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SP libera obras da Etec e Fatec em Marília e entrega 249 veículos na região

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O Governador Rodrigo Garcia liberou nesta segunda-feira (11), em Marília, a construção da futura sede da Etec e da Fatec em Marília e entregou 223 veículos e maquinários do Nova Frota SP Não Para e 26 viaturas para reforçar o policiamento na região.

Além disso, ele também destinou R$ 183,8 milhões para obras de infraestrutura urbana, construção do Fórum, hospital, escolas estaduais e creches, além de intervenções viárias e convênios com municípios turísticos. O Governador inaugurou ainda o Poupatempo de Palmital e anunciou investimentos para habitação e segurança hídrica.

“Realizo o Governo na Área, transferindo o gabinete do Governador e também de toda equipe de trabalho dos secretários e secretárias para que possamos dialogar com a sociedade civil, com as autoridades da região, ouvir a nossa comunidade e também prestar contas daquilo que o Governo vem realizando”, disse Rodrigo. As ações foram anunciadas durante o encontro Governo na Área, que reúne autoridades do Governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais para ampliar ações integradas entre as entidades governamentais.

A previsão é de que o Estado invista R$ 30 milhões no campus que vai abrigar as unidades da Etec e da Fatec. Em um terreno de mais de 7 mil metros quadrados, o projeto prevê a construção de edifício administrativo e pedagógico, bloco de convivência com auditório, quadra poliesportiva, cozinha e refeitório, estacionamento, entre outros.

O Governador entregou 223 veículos e maquinários do Nova Frota SP Não Para e autorizou a formalização de 91 convênios com 45 prefeituras da região. O investimento será de R$ 46,7 milhões em infraestrutura urbana e mais de R$ 78 milhões nos equipamentos. Ele também destinou R$ 10,2 milhões para celebração de convênios com nove municípios, dentre eles estâncias turísticas e de interesse turístico.

O Estado também disponibilizou 26 novas viaturas para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo na região de Marília. Para aquisição dos novos veículos, modelo GM Spin 1.8, foram investidos R$ 2,8 milhões, beneficiando os municípios de Marília, Álvaro de Carvalho, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Tupã.

Para obras de segurança viária, o Governo de São Paulo vai destinar R$ 23,6 milhões para intervenções viárias na região de Marília por meio do Programa Respeito à Vida. As obras serão executadas em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Na plataforma digital do Respeito à Vida, as cidades escolherão as intervenções que foram desenhadas para melhorar a segurança viária.

O Poupatempo de Palmital terá capacidade para realizar até 130 atendimentos por dia, beneficiando mais de 22 mil habitantes. Com investimento estimado em R$ 130 mil pelo governo paulista, a unidade começa a atender, mediante agendamento prévio pelos canais digitais do programa, no dia 13 de abril, na Avenida Reginalda Leão, 290. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Durante a agenda, o Governador também autorizou a construção do novo Fórum de Ipaussu. Os investimentos somam R$ 9,8 milhões e as obras devem ser entregues após 18 meses do início do serviço. O prédio será construído em terreno de 10 mil m², localizado no Jardim dos Brilhantes, e doado pela Prefeitura. A Comarca de Ipaussu abrange, ainda, o município de Bernardino de Campos.

Educação

No evento, Rodrigo anunciou R$ 27,5 milhões para construção de duas escolas estaduais e duas creches na região de Marília. As obras serão construídas com recursos financeiros do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). A escola estadual de Chavantes terá 12 salas de aula e atenderá 420 estudantes, com investimento de R$ 10,3 milhões. Em Ourinhos, a unidade contará com 10 salas e capacidade de 350 alunos. O investimento é de R$ 10,5 milhões. As duas creches terão capacidade para atender 150 crianças cada, sendo que em Parapuã serão investidos pelo estado R$ 3,1 milhões e em Tupã R$ 3,4 milhões.

Infraestrutura

Rodrigo inaugurou a reconstrução de uma ponte sobre o Rio do Peixe, localizada na estrada MAR-314, no Distrito de Amadeu Amaral, em Marília. A obra, realizada após desgastes provocados por chuvas, recebeu investimento total de R$ 858 mil, sendo R$ 658 mil por parte do Estado e R$ 200 mil pelo município. O Governador entregou ainda a reconstrução de travessia sobre o córrego do Lajeado, localizado na estrada MRC-256, em Maracaí, após forte tempestade que atingiu o município em janeiro de 2021. O Estado investiu R$ 221 mil e a prefeitura, R$ 11 mil, totalizando R$ 232 mil.

O Governador autorizou a construção de 430 novas moradias em Garça, Marília e Santa Cruz do Rio Pardo e entregou 45 títulos de propriedade para famílias da região. Também foram assinadas ordens de serviço, que somam R$ 494 mil, para regularização fundiária de nove núcleos habitacionais em seis municípios.

