20 países e 300 atletas estavam presentes.

“Foi um ano de preparação, troquei três vezes de treinador, o último Renan fez a virada em 21 dia. Nunca é fácil e com esta alteração no processo, dificultou um pouco mais”, contou ao FR.

Apesar do título mundial, a atleta já mira o foco: vai começar a se preparar para competir no evento Arnold Sports Festival 2025, o maior evento multiesportivo da América criado e organizado pelo ator Arnold Schwarzenegger.

 

 

 

Continue lendo

Cidades

Pré-candidatos a prefeito apontam quais principais desafios terão em 2025

Published

on

Este é o último aniversário da Cidade Joia (75 anos) antes das Eleições Municipais 2024, que definirão o futuro gestor do município a partir de 2025. Assim, o Jornal Fo-lha Regional perguntou aos quatro pré-candidatos a prefeito: Quais os principais desafios/carências acredita que terá em 2025 caso seja eleito? Veja as respostas, por ordem de devolução das mesmas.

 

Jorge Almeida, do Progressistas – A falta de oportunidade para empresas já existentes no município expandirem sua produção e gerarem mais empregos, assim como atrair novas empresas, por isso é preciso criar um Distrito Industrial/Comercial amplo que estimule a instalação de negócios e gere trabalho à nossa população, trazendo qualidade de vida e desenvolvimento econômico; Qualificar a mão de obra com cursos técnicos municipais que capacitem os trabalhadores, em especial os jovens que precisam ter trabalho para não deixarem a nossa cidade; E a concentração de secretarias e servidores públicos em um mesmo espaço, o que melhora a gestão dos recursos, possibilita a valorização do funcionalismo e traz condições de investimentos em áreas como Saúde, Educação e Habitação (casas populares), por exemplo.

Alcio Ikeda Jr, do Republicanos – Na Saúde, é preciso melhorar o funcionamento e o atendimento, especialmente na oferta de serviços essenciais, para isso, temos como pilares a humanização, a integração e a regionalização, garantir que as unidades estejam bem equipadas e com equipes capacitadas e valorizadas para atender a população; No Desenvolvimento Econômico, precisamos criar um plano estratégico de longo prazo, somado a uma planejada atualização do Plano Diretor, tendo como foco a geração de empregos, a qualificação da mão de obra e a atração de novos investimentos, com a criação de um novo distrito industrial; Na Infraestrutura, nos pontos de alagamentos, o primeiro passo é elaborar um Plano de Macrodrenagem, diagnosticando a situação real e indicando as ações de curto, médio e longo prazo para a solução ou redução desses problemas.

 

José Carlos Tiveron, do Novo – Para solucionar carências na Saúde é necessário pla-nejar as ações e, de imediato, otimizar a estrutura já existente,  com atenção no aten-dimento básico, acompanhamento e prevenção, depois, investir, através de um projeto muito bem elaborado, para a melhoria no atendimento público; Para maior Mobilidade Urbana é importante ‘destravar’ a cidade, que cresceu sem planejamento, viabilizar ligações importantes entre os bairros, com o objetivo facilitar o tempo de deslocamento dos munícipes, bem como investir em infraestrutura nas estradas rurais; Para a Geração de Emprego e Renda a proposta é buscar programas de incentivo em parceria com a União, Estado e Iniciativa Privada, além de atrair indústrias/empresas, comércio, através de incentivos que viabilizem o  interesse em se instalar no nosso município.

 

Daniel Robles, do Partido Social Democrático – Projetos alavancados pela atual Administração deixam um legado de oportunidades e crescimento, mas, também, trazem desafios para promover o crescimento organizado e sustentável, que envolve desde a expansão urbana municipal, observando fatores como macrodrenagem e serviços bá-sicos, e, ainda, o fomento da economia com a oferta de espaços e infraestrutura para instalação de novas empresas e ampliação das existentes aliada a criação do centro de inovação tecnológica em parceria com instituições de ensino, para a geração de oportunidades aos jovens e empreendedores. Em paralelo, temos que efetivar Adamantina como polo regional de Saúde, agregar valor à produção agrícola familiar e promover o turismo local.

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas

error: O conteúdo está protegido !!