Rodrigo liberou ainda a perfuração de treze poços tubulares profundos na região de Marília. O conjunto faz parte do programa “Água é Vida”, que tem o objetivo de reforçar a segurança hídrica no estado. A perfuração dos poços será realizada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica e terão início em maio. Já no município de Echaporã, a Sabesp anunciou a perfuração de um poço de 350 metros de profundidade para aumentar a capacidade de produção de água local, dando mais segurança hídrica à população.

Também foi anunciada a intervenção em 31,2 quilômetros de cursos d’água nos municípios de Marília (Manancial Cascata), Garça (córrego do Barbeiro), Ipaussu (córrego São Luiz), Salto Grande (ribeirão Azul) e Tarumã (córrego Tarumã).

Foi inaugurada a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto e Estação Elevatória de Esgoto de Bastos, obra que atende ao crescimento do município e contribui para a melhoria das condições de vida da população e para a preservação do meio ambiente. O investimento foi de R$ 4,6 milhões.

Rodrigo também autorizou convênios entre o Estado e municípios para repasse de R$ 9 milhões em novos equipamentos de acessibilidade nas áreas de esporte, lazer, educação e transporte. Entre os equipamentos autorizados estão cadeiras anfíbias, cadeiras de trilha adaptada, academias e parquinhos adaptados, vans adaptadas e kits de acessibilidade para alunos com deficiência visual, além de 3.880 kits de ensino de LIBRAS para 194 escolas da região.

Novo Hospital da Mulher e da Criança

O Governador liberou ainda a licitação para a contratação das obras do novo Hospital da Mulher e da Criança do Hospital das Clínicas de Marília será publicada em até 10 dias. O Governo de SP irá repassar R$ 66 milhões para o novo espaço que possibilitará um aumento da assistência dos pacientes na região com 100 novos leitos. A obra terá duração de 24 meses a partir da assinatura do contrato e o novo espaço ampliará a oferta em cirurgia clínica, ginecologia, obstetrícia, além de novos leitos de UTI neonatal, infantil e adulto.

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ARTIGO: Santa Casa, FAl e Poder Judiciário

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Por: Nivaldo Londrina Martins do Nascimento (Mtb 35.079/SP.)

No dia 9 de setembro de 2003, publiquei, no jornal Diário do Oeste, o texto Um pouco da história da Santa Casa, onde contava a história da entidade, da sua idealização à intervenção municipal ocorrida no início daquele mês. Recordemos alguns trechos do antigo escrito. A Santa Casa foi fundada no dia 1 outubro de 1952 por um grupo de pessoas preocupadas com a saúde da população. Em 1953, esse grupo enviou à Câmara Municipal, por intermédio do vereador Antônio Andrade, proposta de criar um imposto de Cr$ 2,00 por pé de café, para começar a obra. A justificativa para o imposto era o fato da população rural ser o dobro da urbana.

Os cafeicultores não concordaram com a proposta, e o mesmo vereador apresentou um projeto de lei criando um adicional de 10% sobre os impostos municipais, cuja arrecadação seria transferida para a Santa Casa. Consultados, os adamantinenses aprovaram o novo tributo, e assim nasceu a Lei Municipal 238/53. Em outubro de 1957, o prédio foi concluído e o Governo do Estado enviou os equipamentos para a Santa Casa funcionar. Faltava contratar o pessoal administrativo. Depois de muita insistência da Irmandade da Santa Casa (formada pelos seus idealizadores), o Bispo da Diocese de Marilia, Dom Hugo Bressane de Araújo, designou uma equipe de freiras da Ordem das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus para administrar a casa de saúde.

Em 7 de dezembro de 1957, finalmente aconteceu a inauguração da Santa Casa, com as irmãs missionarias assumindo a administração da entidade. Todas tinham curso superior nas áreas que atuariam e nada receberiam por seus serviços. Havia ainda um compromisso assumido pela Irmandade em 1953 que impedia o nepotismo e a politicagem na Santa Casa. O adicional de 10%, destinado à construção do prédio, pela Lei Municipal 210/61, passaria a ser permanente. Convênios com os governos estadual e federal, e muito controle e austeridade complementavam o orçamento. O banco de sangue dava lucro. O raio x também. O paciente que tinha condições de pagar pagava, quem não tinha não pagava, e o tratamento era igual para todos.

Tudo era feito em parceria entre as freiras e a irmandade, sob a supervisão do diretor clínico e do provedor. Mas, como nada é perfeito neste mundo, de vez em quando surgiam pequenas crises. Certa feita, algumas “pessoas” que queriam tirar proveito do empreendimento fizeram um grande movimento para desestabilizar um ex-provedor, chegando a ameaçá-lo de morte. Por sorte, essa tentativa de boicote foi superada sem maiores infortúnios e a Santa Casa seguiu o rumo traçado pelos valorosos pioneiros até 22 de outubro de 1988, quando o contrato com a Ordem das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus foi rompido.

Com o fim do contrato, o compromisso assumido pela irmandade da Santa Casa em 1953 deixou de ser cumprido. O nepotismo e a politicagem começaram a fazer história. E, ao que parece, o resultado disso foi o início da decadência que culminou na intervenção feita em 5 de setembro de 2003. Aqui encerro a narrativa extraída do texto Um pouco da história da Santa Casa. Entretanto, do longínquo ano de 2003 aos dias atuais, muita água passou debaixo da ponte. Vejamos.

Com o decorrer do tempo, as dificuldades na Santa Casa só aumentariam. Ocorreriam outras intervenções do poder público municipal e seriam realizadas algumas campanhas filantrópicas para evitar que a instituição fosse fechada. Para piorar, em 2011, por ser inconstitucional (como este humilde articulista já havia afirmado no texto Praças, Santa Casa e cinema, também publicado em 2003), foi revogada a Lei Municipal 210/61 que garantia a destinação do adicional de 10% dos impostos municipais à casa de saúde. Felizmente, novos personagens se tornariam protagonistas na luta contra o fechamento da Santa Casa e por uma saúde pública de qualidade em Adamantina.

Em janeiro de 2018, após grande esforço de autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público locais, a Santa Casa passou a ser administrada pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A gestão dos freis franciscanos melhorou/humanizou o atendimento à população e isso fez com que em janeiro de 2022 a Santa Casa fosse incorporada definitivamente à Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Com a incorporação, a entidade passou a ser denominada Santa Casa de Misericórdia de Adamantina na Providência de Deus.

Sempre lembrando que em 2015, enquanto a Santa Casa passava por uma das suas maiores crises financeiras, a FAl conquistava o curso de medicina. Isso gerou a expectativa de que em quatros anos a saúde pública mudaria da água para o vinho em Adamantina. Afinal de contas, o Internato Médico, obrigatório no curso de medicina, seria iniciado em janeiro de 2020 e iria ser um divisor de águas na saúde pública na cidade. No entanto, o internato foi para Araçatuba. Em seguida, para São Carlos.

No final de 2023, o Poder Judiciário, em Adamantina, julgou procedente Ação Civil Pública, proposta pelo MPSP, e proibiu a renovação do Termo de Colaboração para Internato Médico, assinado entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e a FAI. A instituição recorreu da decisão e o caso tramita na justiça. Vale dizer que a FAl é uma autarquia municipal, criada em 1968, cuja mantenedora é a prefeitura de Adamantina. Traduzindo. Se um dia algo der errado com a instituição, o dinheiro para arcar com o prejuízo sairá dos cofres municipais, ou seja, do bolso dos adamantinenses.

Para encerrar, gostaria de fazer algumas perguntas à população da Cidade Joia. A Santa Casa e as unidades de saúde do município, mesmo com os grandes investimentos em infraestrutura dos últimos anos, não estão prontas para receber o Internato Médico? É justo a autarquia de uma cidade (que nasceu graças aos impostos pagos pelo povo desta cidade), investir na saúde da população de outra cidade? Por que o silêncio da mídia e dos pré-candidatos ao cargo de prefeito em torno de assunto tão importante? Existe alguma pressão corporativa impedindo que a discussão avance na sociedade adamantinense?

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Ônibus que transportava trabalhadores rurais tomba em Paranapanema

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Um ônibus que transportava trabalhadores rurais tombou na Estrada Rio Boi Branco do distrito Campos de Holambra, em Paranapanema (SP), na madrugada desta terça-feira (14).

Conforme uma das passageiras do ônibus, algumas pessoas foram socorridas e levadas até a UBS mais próxima pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras foram levadas por motoristas que passavam pelo local e viram o veículo tombado.

De acordo com os Bombeiros, uma equipe chegou a ser acionada, mas a solicitação foi cancelada após o Samu adiantar o resgate.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) também informou que o acidente aconteceu pois o motorista perdeu o controle da direção enquanto dirigia pela pista molhada. O ônibus transportava 42 passageiros, dos quais 14 se feriram.

Segundo os responsáveis pela UBS Onofre Leme de Almeida, ao menos 12 pessoas foram atendidas com ferimentos leves e outras duas precisaram ser transferidas devido a gravidade dos ferimentos para realizarem raio X.

O caso foi registrado como lesão corporal pela Delegacia de Paranapanema.

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Jovem morre em batida na estrada que liga Dumont a Ribeirão Preto

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Um jovem de 24 anos morreu em um acidente na tarde desta quarta-feira (15) na Rodovia Mário Donegá, entre Dumont (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista do carro seguia no sentido Ribeirão-Dumont, quando teria invadido a pista contrária e batido de frente com o caminhão.

Com o impacto, o motorista foi projetado para fora do carro. De acordo com a polícia, a hipótese é que ele não usava o cinto de segurança no momento da batida. O caminhão só parou ao bater na defensa metálica.

O trecho é de pista simples e, de acordo com a polícia rodoviária, não é permitido ultrapassagem no local.

A perícia deve apontar as causas do acidente.

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